Jornalismo com informação e credibilidade. Valorizando nossa gente e nossa terra.
31 de mai. de 2023
EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 31 maio 2023
Evangelho Lc 1,39-56 (Festa da Visitação de Nossa Senhora)
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
30 de mai. de 2023
EVANGELHO DO DIA terça-feira, 30 de maio 2023
Marcos (Mc 10,28-31)
Naquele tempo, começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.
29 de mai. de 2023
FORBES: TRÊS MANEIRAS cientificamente comprovadas de levantar o ânimo em um dia triste
Artigo do psicólogo americano Mark Travers, colaborador da Forbes USA, publicou o artigo o "3 maneiras cientificamente comprovadas de levantar o ânimo em um dia triste", no site da Forbes.
Costuma-se dizer que ‘o perfeito é inimigo do bom’. Embora haja benefícios em ter objetivos sólidos e estabelecer padrões elevados para nós mesmos, a pressão de precisar que tudo corra perfeitamente pode facilmente nos deixar exaustos, indignos, arrependidos e insatisfeitos.
Uma pesquisa publicada no Journal of Research in Personality identifica três formas de perfeccionismo a serem observadas:
– Perfeccionismo auto-orientado: a tendência de exigir perfeição de nós mesmos;
2: Seja o seu eu mais social
Um pouco de tempo sozinho, com paz e sossego, é sempre algo a ser valorizado — mas com ênfase em “um pouco”. Uma pesquisa mostrou que socializar com colegas é uma maneira infalível de melhorar seu humor. Aumentar a quantidade de interação social pode até beneficiar pessoas mais introvertidas ou com altos níveis de ansiedade social.
Por exemplo, um novo estudo publicado no Journal of Anxiety Disorders descobriu que os tratamentos para transtorno de ansiedade social devem se concentrar em métodos para incentivar o envolvimento social entre pessoas que tentam evitar isso.
“O contato de qualidade com outras pessoas serve como uma estratégia confiável para melhorar o humor”, dizem os pesquisadores, liderados por Fallon Goodman, da Universidade do Sul da Flórida.
Outra pesquisa sugere que os extrovertidos têm vantagem quando se trata de autocuidado justamente por causa da tendência de passar o tempo socializando.
“Alguém com alto nível de extroversão provavelmente tem uma ampla rede social, é mais propenso a iniciar contato com outras pessoas, passar o tempo de lazer socializando e aceitar convites para eventos sociais”, dizem os autores do estudo. “Tudo isso pode levar a situações que satisfaçam nossa necessidade de relacionamento.”
É da natureza humana querer responsabilizar as pessoas pelas coisas que fizeram. Afinal, é uma das maneiras pelas quais nós, como sociedade, incentivamos a cooperação, a responsabilidade e o comportamento produtivo.
No entanto, o peso de se apegar a todas as transgressões que as pessoas cometeram contra você no passado – ou até mesmo culpar a nós mesmos – pode ter grandes consequências psicológicas. E, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, uma dessas consequências é sentir-se desumanizado.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores liderados por Karina Schumann, da Universidade de Pittsburgh, dividiram os participantes da pesquisa em dois grupos. Um grupo teve de se imaginar sendo ofendido por um colega e depois perdoando-o, enquanto o outro grupo teve de se imaginar sendo ofendido e se vingando.
Eles descobriram que os participantes que imaginavam se vingar do colega permaneciam em um estado desumanizado (por exemplo, classificando-se como se sentindo menos refinados, emocionais e inteligentes, e mais superficiais, frios e animalescos) em relação àqueles que perdoavam o colega.
“Esse padrão de resultados sugere que o perdão pode reumanizar as vítimas depois que seu senso de humanidade foi prejudicado por uma ofensa”, diz Schumann.
Alguns dos outros benefícios do perdão cientificamente observados incluem: diminuição da ansiedade e estresse, ser menos hostil nas interações cotidianas, saúde mental melhorada e autoestima melhorada. - Site Forbes - Mark Travers
EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 29 maio 2023
Evangelho Jo 19,25-34
Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
A FESTA DA família na Copa Coamo 2023
A imagem é do grupo das mulheres cooperadas e filhas de cooperados participantes na Copa Coamo em Juranda, no Centro-Oeste do Paraná. Os gerentes da unidade de Juranda, Sérgio Bertola Júnior e de Fornecimento de Bens de Lojas, Paulo Roberto Bacini, na foto com todas as atletas da Regional, estavam felizes pela grande aceitação das mulheres na prática do vôlei de areia, que é a grande novidade no maior evento rural esportivo do país.
