28 de fev. de 2018

GRÊMIO Mourãoense terá as cores do Município

As cores e uniformes do Grêmio Esportivo Mourãoense, a "Águia da Asa Leste" serão as cores do Município de Campo Mourão. 
A diretoria espera apoio para o crescimento da equipe. Empresários estão convidados  a colocar a logo das suas empresas nos uniformes do Grêmio.
E os torcedores podem pedir camisas do time que nasce para ser forte e vencedor. 
Contatos pelos fones 99730-4800 Leandro Leite,  99806-2044 Felipe, 99969-5281 Prof. Jair Lençone.

CAMPO MOURÃO Memória Esportiva Mourãoense 31

Equipe de basquete da Arcam disputando campeonato Citadino da modalidade há várias décadas.

CAMPO MOURÃO ALMANAQUE "Nossa História e nossa cidade" 14

O ano é 1971 e a imagem é da antiga rodoviária de Campo Mourão onde hoje está a Biblioteca Municipal Professor Egidio Martello.

CAMPO MOURÃO DISPUTA 24° Torneio Interseleções de Bolão em Guaratuba

A seleção de Campo Mourão está disputando em Guaratuba o 24° Torneio Interseleções de Bolão. O time mourãoense com jogadores experientes está neste evento tradicional no bolonismo paranaense na mesma chave de do  Iate clube de Guaratuba, América de Ponta Grossa, Assercoop de Medianeira, e do Itajaí de Santa Catarina e Bom princípio do Rio Grande do Sul.


ENTREVISTA DE DOMINGO: Jorge Guirado

O nome Guirado é de origem Espanhol e na interpretação tem a cor ouro (amarelo) que representa coragem, honra e nobreza. O homenageado deste mês na ENTREVISTA DE DOMINGO no Blog do Ilivaldo Duarte é o londrinense de nascimento e cascalense de coração Jorge Luis Fernandes Guirado, que no próximo dia 28 de fevereiro irá completar 60 anos. 
Com um extenso currículo e uma jornada vitoriosa no mundo da comunicação há mais de quatro décadas, graças ao visionário jornalista João Milanez. " Sou muito grato a ele, pois foi ele que me deu a oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do futebol em Londrina", explica "Jorjão" como é conhecido por muitos nesses anos todos e atualmente diretor geral da CATVE em Cascavel. 
Ele esteve em três Copas do Mundo, Olimpíadas, inúmeras transmissões de Fórmula Um e eventos. 
Nesta ENTREVISTA DE DOMINGO Jorge Guirado é homenageado por sua contribuição a qualidade do jornalismo paranaense e conta um pouco da sua história com fatos e fotos de sua trajetória.
QUEM É JORGE GUIRADO? Sou um dos três filhos
do seu José e da dona Maria, tenho três filho, sou empenhado e determinado, gosto do que faço.  Sou VIP - Vim do Interior do Paraná, como diria Belchior antes de sumir : “Apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior". Sou do interior do Paraná, lá da minha Vila Nova em Londrina, onde nasci em 28 de fevereiro e estou prestes a completar 60 anos.


ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA?  Simples mas feliz na Vila Nova em Londrina.
COMO FOI SUA JUVENTUDE E ONDE? QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA?  Simples, tranquila e  feliz até os 18 anos em Londrina  Comecei a trabalhar cedo.  Aos 13 anos já estava na luta.  Me lembro do primeiro emprego na Industria Farmacêutica Londrifarma Ostam,  foi marcante. Primeiro trabalho, primeira (namorada) paixão.


DESDE QUANDO EM CASCAVEL? - Desde 1976 quando vinha cuidar da obra (TV Tarobá)  e depois em definitivo no ano 1978, por escolha de João Milanez que implantou e fez a Tarobá. Sou muito grato a ele que me deu esta
oportunidade de ser um profissional de comunicação, ter um pouco de seu espirito e determinação. Se não fosse ele talvez eu fosse um perna de pau do Futebol em Londrina.

COMO FOI E ONDE SUA TRAJETÓRIA
PROFISSIONAL? O QUE FAZ HOJE? Primeiro Dragista (fazia comprimidos em drageas), depois como responsável pelo despacho de pedidos de todo Brasil, depois auxiliar de escritório em Imobiliária ainda em Londrina. Em 1976 fui office boy de João Milanez, na TV Tarobá (ainda apenas um escritório em Londrina) até o final de 2003. No ano seguinte participei da criação e montagem da CATVE em Cascavel.
Nota do Blog - João Milanez - 15/12/1923 a 08/08/2009.
Jornalista que fundou a  TV Tarobá em Cascavel, e participou da fundação das empresas Rádio Folha FM e Rádio Igapó FM, e do jornal Folha de Londrina, todos veículos em Londrina,  Na manhã de 8 de agosto de 2009, faleceu na Santa Casa de Londrina vítima de falência múltipla de órgãos, aos 85 anos e sete meses, em virtude de um câncer no rim. - na foto acima, Jorge com Milanez e seu pai, o seu Zelão.
O QUE FEZ QUE NÃO FARIA DE NOVO? Não mudaria nada, até os tombos fazem parte do aprendizado e da vida.


COMO É SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Participativo. Com campanhas e ações através dos veículos de comunicação em que estou ou estive.
COMO ENTROU A COMUNICAÇÃO EM SUA VIDA?

A convite do melhor de todos os Paranaenses do meio – João Milanez-,  que me deu espaço, chance, oportunidade e vários ensinamentos.

QUAIS, ENTRE TANTAS EXPERIÊNCIAS NÃO SAEM DA MEMORIA?  Muitas. Momentos marcantes em transmissões em realizações. Difícil citar uma.  Mas a transmissão do assalto do Banco do Brasil em
Goioerê, do sequestro em Marechal Cândido Rondon,  a inauguração da Ponte de Guaíra -  sonho de muitos, a inauguração da Ponte Tancredo Neves (Brasil/Argentina), de três Copas do Mundo, das Olimpíadas, da transmissão por vários anos da Fórmula Um, Indy, Carnaval da Bahia e do Rio para Globo, Band e o mundo, só para citar algumas.

QUAL É O MELHOR TIME QUE JÁ VIU JOGAR EM  TODOS OS TEMPOS?  Seleção, foi a de 1982 e um time, foi o do Flamengo, campeão do mundo com Zico.
QUAL O FUTURO DO JORNALISMO NO BRASIL?  O jornalismo participando ativamente da vida do Brasileiro e ajudando diminuir os desvios do setor público. As mídias sociais exigem que os meios de comunicação  se reinventem.
QUAL MANCHETE FICOU NA SUA HISTÓRIA DE VIDA? Da lenda a realidade, a força do trabalho.
QUAL A IMAGEM DA SUA VIDA? O desenho que meu pai  fez de meu caminho a seguir.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME?  gosto de vários esportes - automobilismo, voleibol, futsal, futebol. Meu time [e o Santos e o meu ídolo Luciano do Valle, mais que um ídolo, foi um professor e amigo).

O LUCIANO DO VALLE, COMO LOCUTOR E EMPREENDEDOR,  É UM DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS DA TV BRASILEIRA?  Meu amigo, meu irmão mais velho. Com ele aprendi muito sobre gerar eventos esportivos.  Todos os dias surgem talentos mas, completos e com a visão do "Bolacha" dificilmente surgirá outro. Ele me levou em Olimpíadas, Copas, Indy, e em grandes eventos. Saudades dele.
VOCÊ SE INSPIROU NELE PARA TER O DINAMISMO QUE TEM?  Devo 30% ao Luciano e 30 % por cento ao seu João Milanez, que me deram oportunidade e o caminho de como ser e fazer, e 40% divido com meu pai, que me deu a formação pessoal.
QUEM É JORNALISTA EXEMPLO? QUAL O

