30 de set. de 2023

É Amanhã eleição para o Conselho Tutelar em Campo Mourão com 14 candidatos


 O Estado do Paraná tem 2.115 conselheiros integrando 425 Conselhos Tutelares com mandato de quatro anos.

O QUE É? O Conselho Tutelar é o órgão colegiado encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é remunerado pelo município e o tempo de mandato no cargo é de quatro anos.

CINCO VAGAS - Em Campo Mourão são 14 candidatos para cinco vagas. 

URNAS E LOCAIS -; A eleição será neste domingo das 8 às 17 horas e a votação será em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.

As urnas estarão no CMEI Santa Cruz, Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Escola Municipal Cidade Nova, Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira e Colégio Estadual Dom Bosco.

CANDIDATOS - Os candidatos já foram aprovados em prova escrita, que também faz parte do processo de escolha. Além disso, tiveram que comprovar escolaridade mínima de nível superior, residir em Campo Mourão no mínimo há dois anos, possuir Carteira Nacional de Habilitação e experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente.

NOME E NÚMERO:

.Gysele Rezende Santos - 77

.Jennyfer Francine lora Alves - 15

.Luciana Bathke Maximo Dos Santos - 55 

.Lucineia Kondagevski Tanques Fragoso Veras - 24

.Marisa Barbosa Palma - 50

.Mislaine Narciso De Souza - 23

 .Paloma Thais Aparecida Mendonça - 10

.Rafael Silvestrin Procópio - 22

.Reni Sminka - 51

.Ronise Cleia Galdino - 20

.Ruth Moysa Gimael - 33

.Solange Vieira Trinches - 12

.Valdirene Neves - 11

.Zilda Inglês Modena - 18

É HOJE o Tocando de Primeira 1.493


 O programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte deste sábado será o 1.493 e terá esporte, cultura e religiosidade nos dois tempos do programa que é um golaço no rádio brasileiro.

No segundo tempo a comunidade ucraniana estará representada pelos entrevistados Adilson Staniszewski e o padre Antônio Nazarko, da paróquia Santíssima Trindade. Na pauta, entre outros assuntos o almoço ucraniano deste domingo.

O esporte com uma avaliação dos primeiros meses da gestão Karla Tureck será tema no primeiro tempo. Presenças da secretária de Esportes Karla Tureck e do diretor de Eventos Welington Souza.

E durante o programa haverá sorteio no Dia da Bíblia de 15 bíblias para os ouvintes que enviarem mensagens no whatsapp da Rádio Colméia FM.

Tocando de primeira, só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho. Viva o rádio, viva o jornalismo, viva a comunicação.

É HOJE o sorteio das bíblias no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM


 

EVANGELHO DO DIA sábado, 30 de setembro 2023


 Evangelho- Lc 9,43b-45

Naquele tempo: Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 'Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.' Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!

É HOJE a Missa das Comunicações Sociais


 Os comunicadores que atuam dentro e fora da comunicação e marketing em Campo Mourão e região estão convidados para agradecer a Deus por seus dons e talentos hoje às 19 horas na missa em ação de graças pelas Comunicações Sociais.

A celebração que acontece pelo oitavo ano vai ser realizada na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Mourão, que fica na saída para Araruna. 

29 de set. de 2023

EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 29 de setembro 2023

Evangelho (Jo 1,47-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21)
 

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira?’ Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

28 de set. de 2023

DUAS GERAÇÕES da família Villa


Um grande momento no segundo tempo de sábado, 23, no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte foi entrevistar o filho Bruno ao vivo no estúdio e de surpresa por telefone o pai Sidemar Villa. Ambos são professores de Educação Física e apaixonados pelo esporte. 

O professor Sidemar, o pai, o conhecido "Professor Villa" formou-se educação física em 1973, mas começou na profissão em 1980 trabalhando no basquete quando chegou em Campo Mourão vindo de Marília,  vizinha da sua cidade natal Echaporã. Já seu filho Bruno é graduado desde 2003 n mesma profissão do pai.


 

EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 28 de setembro 2023

Evangelho (Lc 9,7-9)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo 14,6)
 

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

27 de set. de 2023

O APOIO ao desenvolvimento das modalidades e o Paraná Bom de Bola no futebol

O professor de Educação Física e diretor Técnico da Fundação Municipal de Esportes (Fecam), Bruno Villa , foi entrevistado sábado, 23,  no programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com Ilivaldo Duarte.

