Jornalismo com informação e credibilidade. Valorizando nossa gente e nossa terra.
27 de ago. de 2025
PALMEIRAS É TETRACAMPEÃO brasileiro sub-20
Com mais de 20 mil pessoas presentes no Allianz Parque, em São Paulo (SP), o Palmeiras foi campeão do Brasileirão Série A Sub-20 nesta terça-feira (26). A equipe derrotou o Red Bull Bragantino na disputa de pênaltis (4 a 3) após empatar sem gols no tempo regulamentar.
No jogo de ida, disputado no Estádio Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista, as equipes empataram em 1 a 1.
Com a vitória, o Palestra se consagrou tetracampeão da competição no dia do aniversário de 111 anos do clube. A categoria sub-20 foi campeã nos anos de 2018, 2022, 2024 e 2025. Fonte: Uol.
EVANGELHO DO DIA 27 de agosto 2026
Sois filhos daqueles que mataram os profetas.

Vós sois como sepulcros caiados:
por fora parecem belos,
mas por dentro estão cheios de ossos de mortos
e de toda podridão!
por fora, pareceis justos diante dos outros,
mas por dentro
Vós construís sepulcros para os profetas
e enfeitais os túmulos dos justos,
'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais,
não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'.
daqueles que mataram os profetas.
Palavra da Salvação.
26 de ago. de 2025
VIVA O VERDÃO: 111 anos de fundação da Sociedade Esportiva Palmeiras, o maior campeão do Brasil
Primeiro Título: A equipe conquistou o Campeonato Paulista pela primeira vez em 1920, seis anos após sua fundação.
Mudança de Nome e Consolidação
A Necessidade de um Novo Nome:
Em 1942, por causa da Segunda Guerra Mundial e da pressão para dissociar o país da Itália (parte do Eixo), o Palestra Itália teve que mudar de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.
O Renome: A mudança foi marcada pela conquista do Campeonato Paulista no mesmo ano, onde o Palmeiras entrou em campo com a bandeira brasileira e se declarou campeão, escrevendo uma nova história.
Era de Ouro e Ídolos Academia de Futebol: Nas décadas de 1960 e 1970, o Palmeiras montou "Academias de Futebol", com o time de Ademir da Guia se tornando uma das maiores forças do futebol brasileiro.
Parceria Parmalat: A parceria com a empresa Parmalat, nos anos 1990, trouxe um período de muitos títulos e modernizou o clube.
Conquistas e Rivalidades - Títulos: O clube ostenta múltiplos títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro (maior vencedor), a Copa do Brasil, a Libertadores da América (três vezes), a Supercopa do Brasil, e mais de 20 Campeonatos Paulistas.
Grandes Nomes: Ídolos como Ademir da Guia, Marcos, Leão, Evair e Alex fazem parte da rica história do clube.
EVANGELHO DO DIA 26 de agosto 2026
Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.

Mateus 23,23-26
Vós pagais o dízimo da hortelã,
e deixais de lado
como a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Vós deveríeis praticar isto,
Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo.
Vós limpais o copo e o prato por fora,
mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça.
Limpa primeiro o copo por dentro,
para que também por fora fique limpo".
Palavra da Salvação.
25 de ago. de 2025
O PALMEIRAS de amarelo representa a seleção brasileira no Mineirão
E em 7 de setembro de 1960, há 60 anos, o Palmeiras estreou com as cores da seleção brasileira e representando o Brasil, venceu o Uruguai por 3 a 0 na inauguração do estádio Magalhães Pinto, o “Mineirão”.
UM ANO sem derrotas do Campo Mourão no Majestoso Belin Carolo
A goleada de 4 a 0 do Campo Mourão Futsak neste domingo sobre o Blumenau pela Liga Nacional consolidou a marca do time rubro-negro de um ano sem perder jogando diante de sua torcida no Majestoso Belin Carolo. A torcida comemora a excelente fase do time no Campeonato Paranaense e Liga Nacional.