MELHOR NARRADOR NA SUA OPINIÃO? Exemplo não sei, mas gosto do Milton Yung. Melhor narrador o velho e bom Silvio Luiz.
QUAL TÍTULO DA SUA VIDA EM QUE VIBROU COMO NUNCA? A Copa de 94, estava na equipe da Band. Vivi intensamente dentro da competição.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS QUE

CONHECE MUITO. Depende o que é conhecer muito,
cada um tem um motivo e um contato, mas conheço bem entre tantos Neto, ídolo do Corinthians, Silvio Luiz,  narrador da Rede TV e Marquinhos Xavier, técnico da seleção brasileira de futsal.

QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO?  Todas tiveram um motivo.
QUAL SEU SENTIMENTO APÓS ESTA JORNADA VITORIOSA NA COMUNICAÇÃO? Parafraseando Roberto Carlos  “Não sei se chorei ou se sorri mas o importante é que emoções eu vivi….”
QUAIS VIRTUDES PARA SER UM JORNALISTA COMPLETO?  Ético, isento, determinado. Seguir exatamente o Lead (Como, onde, quando, quem, o que e por quê)- Não faltará respostas e não haverá duvidas. Nota do Blog - Lead 
é a primeira parte de uma notícia. Geralmente o primeiro parágrafo posto em destaque fornece ao leitor informação básica sobre o conteúdo.

VOCÊ NUNCA FOI CANDIDATO A NENHUM CARGO POLÍTICO MESMO TENDO INFLUÊNCIA E SENDO POPULAR? Não tenho influência, isto é ilusório, não me elegeria nem como síndico do prédio.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER?  investir mais em alguns profissionais que valem a pena. Estive com alguns.
JOGO RÁPIDO
ÉTICA É… respondo com a resposta que o 
Mário
Sérgio Cortella me deu quando fiz esta pergunta a ele: "Até onde vai a ética? Até o limite da tua escolha. Não é porque o outro faz que você tem que fazer também... A minha honra está em mim.."
MOMENTO ATUAL. preparar para a aposentadoria.
MÚSICA– Words Bee Gees.
UM LIVRO - Médico de Homens e de Almas e Inteligência Emocional.
PROFESSOR? A do primário, minha primeira e importante professora Tereza Canhadas - 
 educadora londrinense Professora Tereza Canhadas Bertan, pioneira na educação e pedagogia em Londrina.
SONHO? Terminar meu livro.
SAUDADE? DO QUE E DE QUEM? muitas, de Meu pai.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Ouvir a voz de um amigo, em lugar distante, depois de apagar em acidente de carro.
HOBBY? Pescar.

MANIA? ver televisão.
PROGRAMA? vejo tudo, vivo disso.
FRUSTRAÇÃO? Não saber tocar violão e cantar decentemente.

FAMÍLIA É... a base de tudo.
A CASCAVEL DO PRESENTE É... uma cidade em crescimento apesar de alguns de seus governantes. Felizmente cresce por si só.

A CASCAVEL DO FUTURO SERÁ? Espero uma Metrópole.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E CONTAR UM POUCO DE SUA HISTÓRIA?  Embora pense não merecer, feliz e agradecido
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI
NO BLOG?  Aqueles que fizeram história especialmente no interior do Paraná. São muitos.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG?  Vivam intensamente. Aproveitem seu lazer e descanso com a família. a Vida é curta, Muitos amigos importantes se foram sem fazer isto, Infelizmente.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Uma que eu não saberia responder: Como se realizar profissionalmente sem sacrifícios?
NOTA DO BLOG - No segundo tempo do programa campeão Tocando de Primeira na Rádio Colméia de Campo Mourão, entrevistei neste sábado 17 de fevereiro, Jorge Guirado anunciando a postagem desta homenagem. Parabéns Jorjão, viva a sua trajetória e todos àqueles que te apoiaram e vibraram com você, colaborando para que este sucesso se tornasse realidade.