Entre os assuntos, Villa destacou o apoio ao desenvolvimento do trabalho de mais de 15 modalidades por meio dos projetos de lei municipal de esporte. "São mais de R$ 2 milhões liberados para a movimentação das diversas modalidades nas disputas de competições representando o Município de Campo Mourão", informa o diretor.

Em outubro Campo Mourão irá sediar de 4 a 8,  a competição Paraná Bom de Bola movimentando o futebol  nas categorias Sub-15 feminino, Sub-16 e 21, e +50 masculino reunindo dezenas de  cidades. "O Paraná Bom de Bola vai movimentar a economia da nossa cidade e ser uma atração para os esportistas durante a próxima semana.  A abertura será no Majestoso Belin Carolo com várias atrações e a comunidade está convidada para prestigiar", conclama o professor Bruno Villa.



 

REFORMAS e manutenções das praças esportivas são grandes desafios


 Uma das prioridades deste ano na área esportiva dentro do planejamento da Fundação Municipal de Esportes (Fecam) em Campo Mourão tem sido o trabalho de reformas e manutenção das praças esportivas em vários bairros. O diretor geral da Fecam, José Renato Arruda do Nascimento, esteve participando ao lado do diretor Técnico, Bruno Villa, do programa campeão Tocando de Primeira na Colmeia FM com o jornalista Ilivaldo Duarte.

"Estamos acompanhando as reformas na cancha de bocha  e no   ginásio Haroldo Gonçalves Neto, na Vila Urupês,  e para uso no Paraná Bom de Bola que Campo Mourão vai sediar agora em outubro reformas nos campos do Jardim Silvana, do Lar Paraná e no distrito de Piquirivai", explica Renato Arruda.

O diretor informa que o  ginásio de esportes Valternei de Oliveira no Lar Paraná irá ter uma revitalização completa para ser concluída até o ano que vem, estando no momento no processo de licitação.

Uma grande novidade é o projeto em transformar o Estádio dos Amadores, denominado José Carlos Galbier, em uma arena com arquibancada para cinco mil pessoas. "Atualmente estamos fazendo reformas nos vestiários e alambrados, mas trocaremos a grama e o estádio deverá estar pronto com campo de futebol e de treinamento até na metade do ano que vem. Será uma importante praça esportiva para o nosso futebol", prevê Renato Arruda.

Quanto ao estádio Roberto Brzezinski, o diretor da Fecam informa que haverá reformas dos vestiários, das cabines de imprensa e construção de arquibancada em substituição ao coreto, que marcou época em várias décadas nos diversos campeonatos e futebol profissional com times mourãoenses.




"A TRAJETÓRIA DE UM SONHO" é uma realização para Benedita Lima Cristófoli, da Academia Mourãoense de Letras

A história no mundo da literatura da mineira de Luz, Benedita Lima Cristófoli, aniversariante deste 27 de setembro, teve início quando sua primeira neta nasceu. Ela  começou a escrever literatura infantil, mas neste período, escondia suas histórias, que só vieram a publico em 1992. Mas sua imersão no mundo das letras foi frutificando e gerou várias obras nesses anos todos. 

OBRA NOVA - A mais recente obra sempre é a mais relevante, marcante e significativa. Assim a noite de 13 de setembro entra para a vida e história da professora e escritora Benedita Lima Cristófoli, fundadora da cadeira 13 da Academia Mourãoense de Letras desde 23 de maio de 2003, com o romance "A trajetória de um sonho".

ESTÓRIA - Como apresentado no prefácio, a obra movimenta-se com ritmo envolvendo principalmente os círculos de atividades humanas sobre o campo, em fases de expectativas e inquietante transição, despertando a simpatia do leitor, que por ventura procede com a mesma semelhança. "A estória narra a vivência de uma comunidade de um vilarejo. Amarra-se em fatos, acentuando abordagem real, mas com envolvimento paralelo à ficção, numa mistura harmoniosa. Num sonho enigmático, o romance se movimenta num ritmo misturando os círculos da atividade humana e o campo, trazendo lampejos de realidade e ficção", relata com orgulho a mineira Benedita, da cidade de Luz,  na região central na microrregião de Bom Despacho.

ENIGMAS - Comecei a ler a obra e confesso que consegui visualizar o que a autora, sempre amável e feliz, me disse há algumas semanas, repleta de felicidade  e energia contagiante celebrando seus bem-vividos 85 anos com a graça de Deus. E é fácil como leitores nos identificarmos com a protagonista, os cenários e os personagens.