28 de mai. de 2023
EVANGELHO DO DIA domingo, 28 de maio 2023
João (Jo 20.19-23)
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
27 de mai. de 2023
EVANGELHO DO DIA sábado,27 de maio 2023
Evangelho Jo 21,20-25
Naquele tempo: Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: 'Senhor, quem é que te vai entregar?' Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: 'Senhor, o que vai ser deste?' Jesus respondeu: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me!' Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: 'Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?' Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!
MAIS DE 120 times hoje na Copa Coamo da Regional Oeste
A região Oeste do Paraná vai sediar neste sábado, 27, a 3ª Etapa da Copa Coamo de Cooperados com jogos no futebol suíço masculino e no vôlei de areia feminino. Os jogos serão nas unidades da Arcam em Toledo com Dez de Maio e Dois Irmãos, São Pedro do Iguaçu com Ouro Verde do Oeste, Tupãssi com Bragantina, Brasilândia do Sul, Paulistânia; em Nova Santa Rosa com Vila Nova, em Goioerê com Rancho Alegre do Oeste, Moreira Sales, Mariluz, Quarto Centenário, e em Juranda com Altamira.
PARTICIPAÇÃO - Ao todo serão 121 times em ação, sendo 73 no futebol e 48 no vôlei e ao final deste sábado serão conhecidos mais seis novos campeões que estarão classificados para a grande final dia 29 de julho em Campo Mourão.
A distribuição dos 121 times por regional no Oeste está assim: Em Juranda, 24 times (15 no futebol e 9 no vôlei). Em Goioerê são 19 times (11 times no futebol e 8 no vôlei). Em Tupãssi 20 times em ação (14 no futebol e 6 no vôlei). Em Nova Santa Rosa 20 times (10 no futebol e 10 no vôlei). Em Toledo participam 26 times (15 no futebol e 11 no vôlei) e em São Pedro do Iguaçu.
26 de mai. de 2023
EVANGELHO DO DIA sexta-feira, 26 maio 2023
Evangelho Jo 21,15-19
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.' Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: 'Segue-me'. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!
25 de mai. de 2023
DIA DA Indústria: geração de empregos, desenvolvimento e renda
EVANGELHO DO DIA quinta-feira, 25 de maio 2023
Evangelho Jo 17,20-26
Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse: Pai Santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra, para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles'. Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
SHOWS na Festa do Carneiro no Buraco
O município de Campo Mourão anunciou nesta quinta-feira os dois shows da Festa Nacional do Carneiro no Buraco. João Bosco e Vinícius dia 7 de julho e Cezar e Paulinho dia 8 de julho na praça São José.
24 de mai. de 2023
PATO VENCE Campo Mourão no Majestoso Belin Carolo: 4 a 2
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL Copa Coamo 2023: Campeões da Etapa São Domingos (SC)
Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo em 2023/Etapa São Domingos: campeã no Voleibol: Equipe Nova Arvorezinha.
Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo em 2023/Etapa São Domingos: campeão no Futebol: Equipe Passo do Leão.
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL da Copa Coamo 2023: Campeões da Etapa Mangueirinha
Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo em 2023/Etapa Mangueirinha: campeã no Voleibol: Equipe Grupo União.
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL da Copa Coamo 2023: campeões da Etapa Coronel Vivida
Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo em 2023/Etapa Coronel Vivida: campeã no Voleibol: Equipe Caçador / Centro.
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL da Copa Coamo 2023: Campeões da etapa Cantagalo
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL da Copa Coamo em 2023: Campeões na etapa Candói (PR)
REGIONAL SUL/CENTRO-SUL da Copa Coamo 2023: Campeões da Etapa Abelardo Luz (SC)
Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo em 2023/Etapa Abelardo Luz: campeão no Futebol: Equipe Três Linhas.
EVANGELHO DO DIA quarta-feira, 24 de maio 2023
João (Jo 17,17ba)
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
22 de mai. de 2023
ÓTIMO início do Circuito Mourãoense Escolar de Xadrez
A primeira etapa do Circuito Mourãoense de Xadrez foi realizado neste sábado, 20, no ginásio de esportes da Escola Municipal Urupês. Todas as expectativas dos organizadores da Associação Mourãoense de Xadrez foram superadas com a participação de centenas de crianças e adolescentes e também com a realização da modalidade absoluto.
O TROFÉU "Imagem Pública" do Distrito 4.630 do Rotary vai para?
..... O Rotary Club Raio de Luz. Isso mesmo, pelo segundo ano consecutivo a Melhor Imagem Pública foi para o Rotary Club Raio de Luz, de Campo Mourão. O troféu destaque foi entregue durante a Conferência da Imaginação do Distrito 4630 realizada dias 19 e 20 de maio em Campo Mourão.
Copa Coamo: Definidos seis novos campeões no Sul/Centro-Sul para grande final em Campo Mourão
Copa Coamo de Cooperados, a regional Sul/Centro-Sul foi um sucesso neste sábado, 20 de maio, sendo uma festa do cooperativismo pelo esporte e lazer, nos campos de Santa Catarina em São Domingos e Abelardo Luz, e no Paraná, em Candói, Cantagalo, Coronel Vivida e Mangueirinha.
A Copa Coamo nesta segunda etapa regional movimentou mais de 150 equipes e reuniu mais de 1.600 atletas e dirigentes de 89 times de futebol suíço masculino e 65 de vôlei de areia feminino. Ao todo durante o dia foram disputadas 256 partidas nas duas modalidades.
Campeões – Após os jogos de sábado, foram conhecidos os campeões regionais que estarão em Campo Mourão dia 29 de julho para as disputas da grande final do maior evento rural esportivo do país.
Os campeões respectivamente, no futebol suíço masculino e vôlei de areia feminino na Regional Sul/Centro-Sul foram:
Por
São Domingos – No futebol: Passo do Leão, e no vôlei de areia: Nova Arvorezinha;
Por
Abelardo Luz:- Três Linhas e Xanxerê 1;
Por
Candói: Boca Juniors e Gralha Rosa;
Por
Cantagalo: Vista Alegre e Agro no Campo;
Por
Coronel Vivida: Grêmio do Caçador e Caçador/Centro;
E
por Mangueirinha: Araucária e Grupo União
Participação - “Vimos na regional Sul e Centro-Sul uma grande festa da Copa Coamo com tudo muito preparado e organizado pela nossa equipe de funcionários voluntários neste grande evento de confraternização, que volta após alguns anos e vem sendo muito bem recebido pela família cooperativista. E a novidade que tem agradado muito é a participação das mulheres no vôlei de areia, com muita disputa e alegria. A Copa Coamo está cumprindo e até mesmo superando os objetivos da organização e estamos comemoramos 30 anos da criação deste grande evento”, afirma Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo.
Regional Oeste – A terceira etapa da
Copa Coamo 2023 acontece neste sábado,27 de maio, no Oeste do Paraná com jogos de futebol suíço
e vôlei de areia nos campos de Toledo, São Pedro do Iguaçu, Nova Santa Rosa,
Tupãssi, Juranda e Goioerê, e contará também com a participação de cooperados atletas
e dirigentes das unidades de Dez de Maio, Dois Irmãos, Ouro Verde do Oeste, Bragantina,
Vila Nova, Brasilândia do Sul, Paulistânia, Quarto Centenário, Moreira
Regional MS – E nesta terça-feira, 23, encerram-se as inscrições para a Regional Mato Grosso do Sul que terá jogos no dia 10 de maio nos campos de Dourados e Laguna Carapã.
SANTA RITA DE CÁSSIA, rogai por nós!
Filha única de Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, no ano de 1381, e foi batizada com o nome de Margherita (Margarida em latim que significa pérola ou pedra preciosa). Seus pais eram ‘pacificadores de Cristo’ nas lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini. Deram o melhor de si mesmo na educação de Rita, ensinando-a inclusive a ler e escrever.
Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio aos 16 anos para Paulo Ferdinando Mancini, um jovem de boas intenções, mas vingativo. Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor.
Com uma vida simples, rica de oração e de virtudes, toda dedicada à família, ela ajudou o marido a converter-se e a levar uma vida honesta e laboriosa. Sua existência de esposa e mãe foi abalada pelo assassinato do marido, vítima do ódio entre facções.
Rita conseguiu ser coerente com o Evangelho perdoando plenamente todos aqueles que lhe causaram tanta dor. Os filhos, ao contrário, influenciados pelo ambiente e pelos parentes, eram inclinados à vingança. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem um grave pecado. Ambos, ainda jovens, vieram a falecer em consequência de doenças naturais.
Sem o marido e os filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e às obras de caridade. Ela também tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.
Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e, depois, uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso, teve que viver resguardada.
Morreu no ano de 1457 com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por quatro anos. Foi venerada como santa, imediatamente após a sua morte, como atestam o sarcófago e o Códex miraculorum, ambos documentos de 1457-1462. Seus ossos, desde 18 de maio de 1947, repousam no Santuário, em uma urna de prata e cristal fabricada em 1930.
Hoje, ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!
EVANGELHO DO DIA segunda-feira, 22 de maio 2023
João (Jo 16,29-33)
Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. Jesus respondeu: “Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”. Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor.
21 de mai. de 2023
NA CONFERÊNCIA da Imaginação, Eloi Bonkoski agradece pelo excelente ano rotário 2022/23
"Tinha uma expectativa que este, seria um ano marcante, diferente. E posso partilhar com vocês que realmente foi muito mais do que isso, Este ano rotário foi um ano maravilhoso, simplesmente inesquecível. Foi um ano de muitos momentos, muitas emoções e sensações inimagináveis." A afirmação é do mourãoense de coração Eloi Ricardo Bonkoski, governador do Distrito 4630 na gestão 2022/2023, que coordenou nos dias 19 e 20 de maio a Conferência da Imaginação em Campo Mourão.
O Distrito 4630 congrega mais de 2 mil rotarianos presentes em 80 clubes de 60 cidades nas regiões polarizadas por Campo Mourão, Maringá, Umuarama, Cianorte e Paranavaí.
"O Rotary nos proporciona esses momentos de viver essa felicidade quando a gente faz outros felizes. E ver que o nosso trabalho produz frutos é gratificante. A presença do Rotary para o mundo e no mundo reflete a nossa participação, e é enriquecedor", comemora Bonkoski.
Na pauta anual dos governadores está a visita a todos os clubes durante o ano rotário que vai de julho de um ano até junho do ano seguinte. "As visitas que fizemos foi algo maravilhoso, para visitar e conhecer novos companheiros, novos trabalhos e projetos. O carinho demonstrado em cada clube e em cada cidade não tem preço. Por isso, a nossa gratidão a todos pois vivemos o Rotary, onde cada clube é diferente, mas todos nós temos um mesmo objetivo, que é o doar de si sem pensar em si mesmo."
Eloi Bonkoski é o quinto rotariano governador da região de Campo Mourão a presidir o Distrito 4630, que é um dos quatro no Paraná e um dos 31 no Brasil, e que nos últimos três anos promoveu em torno de 200 projetos distritais e 30 globais, projetos humanitários. Já foram governadores os rotarianos Ademar Batista de Melo, Wilson Isolani, Antônio Carlos Cardoso, e também Wilson Pereira de Godoy, que é de Iretama e tem vasta atuação no rotary mourãoense e antecedeu a Eloi Bonkoski.
PROFESSORA SINCLAIR CASEMIRO lembra dos membros da Comissão da criação da Academia Mourãoense de Letras
"Seria injusto e trata-se de um dever de honra e justiça às pessoas que se dedicaram intensamente ao processo, eu rememorar como organizei a Comissão de Criação e Implantação da Academia. Num trabalho de pesquisa minuciosa e inédita, metódica, mas, voluntária, os membros da Comissão de Implantação dedicaram-se de corpo e alma, foram assíduos, contribuíram com dados relevantes, com criticidade, sugestões, ações e mesmo como representação institucional de apoio. Quero lembrar delas aqui: Departamento de Letras da Fecilcam - professores Wilson Moura, Mônica Sociofernandes, José de Castro. Representando a AME - Elza Paulino de Moraes, Amani Spachinski de Oliveira, Rubens Luiz, Sartori, Noel Meireles Cardoso, Gilberto Santana de Alencar, Luiz Mazuchetti. Representando a Fundação Cultural, Professor José Eugênio Maciel, representando a Secretaria Municipal de Cultura, Edilaine de Castro", conta a professora Sinclair Pozza casemiro, membro da fundação da Academia Mourãoense de Letras.
OS 21 ANOS hoje da Academia Mourãoense de Letras
A Academia Mourãoense de Letras (AML) completa neste 21 de maio de 2023 seu 21º aniversário. Foi fundada com evento memorável neste dia em 2002 no Teatro Municipal de Campo Mourão, presidido pelo acadêmico dr. Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras, que empossou solenemente os primeiros dez membros fundadores e seus respectivos patronos de cadeiras, bem como oficializou o professor Rubens Luiz Sartori como sendo o primeiro presidente da AML, coroando o trabalho desenvolvido pela comissão de implantação presidida pela professora Sinclair Pozza Casemiro.
FINALIDADE - O Estatuto da instituição literária mourãoense começou com a afirmativa que a Academia tem por finalidade, o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
PATRONOS PIONEIROS - A AML foi formada pelos patronos Adinor Cordeiro de Souza, Nelson Bitencourt Prado, Eloy Maciel, Dom Elizeu Simões Mendes, Dickson Fragoso Veras, Constantino Medeiros, Horácio Amaral, Nickon Kopko, Aracyldo Marques e Ethanil Bento de Assis.
Por ocasião do seu primeiro aniversário, ganhou o reforço considerável de Domingos José de Souza, Roberto Brzezinski, Pe. Pedro Poleto, Alvino Cordeiro, Brazilizio Pereira de Lima e Eulália Carneiro de Campos.
FUNDADORES - Os acadêmicos, popularmente chamados de "imortais”, pela ordem de ocupação das 10 cadeiras são: Gilmar Cardoso, Francisco Irineu Brzezinski, José Eugênio Maciel, Agnaldo Feitoza, Osvaldoir Capeloto, Elza Paulino de Moraes, Rubens Luiz Sartori, Cida Freitas, Clara Araújo e Amani Spachisnki de Oliveira.
MAIS NOVE - Dos primeiros 10 passou a 19, com a posse dos novos confrades e confreiras, denominação dada aos membros efetivos nas sessões mensais da instituição. Ainda no primeiro ano, foram foram escolhidos os acadêmicos Gilson Mendes de Góis, Aparecida Maura dos Santos, Benedita Cristófoli, Sinclair Pozza Casemiro, Bernardo Mattos e Edina Simionato.
No segundo ano da AML, três novos valorosos confrades, todos com contribuição cultural para a cidade- adentraram para sentarem-se nas Cadeiras sob os números 17 – 18 – e – 19 -, Cujos Patronos homenageados “post-morten” com a designação foram: Antonio Kienen, Dom Virgilio de Pauli e João Maria Bueno. Pela ordem, a instituição contou com o ingresso de Aroldo Tissot, Padre Jurandir e do Professor Assabido.
PRIMEIRA DIRETORIA - Foi composta por Rubens Luiz Sartori (Presidente), Cida Freitas (Secretária), Clara Araújo (Tesoureira) e Elza Paulino de Moraes (Responsável pela Biblioteca).
DIRETORIA ATUAL 2023/2024 - Jair Elias dos Santos Júnior (Presidente), Arleto Rocha (vice-presidente), Ilivaldo Duarte (secretário-geral), Gilson Mendes de Góis (primeiro-secretário), André Pintaro (tesoureiro geral), Frank Mezzomo (primeiro-tesoureiro), Silvania Maria Costa e Leandro Moreira (oradores) e Cristina Gláucia Mota (diretora do acervo bibliográfico).
- "A nossa gestão terá grandes desafios, como reafirmar e reforçar o papel central da cultura na sociedade brasileira, e a Academia Mourãoense de Letras terá, como sempre teve, um papel relevante na defesa da nossa cultura e do vernáculo pátrio, e iremos nos aproximar das escolas públicas, levando a literatura mourãoense, para mostrarmos a nossa riqueza literária e os grandes escritores locais, entre eles, os saudosos Aracyldo Marques e Amani Spachinski de Oliveira”, afirma Jair Elias.