Jornalismo com informação e credibilidade. Valorizando nossa gente e nossa terra.
30 de jun. de 2010
FESTA DO CARNEIRO adia estreia do Sport para segunda a noite no RB contra o Arapongas
Já a estreia do Sport Clube Campo Mourão -foto do BLOG do Raoni-, não será mais no domingo, mas na segunda-feira a noite no glorioso Roberto Brzezinski, às 20h30, contra o Arapongas. Nesta fase, o Sport fará dez jogos, cinco em casa e outros cinco longe do seu estádio. Os dois primeiros classificados subirão à primeira divisão de 2011.
A mudança foi motivada pela realização da Festa Nacional do Carneiro no Buraco neste domingo, quando o prato típico de Campo Mourão será servido para 9 mil pessoas.
Agora é com o torcedor, que não tem mais desculpas para não ir ao estádio RB . Se queremos ter time na primeira divisão temos que apoiar e prestigiar o Leão do Vale.
A Capital do Centro-Oeste merece voltar a ter um time na divisão principal do futebol paranaense. E você, amigo leitor, o que pensa sobre essa situação?
Lançamento do Cartão OI comemorativo aos 40 anos da Coamo
Para o diretor Institucional da OI para o Sul do Brasil, Gabriel Ribeiro de Campos, a homenagem à Coamo é mais do que merecida e tem uma grande importância. “Homenagear a agricultura e a Coamo não é fácil, e tudo o que fizermos para isso será muito pouco por tudo o que a Coamo e a agricultura representa. Inicialmente, serão disponibilizados 45 mil unidades. A Coamo é uma grande parceira da OI e estar aqui hoje é motivo de muita alegria”, disse.
O prefeito do Município de Campo Mourão, Nelson José Tureck, entusiasmado com o lançamento do cartão em homenagem a Coamo, falou as autoridades, cooperados e imprensa da sua satisfação e da relevância do evento. “Este é um momento especial que marca a nossa história, a história de uma cidade que cresce e próspera sob a liderança da maior cooperativa da América Latina. Este cartão colocará a Coamo, Campo Mourão e todos os Municípios onde atua no mais alto lugar em todo o país, é um orgulho ser prefeito de uma cidade que tem uma unidade da Coamo, pois onde tem a Coamo tem desenvolvimento, prosperidade, tem felicidade e segurança, e tem riquezas”, assegura Tureck.
Motivos - O cartão Oi “Coamo 40 anos” tem uma foto de autoria de Vanderlei Maciel Camargo, da assessoria de imprensa da Coamo e foi produzido pelas equipes da OI e do departamento de Organização, Sistemas e Métodos da Coamo. A imagem do cartão simboliza o sol que é sempre muito forte e representativo: força, calor, energia. E representa a Coamo que é força, calor e energia para seus associados e para as pessoas ao redor. Na foto, as equipes da assessoria de imprensa e do departamento de Organização, Sistemas e Métodos da Coamo: Ilivaldo Duarte, Márcio Tonelli, Raquel Eichima, Vanderlei Camargo, Antonio Sérgio, José Bezerra e Antonio Shima.
No verso do cartão, está inserido texto apresentando a cooperativa. “Há 40 anos produzindo alimentos. A Coamo é a maior cooperativa da América Latina. Com 22 mil cooperados, ela atua no ramo da agropecuária em 60 municípios do Paraná (com sede em Campo Mourão), Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Produz soja (4,5% da produção nacional), milho (3%), trigo, centeio, cevada, e café. Para o consumidor final produz margarinas, gorduras vegetais, óleo de soja refinado, café torrado e moído e farinha de trigo. Em 2010, completa 40 anos contribuindo para o desenvolvimento econômico, técnico, educacional e social dos seus cooperados. “
29 de jun. de 2010
BASQUETE EM FESTA: China vai receber título de Cidadão Honorário de Campo Mourão
O vereador Pochapski destaca que China é “reconhecido como empreendedor e líder, e merece ter seu nome incluso na galeria das honoráveis personalidades agraciadas com a maior comenda concedida pelo Poder Legislativo para pessoas de destaque na comunidade.”
Pochapski disse que “Edson Hirata é uma das revelações nos últimos anos como conceituado dirigente esportivo em Campo Mourão e um dos responsáveis pela volta do basquete”.
na ENTREVISTA DE DOMINGO com o professor Edson Hirata, aqui neste BLOG, em 5 de julho de 2009.
