São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.
São Lucas nasceu na Antioqua, na Síria, situada próxima à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era Cristã. Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.
São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).
Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo.
São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores. Na tradição litúrgica seu dia é comemorado em 18 de outubro. São Lucas é representado com um livro ou com um touro alado, pois inicia o Evangelho falando do templo onde eram imolados os bois.
Evangelho de São Lucas - Para os primeiros cristãos, o Evangelho (em grego, boa nova) era uma mensagem de salvação obtida pela morte e ressurreição de Jesus. O termo Evangelho logo passou a designar o livro que trazia a mensagem de salvação. Os quatro livros do evangelho foram redigidos por Mateus, Marcos, Lucas e João.
O Evangelho de São Lucas divide-se em três partes: A atividade de Jesus na Galileia (3-9,50), O caminho para Jerusalém (10-18), Jesus em Jerusalém: paixão e morte, ressurreição.
No “caminho para Jerusalém”, Lucas insere artificialmente um grande conjunto de textos, principalmente palavras de Jesus, que não se encontram nos demais evangelhos.
Lucas é o evangelista que mais fala sobre a Virgem Maria, traça uma biografia da Virgem e fala da infância de Jesus. Traz também os segredos da anunciação, da Visitação do Natal, deixando entender que conheceu pessoalmente a Virgem Maria.
Lucas ressalta em seu evangelho os aspectos mais destacados da personalidade de Jesus: o amor, sua delicadeza e compaixão pelos pobres, as crianças, as mulheres, os pecadores, como nas parábolas do bom samaritano, do amigo importuno, da ovelha perdida e do filho pródigo. Ressalta a piedade, a oração, a alegria nascida da fé e a ação do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário