Jornalismo com informação e credibilidade. Valorizando nossa gente e nossa terra.
31 de out. de 2021
GRUPO MINUANO na Escada da Fama
A imagem acima foi de uma apresentação do grupo Minuano há sete anos no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia, com apresentação de Ilivaldo Duarte. Além de contar história, os membros da época do grupo também cantaram muito sucessos e ao final estiveram na Escada da Fama, no edifício Antares, para perpetuar sua história.
CAMPEÃO da Copa União de futebol suíço
Acabou ontem a 7a Copa União de futebol suíço em Campo Mourão. O time da ABL Sementes sagrou-se campeão ao vencer a partida decisiva, mesmo com tempo de chuva. A competição foi reiniciada recentemente, haja vista que foi paralisada vários meses em função da pandemia.
30 de out. de 2021
CRAQUES DO FUTSAl no Tocando de Primeira 1.411
FUTSAL +40 no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM
NOVA DERROTA elimina Campo Mourão das quartas da Liga Nacional de Futsal
HISTÓRIA: SÃO LUCAS, de Paranavaí: campeão paranaense de futsal na categoria Mamadeira, em 1990
NO PARANAENSE das Estrelas, Campo Mourão estreia com vitória no Lar Paraná
É HOJE! Em busca da classificação, Campo Mourão tem que ganhar no tempo normal do Erechim
Precisando vencer no tempo normal para buscar a classificação na prorrogação, o Campo Mourão Futsal joga na manhã deste sábado, 30, contra o Atlântico de Erechim, pela Liga Nacional de Futsal.
29 de out. de 2021
CAMPO MOURÃO x Londrina, hoje, na estreia do Paranaense das Estrelas + 40 do futsal
Campo Mourão x Londrina, hoje às 19h30, no ginásio Valternei de Oliveira, no Lar Paraná, vai abrir o Campeonato Paranaense das Estrelas + 40 do futsal. Após a estreia, às 21 horas entram na quadra craques de Cascavel e Paranavaí.
DOSE DUPLA: show da Grande Classe no Teatro Municipal e belas imagens
28 de out. de 2021
NO DIA DO FLAMENGUISTA quem comemora é o atleticano
27 de out. de 2021
OS JOGOS de volta das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal
É SEXTA o Paranaense das Estrelas + 40 de Futsal em Campo Mourão
DIA NACIONAL do livro, por Gilmar Cardoso
“É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros.” - (Bill Gates)
No dia 29 de outubro de 1810 foi fundada a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com o acervo bibliográfico doado pela família real portuguesa e reforça a importância dos livros e das bibliotecas no acesso à informação.
O poeta abolicionista Castro Alves (1847-1871), patrono da cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Letras, imortalizou na obra literária Espumas Flutuantes, de 1870, que é bendito o que semeia livros à mão cheia e manda o povo pensar. Por sua vez, Monteiro Lobato (1882-1948) um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina, legou-nos a lição de que um país se faz com homens e livros. Enquanto o poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mário Quintana (1906-1994) descreve que os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem, porque o livro traz a vantagem de a gente estar só e ao mesmo tempo acompanhado.
No Brasil existem cerca de 100 milhões de leitores, que compõe 52% da população. Gratificante acompanhar que um levantamento atualizado aponta alta de 46,5% na venda de livros em 2021, com dados levantados pela pesquisa oficial Retratos da Leitura no Brasil. Os números apontam que as vendas de livros cresceram no primeiro semestre em relação ao mesmo período ao ano anterior. Entre crianças de 5 a 10 anos, a proporção de leitores subiu de 67% para 71%, de 2015 a 2019. Além disso, o gráfico aponta que essa faixa etária prefere os livros físicos aos digitais. Ainda assim, houve alta nas vendas de e-books e áudio-livros. O crescimento no setor em 2020 foi de 43% em meio à pandemia de Covid-19. Esses dados são importantes para conhecermos indicadores e hábitos de leitura dos brasileiros, além de orientar políticas e promover quem investe na leitura como instrumento de transformação social.
Temos informações que dão conta de que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e 2,5 inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como sendo o mais marcante.
A primeira obra literária produzida no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Thomás Antônio Gonzaga, em 1808. A obra já havia sido publicada em Portugal e pode ser impressa com a fundação da Imprensa Régia, a primeira editora do Brasil, sob comando e mediante autorização de D. João VI. A decisão sobre quais livros seriam publicados era toda dele.
Até então, os livros que eram vendidos por aqui eram produzidos principalmente na Europa. Apenas em 1821 a censura prévia deixa de existir e foi decretado o fim do monopólio da coroa sobre as publicações.
É notório que a Internet e as redes sociais são razões para a queda de percentual de novos leitores, sobretudo (pasmem) dentre as camadas mais ricas e com ensino superior. É certo que um dos fatores que mais influencia o hábito da leitura é o incentivo de outras pessoas, em especial, os da convivência diária e os professores, que atuam como mediadores e influenciadores.
Em 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data remonta à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Neste dia, em 1810, foi trazido para o Brasil um enorme acervo da Real Biblioteca Portuguesa, que deu origem à instituição. Atualmente, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é a maior da América Latina, segundo a Unesco e está também entre as dez maiores do mundo.
Segundo Platão, um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga, nascido em Atenas, no ano de 428 a.C. e falecido em 348 a.C., discípulos de Sócrates e o primeiro teórico idealista, que escreveu sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, dentre outros; os livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo. Daí a visão do poeta, escritor e crítico argentino Jorge Luís Borges (1899-1986), considerado uma das maiores expressões literárias de seu país, que sempre imaginou que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
Concluo recordando que os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas; os livros só mudam as pessoas. Viva o Dia Nacional do Livro.
GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, membro do Centro de Letras do Paraná e fundador da Cadeira nº 01 da Academia Mourãoense de Letras.
26 de out. de 2021
É SEXTA! Paranaense de Estrelas de futsal em Campo Mourão
23 de out. de 2021
GOLEADA NA LNF: Campo Mourão perde em Erechim por 4 a 1
Acabou. Após sair na frente com Caio Júnior, Campo Mourão não fez bom segundo tempo e foi goleado por 4 a 1, pelo Atlântico, em Erechim, no jogo de ida das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal.
COMEÇA AMANHÃ Novena com Santa Missa pelas almas no Cemitério São Judas Tadeu em Campo Mourão
Tradição dentro da Igreja Católica, começa neste domingo, 24, e irá até dia 1 de novembro, sempre às 19 horas, novena com Santa Missa pelas almas, no Cemitério São Judas Tadeu em Campo Mourão.
PILOTOS mourãoenses disputam Copa Noroeste de kart amanhã em Paranavaí
Neste domingo, vários pilotos mourãoenses disputarão a Copa Noroeste no Kartódromo de Paranavaí.
De acordo com a Akartcam - Associação dos Amigos do Kart de Campo Mourão, os pilotos sairão do kartódromo Horácio Amaral rumo a Paranavaí, onde disputarão o título da etapa em diversas categorias.
Confirmados na disputa os pilotos Airton Soares, vencedor da Copa Integração na categoria F4 13/43, Adelan Soares, Raoni de Assis, Jardel Andrade e Alysson Hanel.
“É mais um desafio para os nossos pilotos mourãoenses. A pista de Paranavaí é mais travada que a nossa e deverá exigir bastante. É importante momento também de integração com pilotos de nossa região” disse o presidente da Akartcam, Raoni de Assis (foto).
22 de out. de 2021
É SÁBADO! Campo Mourão pega o Atlântico bem Erechim
Tubarão e Cascavel empataram por 3 a 3 , nesta sexta-feira, 22, no primeiro jogo do mata-mata das oitavas de final da Liga Nacional de Futsal.
Neste sábado, 23, serão mais três Jogos pela LNF, nos jogos de ida. As 11 horas jogam São José x Marechal Rondon, em São José dos Campos.
O segundo jogo do sábado será às 14 horas em Erechim, no Rio Grande do Sul, entre Atlântico e Campo Mourão,do preparador físico E às 17 horas, o clássico catarinense entre Blumenau e Joaçaba.
Para domingo, mais três Jogos. Às 11 horas, dois jogos: em Uberlândia, o Praia Grande recebe o Magnus, e em São Bernardo do Campo, jogam Santo André e Joinville. Às 13 horas, o Minas Tênis recebe o Claudio Barbosa.
Fechando os jogos de ida, na segunda, 25, o Corinthians recebe às 18 horas o Foz do Iguaçu.
NO RÁDIO: Kart e futebol, atrações no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM
TURMA "A" com formandos do curso de Direito na Faculdade Integrado de Campo Mourão
NOITE DE homenagens nos 20 anos do curso de Direito em Campo Mourão
21 de out. de 2021
20 de out. de 2021
CURSO DE DIREITO comemora 20 anos em Campo Mourão com a visão de diretores da Faculdade Integrado
A história do curso de Direito na Faculdade Integrado em Campo Mourão comemora 20 anos da sua instalação em 2001.
Os diretores visitaram instituições modelo para obter orientação e desenvolver o projeto do curso de Direito. Professora Conceição lembra que o empresário Ronauro Gouveia foi a Brasília falar com o Ministro da Educação, Paulo Renato, pois não era fácil conseguir o curso e era necessária a recomendação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local e foi uma batalha.