AMPLIAÇÃO do JC Galbier para 10 mil torcedores deve ficar pronta em março de 2026
O prefeito Douglas Fabrício anunciou a ampliação do estádio José Carlos Galbier de 4 para 10 mil torcedores e a previsão, segundo apurou o Blog do Ilivaldo Duarte, será de término da obra para março de 2026 que está estimada em R$ 4 milhões e assim, garantir estrutura para grandes eventos esportivos em Campo Mourão.
O projeto prevê a construção de novas arquibancadas em formato de “L”, formando uma ferradura com a estrutura já existente. Com a ampliação a Capital do Centro-Oeste do Paraná irá permitir a sediação para receber jogos grandes e sediar competições estaduais como os Jogos Abertos, Escolares e da Juventude.
EVANGELHO DO dia 25 agosto 2025
Mt 23,13-22
Naquele tempo, disse Jesus: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!' Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? Vós dizeis também: 'Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!' Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado. - Palavra da Salvação. Glória a Vós, Senhor!
24 de ago. de 2025
DEFINIDAS quartas da Série D
Cianorte está entre os oito da Série D e ao vencer o Mixto em Cuiabá, vai disputar as quartas de final contra o Barra de Santa Catarina e está a dois jogos de subir para série C, a terceira divisão do futebol brasileiro. A mesa divisão onde estão neste ano os paranaenses Londrina e Maringá.
Nas quartas da série D os confrontos serão entre Cianorte x Barra, ASA de Arapiraca x Maranhão, Inter de Limeira x Goiatuba de Goiás e o clássico nordestino entre Santa Cruz de Recife x América de Natal,
GOLEADA do Campo Mourão: 4 x0 no Majestoso e invencibilidade no Majestoso Belin Carolo
“A VIDA NÃO tem sentido se você não for melhor a cada novo dia”, diz técnico Juninho, melhor do futsal polonês
“São tantas pessoas que fazem parte deste processo, foram tantas mãos que me ajudaram, que seria injusto esquecer de citar alguns nomes ,sempre terão meu amor, respeito e gratidão.
Familia, amigos, professores ,atletas, membros de comissão técnica ,diretores, clubes, cidades, imprensa e patrocinadores, dos quais todos vocês de alguma forma contribuíram para momentos como este .
Apenas lembrando que isso é apenas o começo, ou melhor o recomeço.
Afinal aqueles que convivem comigo sabem que me reavalio todos os dias, que recomeço todos os dias.
A vida não tem sentido nenhum, se você no dia seguinte não lutar para ser melhor que no dia anterior.
Melhor pai, marido, filho ,amigo, profissional, cidadão.
Sigo o meu caminho com o mesmo frio na barriga de sempre.
Com muita ambição e com planejando para chegar em outros objetivos.
Com muito amor no coração, com muita paz de espírito e com muita energia para ajudar a modificar a vida das pessoas.
Se você me ama conte comigo sempre!
Se você não me ama, também pode contar comigo !
Se você torce por mim, gratidão!
Se você não torce, não tem problema , eu estarei sempre torcendo por você!
E vamos em frente porque na vida só quem foi feliz e teve sucesso indo para trás ,foi o Michael Jackson dançado....” - Técnico Juarez de Souza Júnior, o Juninho, catarinense de Criciúma, campeão com Piast Futsal e premiado como o melhor treinador da modalidade na Polônia.
CATARINENSE JUNINHO , do Piast Futsal, é o melhor técnico do futsal polonês na temporada 2024/2025
O técnico brasileiro de futsal Juninho - Juarez de Souza Júnior, catarinense de Criciúma que foi treinador do Campo Mourão Futsal entre 2022 e 2023- viveu grande e inesquecível momento na sua vida profissional no futsal polonês e europeu.
Juninho recebeu o título de melhor técnico da Polônia no futsal, sendo considerado um dos grandes destaques da modalidade por ter conquistado o título da Liga Polonesa de Futsal com o Piast Futsal na temporada de 2024-2025. Esta façanha assegurou a participação do time na Champions League.
Campanha - O Piast Futsal foi campeão com uma campanha fantástica na temporada. Juninho vibrou com 34 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Segundo o site do futsal polonês, o técnico Juninho uniu a força física de jogadores europeus com a versatilidade brasileira, e festeja 11 títulos na carreira, com passagens vitoriosas pelo Brasil e Irã, e agora, é personagem na história do futsal europeu.
“Estou muito feliz e vivo este grande momento na minha carreira, e jamais imaginava receber esta honraria”, disse Juninho neste sábado, 23, ao participar ao vivo e por telefone, do programa Tocando de Primeira 1.580 com o jornalista Ilivaldo Duarte, na Rádio Colmeia FM, em Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense.
COM CUIDADO Campo Mourão busca vencer o lanterna Blumenau no Majestoso Belin Carolo
Com excelente campanha na Liga Nacional resultado de oito vitórias e apenas três derrotas, o Campo Mourão Futsal quer vencer hoje às 14 horas o Blumenau diante da sua torcida, no Majestoso Belin Carolo.
O time catarinense é o último colocado na principal competição nacional, mas tem jogado bem nas últimas partidas.
Os experientes Lucas Selbach e Everton Mathias, o “Tom”, foram entrevistados neste sábado, 23, no Tocando de Primeira com o jornalista Ilivaldo Duarte na Colmeia FM, mostraram sua confiança e a satisfação do bom momento do time dirigido por Betinho Castro mantendo a invencibilidade na temporada. “É um jogo difícil este contra o Blumenau, pois não é apenas jogar contra quem não tem está bem na Liga que pode ser fácil. Vamos confiante fazer uma boa partida para terminarmos bem a primeira fase”, explica o pivô Tom.
EVANGELHO DO DIA 24 de agosto 2025
Virão do oriente e do ocidente,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.
"Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?"
Jesus respondeu:
para entrar pela porta estreita.
Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar
e não conseguirão.
começareis a bater, dizendo:
'Senhor, abre-nos a porta!'
Ele responderá: 'Não sei de onde sois.'
'Nós comemos e bebemos diante de ti,
e tu ensinaste em nossas praças!'
Afastai-vos de mim
todos vós que praticais a injustiça!'
quando virdes Abraão, Isaac e Jacó,
junto com todos os profetas no Reino de Deus,
e vós, porém, sendo lançados fora.
do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
e primeiros que serão últimos".
Palavra da Salvação.
23 de ago. de 2025
A CRUZ DE SAVÓIA e o Palmeiras
A
Cruz de Savoia é um símbolo histórico do Palmeiras, representando as origens
italianas do clube. Ela apareceu no primeiro escudo do clube, na camisa
importada da Itália em 1916, e voltou em terceiras camisas em 2004, 2009, 2014
e 2019. A cruz é o brasão da Casa Real Italiana e simboliza a paz e a luta,
fazendo referência à fundação do Palestra Itália. Nas imagens acima o atacante Obina com acamisa do Palmeiras e o primeiro time alviverde com a camisa e a cruz de Savóia.
Origem
e História
1914: O clube é fundado como Palestra
Itália e o primeiro escudo já incluía a Cruz de Savoia, com as iniciais
"PI".
1916: A diretoria importa camisas da
Itália com o escudo da Cruz de Savoia, que foi utilizado até 1917.
Significado: A cruz representa a ligação com
a família real italiana, a Casa de Savoia, que governou a Itália.
Uso
em Camisas
2004, 2009, 2014 e 2019: Em quatro
ocasiões, o Palmeiras utilizou terceiras camisas com o escudo da Cruz de Savoia.