Viva o Basquete mourãoense! Viva o professor China!
GOTAS DE MISERICÓRDIA: Você já rezou hoje?
O Sangue do cordeiro é sinal da primeira Aliança:
O sangue sobre as casas em que habitais vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito. (Êxodo 12,13)
Oração
Senhor Jesus Cristo, em vosso nome, e com o poder de vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento através dos quais o inimigo nos queira prejudicar.
Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo no qual hoje nos moveremos.
Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do Maligno. Pedimos-vos, Senhor, que envieis aos nossos lares e locais de trabalho a Santíssima Virgem Maria, acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que a habitam (nomear a cada um), as pessoas que o senhor a eles enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terra, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos e na fé colocamos um círculo de seu Sangue ao redor de toda nossa família.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar neste dia e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar.
Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, as estradas, os ares, as ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.
Com o vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos os atos, as mentes e os corações de nossa Pátria afim de que vossa paz e vosso Coração ao fim nela possam reinar.
Nós vos agradecemos Senhor, por vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém
Muito maior do que o sangue de bodes e touros é o Sangue de Jesus o Cordeiro de Deus:
“Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, quanto mais o Sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo”? (Hebreus 9,14-15)
“Em Cristo somos mais que vencedores”!!! (Romanos 8,37) Fonte: BLOG da Eliana Sá
ASSISTA vídeo da posse da Academia Mourãoense de Letras
Assista o vídeo clicando no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=weSgfxmO_js&feature=player_embedded
28 de jun. de 2010
UMA NOITE HISTÓRICA na posse da Academia Mourãoense de Letras
A Academia Mourãoense de Letras conta a partir de agora com 31 membros. Tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.
DISCURSO - abaixo, posto parte do meu discurso proferido na minha posse na noite de 24 de junho. Com alegria, recebi a pelerine confeccionada pela minha sogra Anália, da minha madrinha Silvana Casali.
“Numa cidade que possue tantas raízes de amizade, e ao lado de amigos, estou emocionado, agradecido e orgulhoso, neste momento. Meu coração de mourãoense pulsa mais forte e uma emoção indescritível toma conta de mim nesta noite ímpar de minha vida. hoje é uma noite realmente, muito significativa, e que me deixa repleto de alegria.
Jamais imaginei que algum dia poderia estar num evento desta magnitude, a frente de uma plateia tão seleta e de tamanha importância, formada por pessoas cidadãs, para com alegria e emoção ingressar na Academia Mourãoense de Letras, como fundador de uma cadeira 28.
Como mourãoense apaixonado por Deus, minha família, meus amigos e minha cidade, tenho orgulho em receber esta honraria. Isto me deixa orgulhoso, agradecido e enobrecido.
Da Rádio Colméia desde 14 de março de 1987, com programas aos sábados de manhã, inicialmente por 709 sábados seguidos, e após uma parada para concluir o curso de Direito, no Cies, e retorno em 2007 já se foram outros 170 sábados, totalizando 879 programas ou sábados.
Do programa “Golaço” pela TV Carajás - o primeiro esportivo da televisão mourãoense, ao lado do amigo irreverente, Birão Rodrigues, por exatos 99 sábados.
E mais recentemente, na mídia eletrônica, da data de 15 de fevereiro de 2009 quando da estréia no meu BLOG com publicação de notas e imagens de forma habitual. Tudo com muita paixão, hobby e profissionalismo.
Sem contar, nesta trajetória, o lado cooperativista, pois com orgulho e paixão, profissionalmente estou na Coamo desde mil novecentos e oitenta e quatro, e há mais de quinze anos coordenando a área de assessoria de imprensa e cooperativismo, e também colaborando para a divulgação da nossa Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo. Partilho com todos os senhores e senhoras, um pouco da minha história, alegria e paixão pelo exercício do jornalismo compromissado com a qualidade, a informação e o alto astral, ajudando a divulgar e a promover um pouco da história da nossa cidade e da nossa gente. uma cidade com gente de valor, com atuação em vários segmentos da nossa sociedade, que fizeram e fazem a diferença para um mundo melhor.
Gente e uma cidade de muito valor, com pessoas trabalhadoras e apaixonadas, repletas de bons propósitos, de amor a esta terra, e como disse o prefeito Dr. Renato Fernandes Silva, na sua posse em março de 1973, “com o desejo de fazer tudo para que campo mourão cresça, para o bem da nossa comunidade, para o bem do Paraná e do Brasil.” E como bandeira, tenho manifestado no BLOG e no programa Tocando de Primeira, a importância do civismo apresentando o nosso hino há dois anos ininterruptos aos sábados e valorizando a nossa região, não só como sede da microrregião da Comcam, mas, com o sonho de ser muito mais que isto: ser a “Capital do Centro-Oeste do Paraná”, como cidade –pólo de uma das mais importantes regiões do nosso estado.
Acredito que com a soma e a união de todos, Campo Mourão pode assumir definitivamente a sua história e a sua liderança no Centro-Oeste do Paraná, pois como está escrito no seu hino “No Centro-Oeste do Paraná, em região outrora hostil...”. Senhoras e senhores, penso ser este não só um sonho meu, mas de todos os mourãoenses que por aqui passaram ou aqui estão, vivendo e amando esta terra abençoado por deus.
........
Por fim, nesta noite histórica e inesquecível, assumo a cadeira 28 nesta academia com o firme propósito e compromisso de honrar seu estatuto e regimento, e atuar dentro das minhas possibilidades e habilidades, para o cumprimento de sua missão e o fortalecimento da classe, evidenciando a difusão da cultura e da cidadania, e a divulgação das notícias, e boas notícias diga-se de passagem, porque o homem, por natureza, gosta de alargar seus horizontes e essa é a essência e a razão maior do jornalismo.
Com o propósito de levar e elevar os cidadãos de nossa terra, gente que faz e acontece com suas habilidades, profissionalismo e voluntariado, dando de si para os outros um pouco do que recebe para fazer o mundo melhor." Desejo muito sucesso ao presidente Gilson Mendes de Góis, empossado como presidente da Academia Mourãoense de Letras. Agradeço a todos os presentes: autoridades, familiares, amigos e aos mourãoenses de nascimento de coração.
GILMAR e DINA CARDOSO com os troféus TOCANDO DE PRIMEIRA, em Farol
E foi, mas não foi só isso. Gilmar Cardoso foi surpreendido e homenageado no nosso quadro das "Celebridades".
Emocionado, orgulhoso e enobrecido, este jovem que tem uma história de vida e uma trajetória exitosa digna de elogios, recebeu no sábado, 26 de junho de 2010, o troféu Tocando de Primeira pela sua atuação na Academia Mourãoense de Letras, na literatura e no Município de Farol, onde com a graça de Deus, no tempo e no lugar certo, teve o privilégio de ser o primeiro prefeito e o mais jovem prefeito na época, a governar um município paranaense.
Foi um sábado para ficar na história e no coração deste mourãoense de nascimento e farolense de coração, Gilmar Aparecido Cardoso, que nasceu na Serraria Vitória, em Farol.
Gilmar é poeta, advogado e fundador da cadeira número 01 da Academia Mourãoense de Letras (AML).
E na ENTREVISTA DE DOMINGO, aqui neste BLOG, Gilmar Cardoso, contou e partilhou um pouco
da sua bonita história de vida com muita franqueza, simplicidade, determinação, humildade, alegria e ousadia.
E para alegria deste jornalista blogueiro, as fotos postadas aqui são muito bonitas e mostram o casal Gilmar e Dina Cardoso - o Casal 20, o Casal Celebridades- com os troféus "Tocando de Primeira" na Exposição do aniversário de Farol, neste final de semana. Ele foi homenageado sábado e ela em um dos programas do ano passado. Portanto, duas Celebridades.
Imagens que valem por mil palavras. Imagens de valor, de muito valor, diga-se de passagem. Viva os amigos Gilmar e Dina Cardoso!
BRASIL GOLEIA O CHILE e agora enfrenta a forte Holanda, na sexta, pelas quartas-de-final
A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho após roubada de bola de Ramires. Foi a oitava vez que o atacante do Santos balançou as redes chilenas, igualando-se a ninguém menos que Pelé como maior carrasco do adversário. Ele foi eleito o melhor em campo em votação no site da Fifa.
O terceiro triunfo sobre o Chile em jogos decisivos de Copa (os outros foram na semifinal em 1962 e nas oitavas em 1998) pôs a equipe de Dunga frente a frente a outro rival conhecido, a Holanda. A quarta partida entre os países em Mundiais será na sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Porto Elizabeth, no estádio Nelson Mandela Bay.
Por Daniel Lessa, Direto de Joanesburgo, África do Sul . Site Globo Esporte
27 de jun. de 2010
Agora, já a partir deste sábado, o Campo Mourão Futsal disputará a segunda fase no grupo B, tendo como adversários Colégio Londrinense, Cascavel, Guarapuava, Paraná e Palotina. Sábado, no Lar Paraná, tem Campo Mourão x Londrina.
O Copagril, de Marechal Candido Rondon foi o campeão da primeira fase da Chave Ouro, enquanto que forma rebaixadas para a Chave Prata de 2011 o Clevelândia e Aquarius, de Telêmaco Borba, justamente os dois times que foram chamados pela FPFS para cobrir desistências de times, entre eles, o Pato Branco.
Na tabela, o Campo Mourão Futsal estréia sábado em casa contra o Colégio Londrinense; no dia 10 de julho jogará em Palotina; dia 17 de julho recebe o Guarapuava e no dia 24 de julho, o Cascavel, no ginásio Valternei de Oliveira, para sair na última rodada do primeiro turno e jogar em Curitiba, diante do Paraná Clube.
Com determinação e muita aplicação, o nosso futsal tem grandes chances de ficar entre os oito primeiros na Chave Ouro 2011.
“Segundona”: CM estreia domingo contra o Arapongas, no RB, pelo hexagonal final
No sábado, a tarde, o Sport foi derrotado para a Portuguesa Londrinense em pleno RB, acumula cinco jogos sem vitórias, mas classificou em quarto lugar e vai com tudo para o hexagonal decisivo.
Neste domingo, 4 de julho, o Sport estréia no RB pelo primeira turno contra o Arapongas. Na sequência, dias 10 ou 11 contra o Roma, em Apucarana; dia 18 em São José dos Pinhais; e dois jogos seguidos em casa, nos dias 26 de julho frente ao Foz e 1 de agosto diante da Portuguesa. x Roma.
26 de jun. de 2010
ENTREVISTA DE DOMINGO: Gilmar Aparecido Cardoso, fundador da Academia Mourãoense de Letras
Nos versos de Fernando Pessoa, “Não sou nada./Nunca serei nada./ Não posso querer ser nada./ À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Comungo do pensamento de Charles Chaplin, para quem “Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante.”
RECEITA PARA UM POEMA
Primeiro escohe-se a caneta
De tinta azul ou preta
E papel a jeito.
Procura-se os objectivos
Os verbos e os adjectivos
Para tudo ficar perfeito.
Chama-se a intuição
Tambèm a inspiração
Pede-se conselho à alma.
Comvèm uma sala pequena
Simples e amena
Que apele à calma.
Após estes ingredientes
Descreves aquilo que sentes
Vê o que està a sair.
Logo que esteja tudo acertado
Pões o teu nome em baixo ou ao lado
E depois é só servir.
GILMAR, O QUE É SER POETA? Encontrei uma frase, que expressa bem o que é SER POETA, escrita por um dos grandes mestres das letras, José de Alencar. Vejam: "O cidadão é o poeta do direito e da justiça; o poeta é o cidadão do belo e da arte". Antes de mais nada, ser poeta, é um estado de espírito. Quem é poeta, o é internamente. Tem a poesia na alma. Falamos "poeta", mas normalmente estamos nos referindo a todo aquele (ou aquela... aliás, o termo POETA, se aplica tanto "aos", como "às") que tem aquele dom natural para as artes escritas, seja em poesia, ou em prosa. Tudo depende do lirismo da alma de quem escreve.
Depois, foi tudo uma conseqüência natural, nesse período passei a fazer cursinho pré- vestibular na capital e conheci uma jovem loira, bonita, simpática e solteira, que morava com outras amigas sua, todas advindas da cidade de Ponte Serrada – SC. Vim disputar a primeira eleição da minha cidade, fui eleito como sendo o mais jovem prefeito do Paraná na gestão 1993/1996 aos 22 anos de idade e no ano seguinte casei-me com a mulher da minha vida. Se um dia, na inspeção militar de madrugada, ali no Centro Social Urbano – CSU, de Campo Mourão, não tivesse dito na entrevista que queria de fato ir servir à Pátria através do Exército, só se acontecesse algo à exemplo do filme “Efeito Borboleta” para hoje estar aqui contando essa história.
