"O que há de valoroso em cada acadêmico são as trajetórias que trilharam até serem considerados dignos de serem designados como imortais. Há uma bagagem, um conhecimento já acumulado, realizações, não somente no campo pessoal, mas principalmente no campo social, a partir da atuação pessoal." A afirmação é da professora Dalva Helena de Medeiros, presidente da gestão 2021/2023 na Academia Mourãoense de Letras. Na solenidade não estava no protocolo e ela recebeu como surpresa uma placa de agradecimento e descerrou a sua foto que será colocada na Galeria de Presidentes da entidade.
A presidente agradeceu no evento de encerramento da sua gestão a Deus, aos integrantes da sua diretoria e das Comissões de Trabalho - permanentes e as de atividades específicas. "Tive uma maravilhosa equipe com pessoas competentes, responsáveis e que amam o que fazem, não atuam por mera obrigação, não são tarefeiros, se envolvem porque acreditam no valor da cultura como fator de desenvolvimento humano.
- "Um discurso de posse não pode ser falácia, deve expressar algo que acreditamos ser realizável em dois anos. É um olhar para o horizonte, projetar, planejar, buscar um pouco na utopia. Uma utopia não como quimera, e sim como quem aprecia e analisa o real para compreender as limitações e potencialidades, para a partir delas, lançar-se ao novo, ao inovador, à criação."
Para Dalva, a maioria da equipe caminhou com ela, e juntos trouxeram experiências do campo da educação formal ou da atuação em funções ligadas à cultura. 'O conhecimento teórico e prático na jornada de mais de 30 anos como docente e gestora, me qualificou para a presidência de uma Academia no sentido de compreender a necessidade de planejar; de ter intencionalidade; organização; de relacionar-me com seres humanos, diversos e únicos; de ter norte, objetivos."
Segundo a presidente, o trabalho da diretoria e das comissões com metas e meios foi sério para que não ficassem somente nas atividades cotidianas ou burocraticamente previstas.
Entre as realizações a diretoria destaca na gestão 2021/2023 o lançamento de obras póstumas ou reedição de obras de patronos ou acadêmicos notáveis; lançamentos diversos de livros, em conjunto com os escritores e escritoras da AML; lançamento dos livros dos patronos Padre Pedro Poletto e Nelson Bittencourt Prado, como publicações da AML, sobre relevantes temas acerca das origens da Língua Portuguesa e sobre a historiografia municipal. Também a organização e desenvolvimento do II Concurso de Poesias e I Prêmio Internacional de Poesia, que culminou com o lançamento do livro com as poesias premiadas. Além de atividades de incentivo à leitura e à escrita, junto às escolas básicas de Campo Mourão e de Peabiru, palestras junto às universidades, em especial.
"Cito o trabalho de incentivo à leitura e escrita, por meio das obras dos escritores da AML, realizado pelos estagiários do curso de Pedagogia, abrangendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio; participação como convidada em Projetos Literários desenvolvidos pelas Escola Básicas e também a organização da Comenda Vida e Liberdade e Prêmio José Moser, bem como a ampliação e melhoria nas publicações do Facebook e Instagram por meio de propostas temáticas ao longo do ano, e o lançamento da Revista da AML", considera Dalva Medeiros.
- " Ser eleita presidente da AML significa uma grande alegria e uma grande responsabilidade, de cunho social, relativa ao compromisso com a cultura e a literatura, entendidas não como privilégio de classe ou mérito individual e sim como bens culturais e instrumentos culturais que pertencem à toda a humanidade e por ela devem ser apropriados, democraticamente."
No final do seu discurso, Dalva citou a renomada Cora Coralina: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim, terás o que colher”.
- "Desejamos a nova diretoria um ótimo é profícuo trabalho, considerando os princípios elencados de compromisso com a literatura e com a cultura em geral", manifesta Dalva Helena de Medeiros
Obrigada Ilivaldo pela matéria relativa à Gestão da AML no período de 2021 a 2023.
ResponderExcluir