19 de fev. de 2025

AUGUSTO Cury e a dica para viver a vida intensamente


 

SANTO EVANGELHO do dia 19 de fevereiro 2025

EVANGELHO

O cego ficou curado,
e enxergava todas as coisas com nitidez.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8,22-26



Naquele tempo,
22
Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida.
Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego
e pediram a Jesus que tocasse nele.
23
Jesus pegou o cego pela mão,
levou-o para fora do povoado,
cuspiu nos olhos dele,
colocou as mãos sobre ele, e perguntou:
"Estás vendo alguma coisa?"
24
O homem levantou os olhos e disse:
"Estou vendo os homens.
Eles parecem árvores que andam".
25
Então Jesus colocou de novo 
as mãos sobre os olhos dele
e ele passou a enxergar claramente.
Ficou curado,
e enxergava todas as coisas com nitidez.
26
Jesus mandou o homem ir para casa,
e lhe disse: 
"Não entres no povoado!"
Palavra da Salvação.

18 de fev. de 2025

A VIDA e suas três regras


 

O TEMPO e as suas lições


 

SANTO EVANGELHO do dia 18 de fevereiro 2025

 EVANGELHO

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8,14-21



Naquele tempo,
14
os discípulos tinham se esquecido de levar pães.
Tinham consigo na barca apenas um pão.
15
Então Jesus os advertiu:
"Prestai atenção e tomai cuidado
com o fermento dos fariseus
e com o fermento de Herodes".
16
Os discípulos diziam entre si:
"É porque não temos pão".
17
Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:
"Por que discutis sobre a falta de pão?
Ainda não entendeis e nem compreendeis?
Vós tendes o coração endurecido?
18
Tendo olhos, vós não vedes,
e tendo ouvidos, não ouvis?
Não vos lembrais
19
de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?
Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?"
Eles responderam: 
"Doze".
20
Jesus perguntou:
E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas,
quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?
Eles responderam: 
"Sete."
21
Jesus disse:
"E vós ainda não compreendeis?"
Palavra da Salvação.

17 de fev. de 2025

APAE recebe doação dos amigos palmeirenses


 A festiva dos amigos palmeirenses da Arcam promoveu integração com mais de 150 palmeirenses e amigos neste domingo, 16, e doação para a Apae de Campo Mourão. Um domingo que marcou a solidariedade e encontro dos apaixonados pelo verdão e o próximo.

FESTIVA dos Amigos Palmeirenses beneficente para Apae de Campo Mourão

Tradicional há 22 anos, os amigos palmeirenses da Arcam em Campo Mourão se reuniram no domingo 16 de fevereiro para o primeiro encontro de 2025. 

O evento contou com a presença do ex-jogador Henrique Buss, que jogou no Coritiba, Palmeiras, Barcelona, Napoli e Seleção Brasileira, entre outros. Ele foi homenageado com vídeo mostrando sua apresentação no Palmeiras em 2008 e Gol no jogo contra o Noroeste, no time que ganhou o Paulistão daquele ano. 

A Apae foi a entidade escolhida pelos palmeirenses para receber uma doação para suas atividades. E o lado social sempre é uma ação presente há vários anos nos eventos dos amigos palmeirenses.






 

VEM Aí o Costelão de São José


 

SANTO EVANGELHO do dia 17 de fevereiro 2025

EVANGELHO

Por que esta gente pede um sinal?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8,11-13



Naquele tempo,
11
os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus.
E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu.
12
Mas Jesus deu um suspiro profundo
e disse: 
"Por que esta gente pede um sinal?
Em verdade vos digo,
a esta gente não será dado nenhum sinal".
13
E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca
e se dirigiu para a outra margem.
Palavra da Salvação.

15 de fev. de 2025

FALTOU UM GOL e o Rio Branco de Paranaguá é o outro rebaixado ao lado Paraná Clube no futebol paranaense

 A foto ao lado é do ano passado quando o Rio Branco se classificou para a final da segunda divisão do futebol paranaense. E na rodada deste sábado, 15 de fevereiro, o time da estradinha venceu fora de casa o Cascavel por 3 a 1. E faltou só um golzinho para o Rio Branco se livrar do rebaixamento e colocar o Andraus na segundona", mas não deu e o Rio Branco caiu ao lado do Paraná Clube para segunda divisão paranaense em 2026.

Com os resultados deste sábado, definidos as quartas de final do Campeonato Paranaense 2025: Coritiba x Maringá, Londrina x Cianorte, Athletico x Azuris e Operário x São-Joseense.

O "GARIMPEIRO" professor Paulinho Costa, 34 anos de carreira vitoriosa e uma coleção de jovens cidadãos e títulos

Na quinta-feira, 11 de fevereiro, completou-se 34 anos da chegada do professor Paulo Cesar da Costa, o "garimpeiro", o "Paulinho do atletismo", em Campo Mourão. Maringaense de nascimento, filho de Dival e Vilma Costa, ele chegou em 1991, a convite do professor Itamar Tagliari, então secretário de Esportes.

GARIMPEIRO - Paulinho é um dos nomes mais importantes no atletismo paranaense e nacional, também com renome internacional. Com o positivo rótulo de “garimpeiro” dado pelo jornalista Ilivaldo Duarte , ele sempre está em busca de novos atletas para a modalidade. Assim, ele descobre, lapida e transforma singelos iniciantes em grandes potências no esporte. E a recém-inaugurada pista sintética de atletismo no Complexo Esportivo Roberto Brzezinski foi considerada um grande sonho realizado na vida desse esportista.

ORIGEM - “Dos meus 14 até os 23 anos, a convite do professor de educação física, João Borges, me destaquei numa competição colegial realizada em Londrina. Fui competir nos Jogos Colegiais do Paraná (Fase Final), em Ponta Grossa, fui convocado para a Seleção Paranaense, daí me apaixonei pela modalidade”, afirma.

Depois, muitos momentos se passaram, até sua chegada a Campo Mourão, onde com apoio revolucionou a modalidade de atletismo levando a cidade durante vários anos, seguidos com seus atletas ao topo dos pódios e a conquista de medalhas e troféus em todas as magnitudes, além, evidentemente, do reconhecimento internacional que seus atletas tem obtido.

É HOJE NO TOCANDO DE PRIMEIRA 1.554: atletismo, empreendedorismo e cidadania no microfone da Colmeia FM

Hoje tem o tradicional programa Tocando de Primeira com a edição 1.554, apresentação do jornalista Ilivaldo Duarte e direto no jardim Porto Feliz, na região do Cidade Nova, no estúdio móvel da Rádio Colmeia FM. 

No primeiro tempo, presença de Eduardo Akira Azuma, secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico para comentar sobre a promoção do "Campo Mourão no Prato" - Festival que começou ontem e vai até dia 28 de fevereiro, com  60 estabelecimentos, oferecendo um cardápio variado ao preço fixo de R$ 29,90, sendo uma iniciativa da Acicam, em parceria com a Prefeitura de Campo Mourão, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Codecam, Sebrae, e Unespar (Curso Superior de Turismo). 

Desde sua estreia em 2023, o festival já movimentou mais de R$ 3,5 milhões na economia local, com a venda de 68.148 pratos, refletindo na geração de empregos e renda. O festival se destacou em 2024 ao ser reconhecido como um dos Top 5 Melhores Relatos de Experiência em evento internacional do setor de turismo e obteve o segundo lugar no Prêmio Campo Mourão Sustentável

No segundo tempo, o professor "garimpeiro" Paulo César Costa, o "Paulinho do Atletismo" (foto) é o convidado para comemora seus 34 anos de carreira a frente de uma das modalidades que mais colaborou para a formação dos cidadãos e colou Campo Mourão no pódio brasileiro e internavional.

É neste sábado , a partir das 11 horas no programa campeão líder de audiência, tradição e orgulho paranaense. Só não ouve quem não tem rádio ou não tem vizinho, de bem com, a vida, com a Colmeia FM.

SANTO EVANGELHO DIA 15 de fevereiro 2025

 Evangelho (Mc 8,1-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2 "Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe". 4 Os discípulos disseram: "Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?" 5 Jesus perguntou-lhes: "Quantos pães tendes?" Eles responderam: "Sete." 6 Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. 7 Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8 Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9 Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10 Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

14 de fev. de 2025

DECISÃO


 

SEJA melhor!


 

PRIMEIRO MOURÃOENSE na história convocado para seleção brasileira de futsal


Na minha história de 40 anos no jornalismo posto esta excelente e histórica notícia pela primeira vez: um mourãoense Marcelo Augusto dos Santos, o “Marcelinho” é o primeiro do futsal de Campo Mourão convocado para seleção brasileira, dirigida pelo técnico Marquinhos Xavier. 

Antes, Campo Mourão teve atletas convocados em décadas anteriores para seleção paranaense de futsal. Nos bons tempos da Associação Tagliari.

Para a alegria e orgulho dos pais Jader e Araceli, e da comunidade de Campo Mourão, Marcelinho joga atualmente em Palma de Maiorca, na Espanha. 
Marcelinho está  entre os 15 atletas convocados para Copa Intercontinental, que será realizado de 3 a 9 de março em São José dos Pinhais, no Paraná,  para enfrentar  as seleções de Afeganistão e Groenlândia.

Parabéns Marcelinho e a comunidade de Campo Mourão, um momento único na nossa história.

SANTO EVANGELHO dia 14 de fevereiro 2025

 Evangelho (Mc 7,31-37)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" 35 Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

13 de fev. de 2025

A UMA RODADA do fim da primeira fase, Londrina lidera Campeonato Paranaense da primeira divisão 2025


 

SANTO EVANGELHO dia 13 de fevereiro 2025

 Evangelho (Mc 7,24-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24 Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25 Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26 A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27 Jesus disse: "Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". 28 A mulher respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". 29 Então Jesus disse: "Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha". 30 Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

12 de fev. de 2025

CAIU DE NOVO O PARANÁ para segunda divisão paranaense

 Caiu novamente o Paraná Clube para a segunda divisão do futebol paranaense. Perdeu na noite desta quarta-feira por 2 a 0 em Cianorte, fez sete pontos e uma vitória, acumulando a lanterna e foi rebaixado de novo neste trágico 12 de fevereiro de 2025.  A outra vaga para a segundona será Rio Branco ou Sao-Joseense. 

SANTO EVANGELHO dia 12 de fevereiro 2025

 Evangelho (Mc 7,14-23)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: 15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". 17 Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18 Jesus lhes disse: "Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, 19 porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para o fossa?" Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20 Ele disse: "O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23 Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

11 de fev. de 2025

SANTO EVANGELHO dia 11 de fevereiro 2025

 Evangelho (Mc 7,1-13)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

10 de fev. de 2025

PENÚLTIMA rodada da primeira fase do Paranaense pode definir rebaixados à “Segundona” de 2026


 

A QUEM pertence a dor


 

ORATÓRIA e escutatória


 

SANTO EVANGELHO do dia 10 de fevereiro 2025

 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,53-56

Naquele tempo,
53
tendo Jesus e seus discípulos
acabado de atravessar o mar da Galileia,
chegaram a Genesaré e amarraram a barca.
54
Logo que desceram da barca,
as pessoas imediatamente reconheceram Jesus.
55
Percorrendo toda aquela região,
levavam os doentes deitados em suas camas
para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56

E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam,
colocavam os doentes nas praças
e pediam-lhe para tocar, 
ao menos, a barra de sua veste.
E todos quantos o tocavam ficavam curados.
Palavra da Salvação.