Foi assinado ontem em Foz do Iguaçu, o primeiro convênio fora da Europa para implantar no Paraná o Caminho Iniciático de Santiago. O programa prevê uma rota de 100 km entre Campo Mourão e Fênix, passando pelos Municípios de Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz.
Segundo o incentivador do Turismo Religioso Rubem Moyano, a região de Campo Mourão abrigou um povoado jesuíta e indígena no século XV, e no local onde a rota termina, em Fênix, ainda se encontram ruínas de construções jesuíticas. "A Diocese de Campo Mourão foi a primeira a implantar caminhos religiosos, com a criação da Rota da Fé, composta por 60 itinerários.".
O evento foi prestigiado por autoridades de diversos segmentos que assinaram o acordo de cooperação - vice-governador Darci Piana; bispo de Campo Mourão Dom Bruno Versari; presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur) e chanceler da Ordem de Santiago de Compostela, Alejandro Carballo; diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; presidente da Adeturs, Deviane Pereira de Paz; e o prefeito de Fênix, Neno Molina.
Para o padre Gaspar Gonçalves, assessor do Turismo Religioso e Sustentável da Diocese de Campo Mourão, “É um pequeno caminho, mas que abre um potencial enorme por ser perto de Foz do Iguaçu e de outros roteiros do turismo internacional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário