A história no mundo da literatura da mineira de Luz, Benedita Lima Cristófoli, aniversariante deste 27 de setembro, teve início quando sua primeira neta nasceu. Ela começou a escrever literatura infantil, mas neste período, escondia suas histórias, que só vieram a publico em 1992. Mas sua imersão no mundo das letras foi frutificando e gerou várias obras nesses anos todos. OBRA NOVA - A mais recente obra sempre é a mais relevante, marcante e significativa. Assim a noite de 13 de setembro entra para a vida e história da professora e escritora Benedita Lima Cristófoli, fundadora da cadeira 13 da Academia Mourãoense de Letras desde 23 de maio de 2003, com o romance "A trajetória de um sonho".
ESTÓRIA - Como apresentado no prefácio, a obra movimenta-se com ritmo envolvendo principalmente os círculos de atividades humanas sobre o campo, em fases de expectativas e inquietante transição, despertando a simpatia do leitor, que por ventura procede com a mesma semelhança. "A estória narra a vivência de uma comunidade de um vilarejo. Amarra-se em fatos, acentuando abordagem real, mas com envolvimento paralelo à ficção, numa mistura harmoniosa. Num sonho enigmático, o romance se movimenta num ritmo misturando os círculos da atividade humana e o campo, trazendo lampejos de realidade e ficção", relata com orgulho a mineira Benedita, da cidade de Luz, na região central na microrregião de Bom Despacho.
ENIGMAS - Comecei a ler a obra e confesso que consegui visualizar o que a autora, sempre amável e feliz, me disse há algumas semanas, repleta de felicidade e energia contagiante celebrando seus bem-vividos 85 anos com a graça de Deus. E é fácil como leitores nos identificarmos com a protagonista, os cenários e os personagens.
E como ela faz questão de dizer: "Trata-se de uma trajetória de um sonho cheio de enigmas e dúvidas. E nessa busca intensa por seu passado, a personagem acaba por encontrar a sua própria essência por meio de um sonho, de um vilarejo. E o passado pedindo para ser revelado."
E graças a sua avó por meio de breves diálogos foi possível colher e juntar as histórias como parecia em seus sonhos frequentes, e aguçando a curiosidade para ir atrás da origem dos seus antepassados, e para sua felicidade surpreendente, um sonho antigo apontou exatamente como havia imaginado.
RAÍZES - Foi em 1995 que voltei as minhas raízes, com a separação do seu casamento. E quatro anos depois pude realizar um grande sonho, que era concluir o ensino superior: me formei em Pedagogia na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). E não parei mais, fiz especialização em educação de Jovens e Adultos no projeto EJA, e tive a grande felicidade de ensinar a ler e a escrever a diversas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender quando eram jovens.
LIVROS - Seu primeiro livro de literatura infantil com o título "O desenho do céu". E outras obras foram o romance “O Mistério das Rosas Vermelhas” (1990); “O Reencontro” na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro e também no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, onde cursei o Magistério (1997).
MOTIVAÇÃO - "A Minha família é o que me motiva a viver todos os dias e a literatura é a minha grande paixão. Adoro viajar, conhecer lugares novos, comidas diferentes e novas culturas. Sempre procurei ser uma mãe dedicada, alfabetizei meus filhos e na base de muito amor, buscando torna-los pessoas de bem, comprometidos com a vida e com as pessoas a sua volta", resume a entusiasta, pessoa do bem com alto astral e carismática, a escritora e professora Benedita.
Fundadora da cadeira 13 da Academia Mourãoense de Letras desde 23 de maio de 2003, na posse com o escritor, professor e advogado Rubens Luiz Sartori.
Para conhecer um pouco da história de Benedita Cristófoli, acessea
https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2019/09/entrevista-de-domingo-benedita-lima.html