3 de dez. de 2023

A ARTE DO TAICO no programa Tocando de Primeira 1.502 na Rádio Colmeia FM

 



A arte do Taiko da cultura japonesa foi destaque  no sábado, 2, no primeiro tempo do programa Tocando de Primeira na Rádio Colmeia FM apresentado pelo jornalista Ilivaldo Duarte. O professor  Ricardo Ferreira, carioca que está radicado há alguns anos em Campo Mourão esteve no programa  acompanhado de   Raquel Sumie Euchima  e Laís Kodama, integrantes do grupo Komio, mantido pela Sonibram, que é o grupo da Sociedade Nipobrasileira Mourãoense. 

No Tocando de  Primeira 1.502 eles contaram um pouco da história e da motivação em fazer parte e propagar esta arte japonesa que vem ganhando projeção nos últimos anos na cidade. Tanto que recentemente o grupo Komio participou no Majestoso Belin Carolo em Campo Mourão da abertura da fase final dos Jogos Abertos do Paraná e do espetáculo Natal de Luzes da Coamo diante de público de seis mil pessoas.

O professor Ricardo Ferreira é um historiador e apreciador de vários ritmos musicais e como carioca que é, principalmente do samba. Na cidade ele comanda os ensaios e apresentações do taicô, que significa “tambor” é representado por tocadores de tambores com vários instrumentos de percussão. “É uma alegria muito grande ver a dedicação e a vontade do grupo em aprender, como a da Laís que com 10 anos está indo muito bem e até ensinando e incentivando sua mãe a participar da prática desta arte.”

Os interessados em aprender ou participar do grupo podem entrar em contato com os integrantes da Sonibram para receberem mais informações ou com o professor Ricardo Ferreira 988153523.

“Foi um sábado diferente no rádio brasileiro e nunca em 1.502 sábados havia falado sobre este tema e entrevistado participantes desta arte japonesa. E ver a pequena Laís tocando um tambor e com alegria e entusiasmo foi um momento muito bacana na história de diversidade cultural que o Tocando de Primeira vem apresentando nesses mais de 30 anos aos sábados pelas ondas da Rádio Colmeia”, diz o jornalista Ilivaldo Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário