19 de abr. de 2025

DIRIGENTE HENRIQUE BUSS agradece apoio de todos: "O nosso propósito é colocar o NAC na primeira divisão em 2026"


"Nós só temos que agradecer todo o apoio que estamos recebendo do Município e dos amigos empresários, torcedores, que conhecemos no ano passado e neste 2025, e temos muita confiança que será um projeto do NAC, duradouro. E eu, que já tive em vários campos e partes do mundo, também vivo uma ansiedade grande, para que hoje possamos ganhar os jogos e aumentar a motivação do grupo, da diretoria, da cidade e desta belíssima região Centro-Oeste do Paraná, para buscarmos o nosso objetivo, que é subir para a primeira divisão em 2026. Por isso, contamos com a torcida azulina forte e guerreira, e que se Deus quiser, irá aumentar muito em quantidade e participação a partir deste trabalho organizado, pensando e executado por muitas mãos em Campo Mourão.", prevê o presidente do NAC, Henrique Adriano Buss, que vive o seu melhor momento nestes primeiros anos como dirigente de futebol ao lado do empresário Aladim Pereira.

Henrique, que foi campeoníssimo como zagueiro por grandes clubes como Coritiba, Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Napoli da Itália, vestiu a camisa 18 da seleção brasileira tendo sido convocado várias vezes pelos técnicos Dunga,  Mano Menezes e Felipão. Com simplicidade e até um pouco de timidez, ele ganhou a simpatia da torcida e aonde ele vai arruma tempo para tirar fitos e dar autógrafos para os torcedores, principalmente para a garotada.

TÉCNICO GILBERTO Barbosa, o "Papagaio" está confiante em bom jogo do NAC hoje contra o Iguaçu no José Carlos Galbier


 A largada com vitória do Nacional Atlético Clube, o NAC,  o Azulão do Centro-Oeste do Paraná, deu maior motivação para o time e a torcida azulina, que deve comparecer em grande número na tarde de hoje no novo estádio José Carlos Galbier, em Campo Mourão.

"Os trabalhos desse ano foram bem diferentes do ano passado quando chegamos em cima do campeonato, e agora tivemos tempo e estreamos muito bem em Paranaguá. Para o jogo desta tarde o torcedor poderá ver uma equipe aguerrida que vai marcar muito e buscar a vitória para irmos em frente rumo à primeira divisão em 2026", considera o entusiasta técnico Gilberto "Papagaio" Barbosa Lima, considerado o "Rei dos Acessos", tendo conquistado seis ascensões de times paranaenses da segunda para à primeira divisão.

JOSÉ CARLOS GALBIER, o dirigente do Bariri, homenageado no novo estádio de futebol em Campo Mourão

Paulista da cidade de Bariri, na região de Bauru, cujo nome segundo o dicionário tupi-guarani, quer dizer "águas barulhentas", devido a existência das duas corredeiras próximas ao povoado, no rio Tietê, José Carlos Galbier,. nasceu em 3 de maio de 1939 e faleceu também em um mês de maio, no dia 13, em 1998, com 59 anos de idade. É filho de Henrique e Ana Barboza Galbier, descendentes de europeus, italianos e portugueses, produtores de Café. Foi casado com Neide e pai de José Carlos, Marcos, Silvana e Ana Maria - esta mourãoense de nascimento.

Uma das pessoas que conheceu José Carlos, foi o seu cunhado Diniz Freitas, que também  presidente da Liga de Futebol. Ele conta que ainda muito jovem, José Carlos jogava em times amadores, e teve passagem pelo futebol profissional em Jaú e em Bariri, mas não seguiu carreira por ter escolhido a profissão de caminhoneiro e com seu caminhão viajou por várias regiões do Brasil. "E ele veio para região de Campo Mourão em 1969 e como motorista  puxava adubo para as fazendas e alguns anos depois virou fazendeiro plantando soja, trigo e café na região de Martinópolis, perto de Farol, onde fez um campo de futebol na Fazenda Bariri", relata Diniz Freitas, que sempre esteve ao lado de José Carlos Galbier.

Apaixonado por futebol, são-paulino de coração, foi um líder e influente dirigente no futebol amador. Fundou em Campo Mourão o Bariri E.C, o conhecido BEC, com as cores vermelha e verde, montou times competitivos e fez história em diversos campeonatos municipais e regionais.







SAÚDE MENTAL agora é lei







 

SANTO EVANGELHO 19 de abril 2025


Evangelho de Jesus Cristo 
segundo Lucas 24,1-12

1
No primeiro dia da semana, bem de madrugada,
as mulheres foram ao túmulo de Jesus,
levando os perfumes que haviam preparado.
2
Elas encontraram a pedra do túmulo removida.
3
Mas ao entrar, 
não encontraram o corpo do Senhor Jesus
4
e ficaram sem saber o que estava acontecendo.
Nisso, dois homens com roupas brilhantes
pararam perto delas.
5
Tomadas de medo, elas olhavam para o chão,
mas os dois homens disseram:
"Por que estais procurando entre os mortos
aquele que está vivo?
6
Ele não está aqui. Ressuscitou!
Lembrai-vos do que ele vos falou,
quando ainda estava na Galileia:
7
'O Filho do Homem deve ser entregue
nas mãos dos pecadores, ser crucificado
e ressuscitar ao terceiro dia'".
8
Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.
9
Voltaram do túmulo
e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros.
10
Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago.
Também as outras mulheres que estavam com elas
contaram essas coisas aos apóstolos.
11
Mas eles acharam que tudo isso era desvario,
e não acreditaram.
12
Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo.
Olhou para dentro e viu apenas os lençóis.
Então voltou para casa,
admirado com o que havia acontecido.
Palavra da Salvação.

17 de abr. de 2025

SEGUNDA RODADA da Divisão de Acesso


 

O LUGAR DE DEUS é no nosso coração


 

QUINTA-FEIRA Santa: instituição da Eucaristia


 

INGRESSOS pra NAC x Iguaçu


 

SANTO EVANGELHO dia 17 de abril 2025

 Evangelho de Jesus Cristo segundo João 13,1-15


1
Era antes da festa da Páscoa.
Jesus sabia que tinha chegado a sua hora
de passar deste mundo para o Pai;
tendo amado os seus que estavam no mundo,
amou-os até o fim.
2
Estavam tomando a ceia.
O diabo já tinha posto
no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes,
o propósito de entregar Jesus.
3
Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos
e que de Deus tinha saído e para Deus voltava,
4
levantou-se da mesa, tirou o manto,
pegou uma toalha e amarrou-a na cintura.
5
Derramou água numa bacia
e começou a lavar os pés dos discípulos,
enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6
Chegou a vez de Simão Pedro.
Pedro disse:
"Senhor, tu me lavas os pés?"
7
Respondeu Jesus:
"Agora, não entendes o que estou fazendo;
mais tarde compreenderás".
8
Disse-lhe Pedro:
"Tu nunca me lavarás os pés!"
Mas Jesus respondeu:
"Se eu não te lavar, não terás parte comigo".
9
Simão Pedro disse:
"Senhor, então lava não somente os meus pés,
mas também as mãos e a cabeça".
10
Jesus respondeu:
"Quem já se banhou
não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo.
Também vós estais limpos, mas não todos".
11
Jesus sabia quem o ia entregar;
por isso disse:
"Nem todos estais limpos".
12
Depois de ter lavado os pés dos discípulos,
Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo.
E disse aos discípulos:
"Compreendeis o que acabo de fazer?
13
Vós me chamais Mestre e Senhor,
e dizeis bem, pois eu o sou.
14
Portanto, se eu, o Senhor e Mestre,
vos lavei os pés,
também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
15
Dei-vos o exemplo,
para que façais a mesma coisa que eu fiz".
Palavra da Salvação.

16 de abr. de 2025

ESTÁ CHEGANDO a hora da estreia do NAC no novo estádio José Carlos Galbier

Neste sábado, 19, às 15h30 em Campo Mourão, o jogo mais importante da história recente do Nacional Atlético Clube, o NAC, no Centro-Oeste do Paraná. 
Com mais tempo e identidade com a cidade, o azulão do Centro-Oeste vai fazer o seu primeiro jogo diante da torcida contra o Iguacu de União da Vitória e será também a primeira partida oficial no novo estádio José Carlos Galbier, inicialmente liberado para 3.500 pessoas. 
A expectativa está sendo muito positiva na cidade e região por esses dois graves motivos, do NAC e do estádio novo. 

UM NOVO dia pra lá de histórico com Salete, Paulinho e Cia após 40 anos

O dia 9 de outubro do ano passado foi muito importante para mim quando completei nesse dia os meus primeiros 40 anos de trabalho na Coamo Agroindustrial Cooperativa e com a graça de Deus pude reunir e reencontrar amigos e chefes do início da minha jornada na cooperativa,

Entre eles, na imagem acima está Paulinho Borges- meu primeiro chefe na Coamo no saudoso setor de Análise de Crédito (Senac) ligado ao departamento de Associados coordenados pelos saudosos Nelson Pedroso e Nelson Denker onde atuei entre 1984 e 1986.

E também comigo e o Paulinho, a carismática psicóloga Salete Duarte de Melo, que chefiava o setor de Recrutamento e Seleção na gerência de Recursos Humanos. O Marini, que ontem comemorou seus 40 anos de Coamo era psicólogo e eu atuava como recrutador, na época das fichas e pastas A a Z para arquivo das propostas de trabalho. 

Esta época foi de 1986 a 1988, quando fui  promovido de auxiliar Administrativo II para chefe do departamento Educacional e Social, ligado a gerência Técnica, com atividades muito parecidas com as realizadas hoje pela assessoria de Cooperativismo com foco nos treinamentos com cooperados e funcionários, e organização do quadro social.

Na imagem abaixo a foto histórica em 15 de abril de 2025 reunindo a equipe do RH, departamento de Contratação e Desenvolvimento de Pessoas: Marini, Ilivaldo, Salete, Jorge Carrozza - gerente de Recursos Humanos- e Juscelino Fernandes da Costa - chefe do departamento de Contratação e Desenvolvimento  de Pessoas.


E nas imagens abaixo uma seleção de amigos com os quais eu e o Marini trabalhamos em décadas anteriores: Luiz Gonçalves, Edson Amaro, Ilivaldo Duarte, Flávio e Salete Melo, Marini e Eliane, Jorge Carrozza, Carlos Eduardo Ferro, Adalberto Dias,  Miro Barbosa,  Paulinho Borges, Juscelino Costa e Hélio Kumakura.
E na imagem acima o grupo tendo a companhia do professor Idevalci Ferreira Maia, após a visita no período da tarde ao Memorial Coamo.
 

Após cinco dias e cinco meses, Deus me deu a oportunidade de rever os amigos, bater um papo rápido e agradável, agradecer e celebrar este grande e único momento e uma amizade maravilhosa. 

E tudo isso proporcionado pela existência do programa Tempo de Casa idealizado pela diretoria da Coamo há várias décadas que reconhece, valoriza e parabeniza quem completa 10, 20, 30 e  40 anos de trabalho na cooperativa. Um “exército” de 478 pessoas que neste ano estão comemorando esta marca memorável.
Deus seja louvado por este momento gratificante e exuberante que vivi ontem, por causa dos 40 anos de Coamo do amigo Antônio César Marini. Viva a amizade.

SANTO EVANGELHO dia 16 de abril 2025

 


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 26,14-25



Naquele tempo,
14
um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes,
foi ter com os sumos sacerdotes
15
e disse: 
"O que me dareis se vos entregar Jesus?"
Combinaram, então, trinta moedas de prata.
16
E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade
para entregar Jesus.
17
No primeiro dia da festa dos Ázimos,
os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram: 
"Onde queres que façamos os preparativos
para comer a Páscoa?"
18
Jesus respondeu: 
"Ide à cidade,
procurai certo homem e dizei-lhe:
'O Mestre manda dizer: 
o meu tempo está próximo,
vou celebrar a Páscoa em tua casa,
junto com meus discípulos'".
19
Os discípulos fizeram como Jesus mandou
e prepararam a Páscoa.
20
Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa
com os doze discípulos.
21
Enquanto comiam, Jesus disse:
"Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair".
22
Eles ficaram muito tristes
e, um por um, começaram a lhe perguntar:
"Senhor, será que sou eu?"
23
Jesus respondeu:
"Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato.
24
O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem!
Seria melhor que nunca tivesse nascido!"
25
Então Judas, o traidor, perguntou:
"Mestre, serei eu?"
Jesus lhe respondeu: 
"Tu o dizes".
Palavra da Salvação.

15 de abr. de 2025

MAIORES empresas por Estados


 

INGRESSOS jogo NAC x Iguaçu


 

ANTONIO CÉSAR MARINI: 40 anos de Coamo

 

Hoje foi um dia muito feliz em celebrar os 40 anos de Coamo do amigo e gerente de Gestão de Pessoas, Antonio Cesar Marini. Ele recebeu homenagem da diretoria da Coamo e felicitações dos amigos de hoje e muitos amigos que estavam presentes e fizeram parte de sua trajetória nestas quatro décadas.
Marini aprendeu desde cedo foi o valor da persistência e do cuidado com aquilo que se constrói. Sua infância e sua vida sempre foram marcadas por laços – as amizades que cultivou, os valores que herdou de sua família e a paixão pelo que faz.
ESCOLHA PELA COAMO - Quando chegou o momento de escolher seu caminho, Marini optou pelos estudos, em especial pela psicologia. Uma decisão que já revelava seu desejo de entender as pessoas, de se conectar com suas histórias e fazer a diferença na vida das pessoas. E foi assim, com essa mesma essência, determinação e confiança, que após concluir sua graduação, e sem nunca ter escutado falar em Campo Mourão, ele aportou na cidade. E assim, Marini começou na Coamo aos 26 anos exatamente em um dia 15 de abril, na função de analista e trabalhando como psicólogo. Durante sua trajetória foi instrutor de Treinamento; chefe de Departamento; gerente de Recursos Humanos e atualmente, com a reestruturação, atual gerente de Gestão de Pessoas, na Administração Central.
VALORES - Marini diz que a Coamo é uma escola em que as pessoas sentem prazer em compartilhar seus conhecimentos. “Aqui é  uma grande família onde as pessoas se respeitam e gostam de estarem juntas. É uma empresa que nos mostra todos os dias os verdadeiros valores humanos como ética, honestidade e justiça. Tudo é muitoH previsível, pois não tem jeito certo de fazer errado. Estou na Coamo a maior parte da minha vida, aqui formei a minha família e estão os meus amigos. Sou muito feliz e me sinto realizado, pois faço o que gosto convivendo com pessoas, liderados, pares e gestores alinhados aos meus valores e valores da Coamo. Desta forma, fica muito fácil vir trabalhar todos os dias.”

SÍMBOLO - “Completar 40 anos de Coamo é um motivo de orgulho, de alegria e satisfação, pois permanecer este tempo em uma empresa que cresce, se desenvolve e inova a cada dia é desafiador e gratificante. Somente é possível alcançar esta marca com a colaboração e apoio da família, dos amigos e dos colegas, pois todos os dias temos grandes desafios e somente com o apoio de todos é que conseguimos superar estes desafios e comemorar as conquistas.”



NOITE HISTÓRICA para o LEC

Desde os meus 11 anos comecei a torcer pelo Londrina Esporte Clube. Isto porque lá estava o lateral esquerdo Dirceu Mendes, que saiu da Mourãoense para o time londrinense e depois foi campeão pelo Grêmio Porto-Alegrense. E assim começou minha paixão pela camisa alviceleste.

E ontem a noite o tubarão voltou para o antigo e aconchegante estádio Vitorino Gonçalves Dias, o eterno VGD, após nove anos. E não podia ser diferente. Estádio cheio, time com uniforme lembrando camisas vitoriosas em outras décadas e um bom futebol na vitória tranquila de 3 a 1 em cima do Ypiranga de Erechim. Com certeza o VGD vai fazer a diferença para vitoroas Do Londrina Esporte Clube. 





 

PRA COLEÇÃO: Academia palmeirense


 

SANTO EVANGELHO dia 15 de abril 2025


Evangelho de Jesus Cristo segundo 
João 13,21-33.36-38

Naquele tempo,
estando à mesa com seus discípulos,
21
Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou:
"Em verdade, em verdade vos digo,
um de vós me entregará".
22
Desconcertados,
os discípulos olhavam uns para os outros,
pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23
Um deles, a quem Jesus amava,
estava recostado ao lado de Jesus.
24
Simão Pedro fez-lhe um sinal
para que ele procurasse saber 
de quem Jesus estava falando.
25
Então, o discípulo,
reclinando-se sobre o peito de Jesus, 
perguntou-lhe:
"Senhor, quem é?"
26
Jesus respondeu:
"É aquele a quem eu der o pedaço de pão
passado no molho".
Então Jesus molhou um pedaço de pão 
e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27
Depois do pedaço de pão,
Satanás entrou em Judas.
Então Jesus lhe disse:
"O que tens a fazer, executa-o depressa".
28
Nenhum dos presentes compreendeu
por que Jesus lhe disse isso.
29
Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam
que Jesus lhe queria dizer:
"Compra o que precisamos para a festa",
ou que desse alguma coisa aos pobres.
30
Depois de receber o pedaço de pão,
Judas saiu imediatamente.
Era noite.
31
Depois que Judas saiu,
disse Jesus:
"Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus foi glorificado nele.
32
Se Deus foi glorificado nele,
também Deus o glorificará em si mesmo,
e o glorificará logo.
33
Filhinhos, 
por pouco tempo estou ainda convosco.
Vós me procurareis,
e agora vos digo, como eu disse também aos judeus:
'Para onde eu vou, vós não podeis ir'".
36
Simão Pedro perguntou:
"Senhor, para onde vais?"
Jesus respondeu-lhe:
"Para onde eu vou,
tu não me podes seguir agora,
mas me seguirás mais tarde".
37
Pedro disse:
"Senhor, por que não posso seguir-te agora?
Eu darei a minha vida por ti!"
38
Respondeu Jesus:
"Darás a tua vida por mim?
Em verdade, em verdade te digo:
o galo não cantará 
antes que me tenhas negado três vezes".
Palavra da Salvação.

14 de abr. de 2025

RODADA do Brasileirão Série A


 

EXTRA! JOGO DO NAC será sábado às 15h30 contra o Iguaçu, no novo estádio José Carlos Galbie,r em Campo Mourão

 A Federação Paranaense de Futebol confirmou hoje a tarde que a estreia em casa do Nacional, lo NAC, contra o Iguaçu de União da Vitória diante da sua torcida azulina será neste sábado, 19, às 15h30, no estádio José Carlos Galbier  e não mais no domingo,20  como havia sido divulgado anteriormente. 

Desta maneira, a diretoria e os torcedores estão se mobilizando a partir de hoje para lotar o Estádio José Carlos Galbier, que terá liberação para este jogo de 3.500 pessoas,

A vitória e os três primeiros pontos conquistados no sábado em Paranaguá, sobre o Patriotas, deu muita alegria a torcida do NAC em  Campo Mourão e da região Centro-Oeste do Paraná. "Foi muito bom este resultado na estreia do time no Paranaense 2025, e agora  esperamos inaugurar o novo estádio com lotação máxima e a vitória, já que contra o Iguaçu faremos o primeiro de uma sequência de dois jogos consecutivos em casa. Contamos com a torcida do Nac", considera o presidente Aladim Pereira - na foto , com  o outro presidente do Azulão do Centro-Oeste, Henrique Adriano Buss.

Os ingressos serão colocados a venda nos valores de R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia entrada.  

O QUE É liderança?


 

OITO ATOS de amor na Semana Santa