E como ela faz questão de dizer: "Trata-se de uma trajetória de um sonho cheio de enigmas e dúvidas. E nessa busca intensa por seu passado, a personagem acaba por encontrar a sua própria essência por meio de um sonho, de um  vilarejo. E o passado pedindo para ser revelado."

E graças a sua avó por meio de breves diálogos foi possível colher e  juntar as histórias como parecia em seus sonhos frequentes, e aguçando a curiosidade para ir atrás da origem dos seus antepassados, e para sua felicidade surpreendente, um sonho antigo apontou exatamente como havia imaginado.

RAÍZES - Foi em 1995 que voltei as minhas raízes, com a separação do seu casamento. E quatro anos depois pude realizar um grande sonho, que era concluir o ensino superior: me formei em Pedagogia na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). E não parei mais, fiz especialização em educação de Jovens e Adultos no projeto EJA, e tive a grande felicidade de ensinar a ler e a escrever a diversas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender quando eram jovens. 


LIVROS - Seu primeiro livro de literatura infantil com o título "O desenho do céu".  E outras obras foram o romance “O Mistério das Rosas Vermelhas” (1990); “O Reencontro” na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro e também no Colégio Estadual Professor João de Oliveira Gomes, onde cursei o Magistério (1997).


MOTIVAÇÃO - "A Minha família é o que me motiva a viver todos os dias e a literatura é a minha grande paixão. Adoro viajar, conhecer lugares novos, comidas diferentes e novas culturas. Sempre procurei ser uma mãe dedicada, alfabetizei meus filhos e na base de muito amor, buscando torna-los pessoas de bem, comprometidos com a vida e com as pessoas a sua volta", resume a entusiasta, pessoa do bem com alto astral e carismática, a escritora e professora Benedita.
 
Fundadora da cadeira 13 da Academia Mourãoense de Letras desde 23 de maio de 2003, na posse com o escritor, professor e advogado Rubens Luiz Sartori. 

Para conhecer um pouco da história de Benedita Cristófoli, acessea
https://ilivaldoduarte.blogspot.com/2019/09/entrevista-de-domingo-benedita-lima.html

NÃO TENHA medo, por Cida Freitas


"Se passas pelo vale, não tenhas medo, olha para o horizonte e segue.

Se a tempestade abateu sobre ti, não tenhas medo, ela passará. 

Se a tristeza tomou conta de teu coração,  não tenhas medo, observa a flor que desponta, vê as cores, traze-as para dentro de ti...

Se o abandono destrói teus planos, teus sonhos, não tenhas medo; planeja novamente,  sonha outros sonhos...

Se o amor que querias não te corresponde,   não tenhas medo de amar de novo porque só é teu o que é para ser...

Se tua esperança parece morta, não tenhas medo, segue em frente e ela renascerá...

Se as mentiras do mundo te fazem infeliz,   busca a verdade na oração...

Não tenhas medo de lutar pelo que acreditas mesmo que a vitória demore , abre teu coração,  mergulha em tua alma e a traz para fora,  entrega- a a Deus sinceramente,  verdadeiramente...Todas as respostas estão Nele, Ele é o princípio e o fim, mas é também o meio...

Respira, entrega, confia, espera, não tenhas medo, a solução logo virá! "- Cida Freitas, cidadã honorária mourãoense, professora, escritora, empresária, fundadora da cadeira 8 da Academia Mourãoense de Letras.

EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 27 de setembro 2023

Evangelho (Lc 9,1-6)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando! (Mc 1,15)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

26 de set. de 2023

POSSE II: Professora e escritora Zilma Assad na cadeira 34 da Academia Mourãoense de Letras

 


A professora e escritora Zilma Assad tomou posse na noite de 13 de setembro, na cadeira 34 da Academia Mourãoense de Letras.  A cadeira 27 tem como patrono o sertanista , agrimensor e topógrafo Edmundoi Alberto Mercer e fundador o jornalista Milton Rozeira. 

"Foi  com imensa gratidão e humildade que assumi a cadeira 34 nesta prestigiada Academia de Letras, um privilégio que me enche de emoção. Quero relatar aqui a profunda
honra que sinto em ter sido acolhida por mentes tão brilhantes e corações tão apaixonados pela literatura."

Zilma lembrou no seu discurso de posse dos seus pais - Nicolau e Lúcia, que chegaram em Campo Mourão na década de 50 com o coração cheio de entusiasmo e esperança, e fizeram da pequena e próspera cidade seu lar. "Mãe, pai, eu estou aqui hoje honrando a linda história de vocês. Queridos irmãos, os que já partiram e os que ainda estão cumprindo sua jornada, sua caçulinha os tem aqui no peito. Também quero expressar meu profundo agradecimento ao meu marido e aos meus filhos."   

PENSAMENTO -De uma forma mais poética, segundo a acadêmica, "..... a literatura é um entrelaçar de letras, é o caminho da mente que se assemelha ao fluxo de um rio sereno. Assim como a água flui naturalmente, as palavras deslizam através das páginas, contando histórias que ecoam os sussurros do vento e desvendam os segredos das estrelas. A literatura é como o Tao, revelando a interconexão de todas as coisas, onde cada palavra é um portal para a compreensão profunda da existência. A literatura é meditação, é um koan, é uma jornada para a sabedoria e iluminação, onde as histórias se tornam lições para a alma e as palavras são sutras que desvendam os mistérios do universo, tornado a mente uma teia viva de ideias interligadas."

ACADÊMICA - Como membro da academia e com uma perspectiva sistêmica, Zilma aspira enriquecer a educação literária, a língua e a cultura, e estimular o interesse pela leitura de maneira a refletir uma compreensão mais profunda das interações complexas e interdependentes que moldam nossa sociedade.  "Espero que possamos inspirar uns aos outros a mergulhar nas profundezas do pensamento humano, explorando as fronteiras da compreensão e da imaginação, e assim levar nossos leitores a uma jornada de reflexão profunda e apreciação pela complexidade da vida."

POSSE I: Anderson da Rosa, o "Frater Goya", acadêmico da cadeira 27 na Academia Mourãoense de Letras

Na noite de 13 de setembro, tomou posse na cadeira 27 da
Academia Mourãoense de Letras, o escritor e técnico em multimeios didáticos  Anderson da Rosa, o conhecido “Frater Goya”.  A cadeira 27 tem como patronesse a professora Eroni Maciel Ribas, que começou a lecionar com 14 anos e foi a primeira diretora do departamento de Educação e Cultura, criado na gestão do prefeito Milton Luiz Pereira de 1963 a 1969; o fundador da cadeira foi o professor e gestor cultural Francisco Pinheiro.

ORIGEM - Frater Goya  nasceu em Criciúma (SC), criou-se em Curitiba, onde viveu até 2012, antes de vir para Campo Mourão na busca de mais qualidade de vida.  Ele lê, fala e escreve português, inglês, espanhol, mandarim (básico), hebraico (Bíblico), hieroglífico egípcio clássico (lê e escreve). É técnico em Multimeios Didáticos na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, montou e organizou mais de 5 mil títulos entre vídeos e aulas para o Colégio Estadual do Paraná entre 2006-2012. Atualmente trabalha no Núcleo Regional de Ensino de  Campo Mourão, e oferece aulas de Tai Chi Chuan gratuitas para a comunidade de Campo Mourão, e aulas voltadas para a espiritualidade, autoconhecimento, bem-estar e  desenvolvimento pessoal em todo território nacional e também fora dele, atendendo cursos em Portugal, Japão, Itália, Noruega, Canadá, França e Estados Unidos da América. É editor e articulista de vários sites. Outros Projetos Canal próprio no Youtube com www.youtube.com/frgoya . O canal contabiliza 37.806 visualizações no último ano Mais de 10,4 mil horas de tempo de exibição

OBRAS  - Frater Goya é  autor de oito livros ligados à Magia Hermética e à história antiga: · Pequena Gramática Hieroglífica do Egípcio Clássico (ainda inédito); Todos os livros abaixo se encontram publicados pelo Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/anderson-rosa-frater-goya · Tarot – O Templo Vivente, Volumes 1 e 2; · Enochiano – Magia Angelical; · Dicionário de Enochiano; · Visões na Bola de Cristal; · Iniciação à Astrologia; · Grimório Verum; E também possui um livro de poesias e crônicas publicado também pelo Clube de Autores: · Ecos de um Coração Murmurante.

 

SONHO - “... Nenhum ser humano é uma ilha, e portanto, estar aqui (nesta posse) é a obra de muitas mãos, não apenas as minhas. Quero que recebam meu carinho e meu eterno agradecimento por esse suporte. A todos vocês, peço que  seja inspirador para buscarem os seus sonhos. Se realizo hoje um sonho, é porque vocês sonham comigo e com isso me dão asas para voar. Que eu possa representá-los e trazê-los comigo nessa jornada.... Apesar de ser um sonho, sei que não é uma função apenas de alegrias, mas sim prenúncio de muito trabalho e muito esforço."