Como toda boa seleção, essa também precisa contar com dois nomes para cada posição, não necessariamente sendo considerados titulares e reservas, mas cada qual "Tocando de Primeira" e marcando "Golaços", se convocados para o jogo:
1.Padre Ademar de Oliveira Lins; 2.José Aroldo Gallassini (Foto); 3.Ater Cristofoli; 4.Augusto Carneiro; 5.Namir Piacentini; 6.Valdete Rodrigues de Almeida; 7.José Eugênio Maciel; 8.Geraldo Santos (Fiorella) 9.Ephigenio Jose Carneiro; 10.Denir Dalefe; 11.Ademar Kenhiti Issi; 12.Joani Teixeira; 13.Eda Slomp; 14.Cristiano Calixto; 15.Aroldo Tissott; 16.Robervani Pierrin do Prado; 17.Rubens Sartori; 18.Eraldo Teodoro de Oliveira; 19.Dr Ruy Antonio Cruz; 20.Prof. José Pochapski; 21.Marcio Nunes; 22.Profª Sinclair Pozza Casemiro; 23.Dr Ricardo Acyolli Calderari, 24. Ricardina Dias.
NA SUA OPINIÃO DESCREVA MOURÃOENSES QUE SÃO SEM IGUAIS. ÚNICOS? Ely Rodrigues, o rádio-jornalismo; Sid Sauer, na internet-jornalismo; Ricardo Borges e Alderi Ribeiro, na tv-jornalismo; Carlos Soares, no teatro; Pixote, no traço do cartoon; Peteleco, no humor engraçado; Padre Gilson Sobreira (foto), na espiritualidade cristã; Sonia Cardoso e Ié, na voz e no canto; Davi Camargo, na letra; Edilaine Castro, na hiperatividade; Eda Slomp e Dorly Thomé, no estilo e na elegância; Nelson José Tureck, na popularidade; José Eugênio Maciel e Cristiano Calixto, na fidelidade e inteligência; Dona Jacira, Elza Hannel e José Turozi, no voluntariado e doação ao próximo; Edina Simionato, Jair Elias dos Santos Junior, Pedro da Veiga e Wille Batke Jr, na preservação da cultura e memória da cidade; Ademar Batista de Melo e Wilson Isolani, ex-governadores do distrito do Rotary Internacional; e padre Ademar, na reunião das qualidades que tornam o sacerdócio, mais do que uma vocação, uma missão; Os 3 “M” dos meninos da Rede Marcfarma, Marcelo, Márcio e Marcos; Dina Cardoso, no entusiasmo, na garra e na vontade de fazer bem feito.
Quando Eu Me Chamar Saudade/Sei que amanhã Quando eu morrer Os meus amigos vão dizer Que eu tinha um bom coração Alguns até hão de chorar E querer me homenagear Fazendo de ouro um violão Mas depois que o tempo passar Sei que ninguém vai se lembrar Que eu fui embora Por isso é que eu penso assim Se alguém quiser fazer por mim Que faça agora. Me dê as flores em vida O carinho, a mão amiga, Para aliviar meus ais. Depois que eu me chamar saudade Não preciso de vaidade Quero preces e nada mais.
“Cidadezinha” foi o primeiro poema escrito por Gilmar Cardoso, em 1982, na 7ª série da Escola Estadual de Farol.
CIDADEZINHA PEQUENA,
MAS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO.
REFIRO-ME A FAROL,
DISTRITO DE CAMPO MOURÃO.
HÁ POUCO TEMPO ATRÁS
ELE SE CHAMAVA PINHALÃO,
SUAS RUAS TÊM PEDRAS
E POUCA ILUMINAÇÃO.
A CIDADEZINHA É PEQUENA,
COMO QUALQUER DISTRITO.
É CERCADA POR CHÁCARAS,
FAZENDAS E SÍTIOS.
NÃO FALEM MAL DE FAROL,
PORQUE EU JÁ FICO TRISTE!
ESSA CIDADE PRA MIM
É A MELHOR QUE EXISTE.
SUAS CASAS SÃO PEQUENAS,
AQUI NÃO TEM EDIFÍCIO ALTO.
EU ADORO ESTA CIDADE
ATÉ MESMO SEM ASFALTO!
TALVEZ O MEU VERSO
ESTEJA UM TANTO QUANTO INFANTIL;
PORÉM, NÃO SEI DIZER DE OUTRA FORMA,
O QUANTO GOSTO, DESTE PEDACINHO DO BRASIL.
CIDADEZINHA PARANAENSE, POUCO HABITADA,TRANQUILA,
UM PONTINHO NO MAPA DO OESTE DO INTERIOR.
SEM RECURSOS, SUJA, DESUMANA ATÉ...
MAS, É MINHA, SIM SENHOR!
NÃO TROCO POR OUTRA, É TÃO BELA ESTA CIDADE.
AQUI TUDO SE MISTURA...
DESDE A MINHA INFÂNCIA À JUVENTUDE, ÉS MEU AMOR!
MISÉRIA, RIQUEZA E TERNURA...
PARA PESCAR É PRECISO
LEVAR VARA E ANZOL.
PARA VIVENCIAR A FELICIDADE
É SÓ MORAR CONOSCO EM FAROL.
ONDE A VIDA É MAIS VIDA,
O AMOR É MAIS AMOR...
E POR NASCER NESSA TERRA DE AMIGOS ,
AGRADEÇO A DEUS, O NOSSO SENHOR!
MINHA CIDADE!
FAROL,VOCÊ PRA MIM É GRANDE.
NÃO TEM NADA QUE NÃO ANDE
LIGADO À MINHA AFEIÇÃO.
TUDO O QUE TEM,
VOCÊ BEM SABE.
CIDADEZINHA!
ACREDITAS QUE VOCÊ TODA,
CABE DENTRO DO MEU CORAÇÃO?
FAROL, MINHA CIDADE!
À VÓS, RENDO OS MEUS LOUVORES.
EU TAMBÉM SOU TEU FILHO,
25 de jun. de 2010
TOCANDO DE PRIMEIRA com futebol, basquete, futsal e cultura, neste sábado nos 850 da Colméia
www.radiocolmeiaam.com.br ou http://www.portalradiorural.com.br/
Só não ouve o Ilivaldo Duarte quem não tem rádio ou não tem vizinho!.
Tocando de Primeira: um golaço no rádio brasileiro.
Há 879 sábados no ar, valorizando o bem, resgatando esperança e promovendo os bons exemplos.
Oferecimento: Centro de Diagnósticos Dr. Marcos Corpa. Paraná Supermercados. Cartório do Valdemar. Ótica Visolux. Super Fiorella. Troféu e Brindes Coelho
NA "SEGUNDONA", Sport joga neste sábado às 15h15, no RB, contra a Lusa Londrinense
Francisco Beltrão x Pato Branco (Estádio Anilado); Roma Apucarana x Foz do Iguaçu (Estádio Bom Jesus da Lapa); Londrina x SC São José (Estádio do Café); Arapongas x Cascavel (Estádio Municipal); Sport x Portuguesa Londrinense (RB, foto).
1 Foz do Iguaçú 17 ; 2 Roma Apucarana 16; 3 Campo Mourão 14; 4 Arapongas 12 ; 5 Cascavel 10; 6 Londrina 10; 7 Francisco Beltrão 8; 8 São José 8; 9 Portuguesa-LO 8; 10 Pato Branco 6.
CHAVE OURO: CM joga em Foz; rodada define grupos da 2ª fase do Paranaense 2010
Agora, a briga fica por conta da luta pela primeira colocação e também quem escapará do rebaixamento.
Confira os jogos da 15ª - rodada neste dia 26 de junho: Foz x Campo Mourão - na foto, o técnico Beto Souza; Copagril x Umuarama; Clevelândia x Cascavel; São Miguel x Aquárius; Adeafi x Marreco; Palotina x Guarapuava; Ciagym x São Lucas e Paraná Clube x Colégio Londrinense.
Os grupos da segunda fase:
Grupo “A”: 1º, 4º, 6º, 8º, 10º e 12º
Grupo “B”: 2º, 3º, 5º, 7º, 9º, e 11º
CLASSIFICAÇÃO
1º COPAGRIL/FAVILLE/DAL PONTE/M. C. RONDON (36 pts).
2º GUARAPUAVA/VIVO CELUARA MARYART (34)
3º CASCAVEL/DIPLOMATA/MUFFATÃO (26)
4º MARRECO FUTSAL (24)
5º C. LONDRINENSE/FEL/SERCOMTEL (23)
6º ZAELI/GAZIN/PENALTY (21)
7º CIAGYM/PAM/FUTSAL (20)
8º PARANÁ CLUBE/VALE FÉRTIL (20)
9º ADEAFI OLYMPIC GAMES (19)
10º FOZ FUTSAL/PENALTY (18)
11º CAMPO MOURÃO FUTSAL/FECAM (18)
12º ITVALE/POSTO SOL/PALOTINA (18)
13º SÃO MIGUEL ROADSTAR FUTSAL (12)
14º SÃO LUCAS/PÉ DEMAIS CALÇADOS (12)
15º AEC/CAMIFRA S/A (09)
16º AQUÁRIUS/PAGUE MENOS CALÇADOS (01)
Fonte: Federação Paranaense de Futsal
GILMAR CARDOSO estará na ENTREVISTA DE DOMINGO
Autor de 10 livros de poesias além de participação em vários livros de contos e antologias poéticas, ele foi o primeiro prefeito da cidade de Farol que está celebrando esta semana 17 anos de fundação.
"Sou um cristão católico, membro do Movimento da Renovação Carismática, fiel, humilde, reservado e companheiro. Sou uma pedra bruta que todos os dias carece de ser lapidada na busca pela perfeição.", se autodefine Gilmar Cardoso.
24 de jun. de 2010
SÉRGIO UEDA homenageado na Assembleia no Dia do Imigrante Japonês
O intuito do deputado Nishimori em todas suas iniciativas relativas à colônia japonesa, é reconhecer a influência de uma cultura milenar que - somando-se aos povos residentes no Brasil quando aqui chegaram - miscigenou-se e enriqueceu hábitos e maneiras de viver de todo um povo.
Discursando em português e japonês, o deputado Nishimori, fez questão de enaltecer as realizações de japoneses no Paraná. Afirmou o parlamentar, durante a homenagem: “Mas, ao retornar ao passado encontramos muitos pioneiros imigrantes japoneses que lutaram por um novo país, sem perder a sua tradição, sem abandonar a sua cultura milenar; pelo contrário mostrando sempre a todos que a cultura nipônica ajudava a harmonizar os usos e costumes do País que os acolheu. Ao adotar a Terra Brasileira como sua pátria, semearam a boa semente do amor fraterno, do trabalho, da perseverança, da honestidade e da prosperidade preparando seus filhos como verdadeiros cidadãos brasileiros. Sim, somos parte da História do Brasil...e a Comunidade Nipo-brasileira se orgulha muito disso!”
Escolhido como representante dos onze homenageados que receberam o Prêmio Kasato Maru, Kenji Oda - do alto de seus 86 anos - em seu discurso, traçou a trajetória dos imigrantes. Relatou que a super população do Japão no século XIX, somado ao fato de que o país estivera 265 anos isolado do restante do mundo - quando o período denominado Xogunato Tokugawa transcorrera sem guerras, sem epidemias e sem emigração – havia ocasionado dificuldades e fome a todo povo japonês. Explicou também que dívidas de pequenos agricultores da época, fizeram com que os mesmos perdessem suas terras e parte da produção não era mais suficiente para o pagamento de impostos muito altos.
TROFÉUS
Num Plenarinho que ficou pequeno para receber tantas pessoas, praticamente todos os homenageados estiveram presentes ao evento. Um a um foram chamados para receber das mãos do deputado Nishimori e do Cônsul do Japão (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Motohiro Hoshino os troféus e as placas comemorativas, sendo que muitos emocionaram-se ao ser agraciado com tal honraria.
Receberam o Prêmio Kasato Maru Kenji Oda, Kenji Uyeno, Kenji Ueta, Masato Fukushima (In memorian), Munetaka Matsubara, Sadatoshi Imazu, Shinichi Numata, Takumi Shimada, Seiichi Kamiguchi, Yoshio Miyazaki e Yoshio Okamura.
E foram homenageados com a Menção Honrosa Carlos Shoiti Horie, Kioji Furukita, Issami Morita, Jiro Masuda, Masayuki Inomata, Takeshi Maeda, Eduardo Otani, Hisako Tashiro (Fujima-Yoshiito), Koiti Sasaya, Mario Hirakuri, Masahiro Sakai, Norio Hiratani (In memorian), Ossami Fukuda, Ricardo Orikassa, Sérgio Ueda, Sumiko Murakami, TachiyoKinoshita (Hanayagui Ryuchita), Takako Kawasaki, Teruko Ogawa, Tokio Bansho, Walter Oguido, Yoshihiro Okano e Tereza Hatue de Rezende.