Estilo: A camisa de 2009 é um exemplo,
sendo azul com as cores da Itália, em homenagem à seleção italiana.
Recepção: Essas camisas são muito
apreciadas pelos torcedores e consideradas algumas das mais bonitas da história
do clube.
Simbolismo
e História - A Cruz de Savoia não está
ligada ao fascismo, mas sim à fundação do clube, em um período anterior ao
regime de Mussolini.
O
símbolo carrega a história e a tradição do clube, representando força, fé e
paixão pelo Palmeiras.
É AMANHÃ, a maior festa beneficente com torneião e costelão na Associação dos Engenheiros Agrônomos em Campo Mourão
Este ano a festa promete ser a melhor de todas e o número de 250 costelões vendidos e a confirmação de 31 times nas diversas categorias do futebol suíço garante o sucesso deste grandioso evento de integração e solidariedade no Centro-Oeste do Paraná.
No campo de jogo as disputas do torneio será entre times no futebol livre (30+), master (40+) e veterano (50+), com premiação de troféu e medalha para os primeiros e segundos colocados, e troféu aos melhores goleiro e jogador de linha em todas as categorias.
2024 - No ano passado o evento beneficiou com R$ 95 mil as entidades Lar Dona Jacira, Lar Miriã, Fazenda da Esperança e o Lar Dom Bosco, sendo o valor dividido entre as entidades.
FUTEBOL, FUTSAL e solidariedade são temas hoje do programa Tocando de Primeira 1.580 na Rádio Colmeia FM
O jornalista Ilivaldo Duarte irá entrevistar no segundo tempo os craques experientes Tom Matias e Luiz Selbach, do Campo Mourão Futsal, que joga neste domingo a tarde no Majestoso Belin Carolo, contra o Blumenau.
Mas tem muito mais, no programa campeão no rádio brasileiro, que só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho.
APAE BRASIL: Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla propõe atenção ao respeito ao deficiente
É uma oportunidade de mobilização social para aproximar a sociedade das múltiplas realidades vividas pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo o enfrentamento do capacitismo e reafirmando que é dever de todos combater o preconceito, a discriminação e as exclusões históricas que ainda persistem.
E, neste ano de 2025, a Apae Brasil convida a sociedade a refletir e agir sobre quem tem decidido o que as pessoas com deficiência podem ou não fazer. Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla propõe uma atenção à escuta dos desejos e das escolhas das pessoas com deficiência, ao respeito às diferenças e à criação de oportunidades reais.
O processo de elaboração desse tema garantiu o protagonismo das pessoas com deficiência, por meio dos autodefensores, respeitando o lema “Nada sobre nós, sem nós”, não apenas como um princípio ético, mas como uma prática concreta de inclusão e cidadania.
A inclusão só é plena quando há acesso, apoio e reconhecimento de todas as formas de expressão, faladas ou não. Inspirada no conceito biopsicossocial, a campanha reforça que a deficiência não está na pessoa, mas na interação com contextos que excluem. É nesse encontro entre sujeito e sociedade que surgem barreiras, mas também é possível surgir as oportunidades.
A deficiência não define, ela não é um limite em si. O que exclui e limita são as barreiras sociais, atitudinais, comunicacionais e estruturais que impedem a interação social e a plena participação das pessoas na vida em sociedade. Um corpo com impedimentos faz parte da natureza humana.
A deficiência não define quem uma pessoa é. A deficiência não é uma sentença. É apenas uma das características de uma pessoa, que, como qualquer outra, sonha, aprende, ama e transforma o mundo à sua maneira.
Quando uma pessoa não acessa a escola, o trabalho, a cidade, a cultura ou as relações sociais, o problema não está na deficiência em si, mas na falta de oportunidades, apoios, acessibilidade e de reconhecimento de sua singularidade.
A deficiência não define. O que realmente transforma vidas são as oportunidades: de aprender, de ser ouvido e, principalmente, de ser respeitado. O que dá sentido ao direito de estar, ser, participar e pertencer. O que transforma é acesso, apoio, reconhecimento e oportunidades.
Oportunidade é um direito. Que se expressa por meio do acesso a diversos outros direitos, recursos e oportunidades. Oportunidade é acesso à educação de qualidade, à formação profissional, à cultura, à tecnologia assistiva, à convivência familiar e comunitária, ao cuidado respeitoso e à participação nas decisões sobre a própria vida. E isso é inclusão.
As oportunidades que revelam potencial, despertam talentos, ampliam horizontes e afirmam a dignidade, reconhecem o humano, que transforma em liberdade a existência.
E, para que as oportunidades sejam reais, é preciso ouvir. Mas ouvir de verdade, dar atenção ao que é expressado pela pessoa com deficiência.
Incluir a voz da pessoa com deficiência é mais do que dar espaço para que ela fale: é garantir que possa se expressar da forma que lhe for possível.
Nem todas as pessoas falam com palavras. Algumas se expressam com gestos, com olhares, com dispositivos de comunicação alternativa. Outras comunicam-se com a ajuda de pessoas de confiança, familiares ou profissionais. Isso não diminui seu direito de serem compreendidas. Isso não anula o poder de suas vozes.
Voz é expressão, presença, movimento, gesto, olhar, escolha.
A inclusão é um direito humano fundamental. Não se trata de um favor, de uma concessão ou de um gesto de boa vontade. Trata-se de garantir dignidade, equidade e justiça a todas as pessoas, reconhecendo que a diversidade humana é riqueza, e não obstáculo. A inclusão só é plena quando os espaços estão abertos, as barreiras são removidas, os apoios são garantidos e todas as vozes, faladas ou não, são respeitadas como legítimas.
Por isso, neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla convida famílias, profissionais, amigos e amigas, comunidade, políticas públicas, poderes constituídos para refletir: quem pode definir o futuro de uma pessoa com deficiência? Quem tem decidido o que elas podem ou não fazer, ou quem elas são? Que oportunidades estamos, de fato, ajudando a construir e, sobretudo, estamos prontos para escutar, respeitar as vontades e escolhas, reconhecer diferentes formas de expressão, e agir por uma sociedade verdadeiramente inclusiva?
Convidamos a sociedade a agir. Não basta incluir no papel: é preciso remover barreiras, garantir apoio e valorizar todas as formas de existência. Não basta falar por, é preciso escutar com. Porque a voz também se expressa no silêncio, na dança, no afeto, na arte, no gesto e no olhar. Fonte: APAE Brasil.
LIBERTADORES: as datas e horários das quartas de final
Confira as datas e horários das quartas de final da Libertadores 2025 nos jogos de ida:
16/9 (terça) - 19h30 - Vélez Sarsfield x Racing - José Amalfitani - Paramount.
17/9 (quarta) - 21h30 - River Plate x Palmeiras - Monumental de Núñez - Globo e ESPN.
18/9 (quinta) - 19h - LDU x São Paulo - Casa Blanca - Paramount.
18/9 (quinta) - 21h30 Flamengo x Estudiantes - Maracanã - ESPN.
JOGOS DE VOLTA
23/9 (terça) - 19h30 - Racing x Vélez Sarsfield - El Cilindro - Paramount.
24/9 (quarta) - 21h30 - Palmeiras x River Plate - Allianz Parque - Globo e ESPN.
25/9 (quinta) - 19h - São Paulo x LDU - Morumbis - Paramount.
25/9 (quinta) - 21h30 - Estudiantes x Flamengo - Jorge Luis Hirschi - ESPN.
EVANGELHO DO DIA 23 de agosto 2025
Ele vende todos os seus bens e compra aquele campo.

Um homem o encontra e o mantém escondido.
Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens
e compra aquele campo.
que procura pérolas preciosas.
ele vai, vende todos os seus bens
e compra aquela pérola".
Palavra da Salvação.
22 de ago. de 2025
A história do agricultor e pioneiro Moacir José Ferri, um dos fundadores da Coamo há 54 anos em Campo Mourão
de novembro de 1970, e também da Credicoamo com o número 19 em 17 de novembro de 1989. Moacir faleceu ontem, dia 21 de agosto de 2025, em Campo Mourão e será sepultado hoje a tarde. As diretorias da Coamo e Credicoamo manifestam votos de pesar à família do pioneiro, que foi um grande cooperativista e praticou a filosofia deste movimento que vem transformando há décadas a vida de milhares de agricultores.
Moacir está na história como um dos 79 produtores rurais que se uniram para buscar melhores condições de compra e venda de produtos e, com o tempo, viu a Coamo evoluir e se consolidar como uma grande empresa. Ele é uma testemunha viva da história da cooperativa e sua família é tradicional e originária de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, onde nasceu a Coamo.
Cooperativista que sempre foi, compartilhou na sua vida o orgulho de ter participado e visto a Coamo crescer e alcançar grandes resultados, desde a iniciativa em 1970 da união de agricultores até a consolidação como uma das maiores cooperativas do país e da América Latina.
Nos quase 55 anos da história da cooperativa, ele participou intensamente dos eventos da Coamo, presenciou e se emocionou com a inauguração de novos entrepostos e indústrias, que demonstram a evolução e a capacidade de adaptação da cooperativa às inovações tecnológicas.
A participação de Moacir Ferri na Coamo é vista como um legado por sua família, que como cooperados mantém a história viva do cooperativismo.
História - A família de Moacir Ferri era do ramo da madeira. Eles vieram para Campo Mourão explorar o segmento no final da década de 1960. Porém, a madeireira fechou e eles ficaram sem rumo. Foi quando começaram a mexer com lavoura. Logo em seguida, começou a movimentação para se fundar a cooperativa. “Juntamos os agricultores das regiões de Campina do Amoral e Piquirivai e viemos para Campo Mourão. Nos reunimos na associação do Banco de Brasil e fundamos a Coamo. Nossa família não tinha muita noção sobre a lida com a lavoura”, recorda o fundador número 32.
Com diversos membros da família entre os fundadores, Moacir não imaginava que a Coamo se tornaria o que é hoje. “Entre os fundadores tinham meu tio, Fioravante João Ferri, meu pai, Afonso César Ferri, meu irmão, Benito Ferri, Vitor Alécio, meu cunhado, todos falecidos, e eu, que na época tinha 23 anos. Penso que nem nos melhores sonhos do Aroldo, ele imaginou que a Coamo chegaria aonde chegou. Nossa intenção era apenas montar um grupo para ter força nas negociações.”
Para o fundador, um dos segredos da Coamo foi a reunião de pessoas coesas e inteligentes. “A meta sempre foi melhorar a cada dia. Com isso, fomos crescendo e crescendo. A cada ano, tínhamos que fazer um armazém novo, e a turma achava que era demais, mas depois de construído já não comportava mais a demanda. Já faltava espaço, de tão acelerado que foi esse crescimento da Coamo.”
Moacir Ferri e sua participação na história da Coamo está inserida no Memorial Coamo.
Outro aspecto que Moacir Ferri destaca é o crescimento que a Coamo trouxe à Campo Mourão. “A cooperativa trouxe um fluxo de dinheiro muito grande para Campo Mourão. É uma região essencialmente agrícola, os madeireiros que tinham foram embora, sumiram e Campo Mourão vivia da madeira. Como a madeira acabou, o dinheiro também acabou. Está aí a "olhos nus", aonde a Coamo se instala, as coisas melhoram. Ela leva conhecimento, condições e ensinamentos para os agricultores evoluírem.” Fonte: Jornal Coamo e Revista Coamo.