HÁBITO DE LER - "A literatura moldou minha vida e meu jeito de ver o Mundo. Fiz amigos neste e em outros mundos, e sempre que queria visitá-los bastava virar uma página para encontrá-los. Ler torna uma pessoa melhor e menos solitária. Ler ensina o ser humano a sonhar, nos faz imaginar coisas que não existem, nos leva a visitar lugares que nunca estivemos ou estaremos, neste ou em outros tempos."


BEM COMUM - "Minha maior aspiração é poder ajudar as pessoas a se desenvolverem, ajudar a terem maior qualidade de vida e a conhecerem mais sobre si mesmas. Quem conhece a si mesmo, conhece o mundo. Tenho já engatilhado um projeto chamado “livro vivo”, onde podemos realizar palestras, conversas e gravação de podcasts com pessoas cuja história pode ampliar os horizontes dos jovens, como por exemplo figuras populares da cidade, e também refugiados, que trazem consigo sua história, muitas marcadas por tragédias, e que aqui encontraram abrigo e acolhida."

Segundo Frater Goya, a cadeira 27 estava marcada para ele, por ter que não nasceu em Campo Mourão, mas escolheu a cidade como lar e foi bem recebido por aqueles que aqui nasceram.


SIGNIFICADO - Perguntei ao colega acadêmico porque o cognme "Frater Goya" e ele me respondeu: "Frater quer dizer ´irmão´ em latim. Similar ao utilizado pelos "Freis" Franciscanos. Frei vem da mesma raiz latina, assim como 'fraternidade' = irmandade. No feminino, seria Soror, de onde temos hoje o uso para Sororidade. De onde 'Sororidade Feminina' seria um pleonasmo vicioso, já que Sororidade já é o feminino de irmandade. Goya, vem da época de adolescente, quando um amigo começou a me chamar pelo estilo de poesia que eu escrevia como 'Joy' Anderson, sendo Joy="alegre" em inglês, de forma irônica, pois as poesias eram sobre as diversas dificuldades da adolescência. Como Joy soava estranho, coloquei o termo em esperanto, que seria Goja. Não melhorou muito, assim, lembrei que em hebraico, o 'J',  o 'I' e o 'Y', tem o mesmo valor fonético e virou 'Goya'. E desde a adolescência, os amigos me chamam de Goya. Então seria o Frei ou Irmão Goya."

"CAMPO MOURÃO, Cidade Natal" será em dezembro com diversos espetáculos e chegada do Papai Noel

 

Nesta terça-feira, 26/9) foi lançado no Paço Municipal 10 de Outubro o  projeto cultural “Campo Mourão – Cidade Natal/2023” previsto para ser realizado de 2 a 22 de dezembro.

O  projeto acontece desde 2017 promovendo o resgate e a valorização do espírito natalino e  projetando Campo Mourão em âmbito estadual. Em 2023  evento que tem  apoio da Lei de Incentivo à Cultura, sendo realização do Ministério da Cultura-Governo Federal/União e Reconstrução,  foi prestigiado por mais de 150 mil pessoas.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes das empresas patrocinadoras, dirigentes de entidades empresariais e lideranças da comunidade, profissionais da imprensa. Também compareceram representantes de vários órgãos públicos e instituições da sociedade que tradicionalmente contribuem. 


A diretora da Associação Sou Arte (ASA), Edilaine Maria de Castro apresentou o projeto “Campo Mourão – Cidade Natal/2023”, informando que mais vez incluiu a apresentação de espetáculo de teatro, circo e dança nas praças São José (centro), Alvorada (Lar Paraná) e do Japão (jardim Tropical), com a chegada do Papai Noel.  E confirmou o Cortejo Natalino pela avenida Irmãos Pereira, e a mostra cultural e carreata natalina pela cidade.  Com informações da Assessoria de Imprensa da Associação Sou Arte.


EVANGELHO DO DIA terça-feira, 26 de setembro 2023

Evangelho  (Lc 8,19-21)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

25 de set. de 2023

SÃO PAULO, campeão inédito da Copa do Brasil 2023


 

RÁDIO COLMEIA entrou no ar em agosto de 1958 em Campo Mourão


 Hoje é dia do rádio. Na imagem histórica os primeiros radialistas de Campo Mourão. A rádio Colmeia entrou no ar em caráter experimental na primeira semana de agosto de 1958 e a primeira voz ouvida foi a de Hainz Ravache, que falava desde a casa do transmissor e da antena, que era no antigo almoxarifado da prefeitura. 

Viva o rádio! Eu, você e o rádio!