29 de jan. de 2024

O FUNDADOR da cadeira 28 da Academia Mourãoense de Letras


 A cadeira 28 é ocupada pelo jornalista Ilivaldo Duarte de Campos, mourãoense de nascimento, filho de Maria Cecilia e Daniel Martins de Campos. Casado, pai de dois filhos e avô, ele é graduado em Pedagogia e Direito, acumulando mais de três décadas de experiência no jornalismo e na comunicação. Apaixonado pela nossa cidade, cultura, esporte e história, Ilivaldo tem contribuído significativamente para a divulgação de nossa comunidade e suas histórias impactantes que influenciam o desenvolvimento de Campo Mourão e da região Centro-Oeste do Paraná.

Ao longo de sua trajetória nos diversos canais em que atua, como redes sociais, blog e o programa de rádio "Tocando de Primeira", tem se destacado na promoção da identidade local. Seu blog, em especial, eterniza personagens da cidade por meio das tradicionais "Entrevistas de Domingo", que se tornaram referência e fonte de pesquisa ao longo de mais de 10 anos, totalizando mais de 200 homenagens.

O patrono da cadeira 28 é o jornalista José Dutra de Almeida Lira, que chegou a Campo Mourão em 1954 após sua nomeação como promotor público. Participou do primeiro júri da comarca de Cascavel, realizado em 1954. Fundador e proprietário dos jornais "A Verdade" e o "Piquirivaí", que circularam no final dos anos 50 e início da década de 60, ele também foi vereador eleito em 1959, pelo PTB, integrando a 4ª Legislatura da Câmara Municipal, cujo mandato expirou em 4 de dezembro de 1963. José Dutra de Almeida Lira foi ainda suplente de deputado estadual pelo PTB.

Com  a instauração da ditadura militar, José Dutra enfrentou perseguições, o que tornou insustentável sua permanência em Campo Mourão. Transferiu-se, então, para Monteiro (PB), e posteriormente para Natal e Macau, onde defendeu os trabalhadores do setor salineiro. Faleceu em Natal (RN) em 15 de junho de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário