2 de mai. de 2011

BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II é passo anterior à santificação



O processo de beatificação do Papa João Paulo II, deste domingo (1º), é um passo prévio à canonização do pontífice, morto em 2005.
Desde que se facilitou o caminho da canonização para os futuros santos, graças à reforma do Código de Direito Canônico de 1983, diminuíram os obstáculos e exigências para se chegar a santo.
São três as etapas principais pelas quais deve passar o candidato a santo
: confirmação das "virtudes heroicas", beatificação e canonização, para as quais se necessita a comprovação de pelo menos dois milagres.
Polonês Karol Wojtyla morreu em 2 de abril de 2005, após um pontificado que durou 27 anos. Na própria noite em que foi anunciada sua morte, a multidão presente na Praça de São Pedro pedia que ele fosse declarado santo imediatamente.
A causa de beatificação do papa é uma das mais rápidas da história. Ela teve início um mês após a morte de João Paulo II, quando seu sucessor, Bento XVI, dispensou as regras e deu início às investigações da santidade, que em geral só ocorrem cinco anos depois do falecimento.
Toda esta comoção gera uma expectativa na comunidade católica de que o pontífice também percorra rapidamente o caminho para ser considerado santo. Provavelmente, João Paulo II deve ser nomeado magno, título honorífico que só foi concedido até hoje a dois outros papas, o que colabora com o processo de canonização, diz o consultor canônico da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Hugo Cavalcante.

Um comentário:

  1. Pensamento Vivo de João Paulo II: “Pouco importam expressões como Sumo Pontífice, Vossa Santidade, Santo Padre. Importa o que provém da morte e da ressurreição de Cristo”.

    ResponderExcluir