21 de nov. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO : Maestro Lincoln


Para Luiz Vieira de Moura, o Maestro Lincoln, a música é sua vida e preenche o seu ser”.
O Dia do Músico é 22 de novembro (Dia de Santa Cecília). Para comemorar a data, Maestro Lincoln é o homenageado
desta semana na
ENTREVISTA DE DOMINGO.
Na manhã de sábado (20/11/10) ele foi homenageado no nosso programa
Tocando de Primeira,
na Rádio Colméia AM, sendo
Celebridade do rádio mourãoense.
Viva!
Regente da Banda Municipal há mais de 30 anos , Maestro Lincoln é de família humilde e começou a fazer da música sua profissão quando trabalhava de protético com seu tio. A primeira apresentação de sua vida foi quando ainda estudava na quarta série. “Eu tinha uma banda com uns amigos e fizemos uma apresentação na escola”, lembra.
Durante seus mais de 60 anos de carreira, o músico guarda muitas histórias.
Batizado Luiz Vieira de Moura e conhecido como Maestro Lincoln ele é um dos maiores nomes da música mourãoense. Paulista de Iepê, São Paulo, ele veio para Campo Mourão a convite do então prefeito Augustinho Vechi para assumir a banda municipal e lecionar musica. “Comecei como músico aos 10 anos na primeira banda, e também como protético e dentista prático -profissão que exerci até 1958 em Itaguagé. Como músico já são 69 anos de estrada, dos quais 55 de carnavais. O primeiro foi na cidade de Porecatu em 1946”, conta.
Abaixo, imagens da homenagem na rádio Colméia ao lado do filho Moacir Lincoln, do atleta Carlos Bueno, do Campo Mourão Basquete e deste bloguista. QUEM É MAESTRO LINCON? Sou Luiz Vieira de Moura -filho de Miguel Vieira Martins e Rita Natália de Moura, neto de Joaquim Vieira e Joaquina Vieira. Estou casado há 58 anos com Ana Galvão Vieira e temos sete filhos, quinze netos e três bisnetos.
Estou em Campo Mourão desde setembro de 1979, portanto, há 31 anos.
Nasci no dia 02/04/1931 em Iepê, interior de São Paulo.
Vim para Campo Mourao a convite do então prefeito Augustinho Vechi para assumir a Banda Municipal e lecionar música.
POR QUÊ O NOME LINCOLN, QUEM DEU ESTE APELIDO A ELE? Na verdade o apelido certo e de infancia é "Lico", com o passar do tempo na cidade de Guaraci/PR, um músico que tocava bandolin começou a me chamar de Lincoln e assim fiquei conhecido como o músico Lincoln. ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA? Logo que nasci fui morar na cidade de São Pedro do Turvo (SP) onde permaneci até os meus 10 anos - perdi meu pai por febre amarela aos 4 anos, então, morava com minha mae e meu irmaos. Não foi uma infancia fácil pois após a morte de meu pai, os parentes acabaram ludibriando minha mãe e ficaram com um engenho de açúcar que era de posse de meu pai, pois minha mãe ficou muito desesperada pelo fato de um de seus filhos, de apenas 3 anos, ter moído a mão. Então ela não teve cabeça para administrar os negócios e os parentes tomaram conta. Aos 10 anos fui morar com um tio na cidade de Ubirajara (SP), esse o responsavel pela minha profissao, pois ele era músico e foi meu professor. COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa feliz, nao levo mágoa nem desgostos da vida.
Momento histórico no programa Tocando de Primeira, edição 852, na Rádio Colméia, em dezembro de 2009, em homenagem aos 50 anos da Banda Municipal.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Infelizmente fiz somente o primário, pois para fazer o ginásio (como era conhecido na época) era somente em cidades grande. Cursos dentro da minha profissao ja foram muitos, como curso de maestro e dirigentes de banda. Meu primeiro curso para maestro foi em Antonina, aqui no Paraná.
Maestro Lincoln e a Banda Municipal após apresentação no Dia da Cultura para funcionários da Coamo em Campo Mourão.
QUAL FOI A SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Comecei como músico aos 10 anos na primeira banda, e também como protético e dentista prático - profissao que exerci até 1958 em Itaguagé (PR). Tambem fui vereador nesta cidade de 1954 a 1959. Como músico são 69 anos de estrada, 55 carnavais, sendpo que o primeiro foi em Porecatu no ano de 1946. Depois, toquei em vários conjuntos. O primeiro com carteira assinada foi o Blue Star, conjunto formado pelo Tuiuti Esporte Clube em Cascavel (PR). A primeira experiência como maestro foi
na Banda da Policia Militar em Cascavel, de onde sai para assumir a Banda municipal de Campo Mourão. No meio de tudo isso ainda formava bandas para animar bailes de carnaval.
O QUE O LEVOU A OPTAR PELA MÚSICA? QUEM FOI O “CULPADO”?. Optar pela música foi a nescessidade e a insistência do entãoo professor, Tio, e tutor senhor Sizenando Lazaro de Moura.
COMO É O SEU DIA-A-DIA? Hoje bem mais calmo, pois já não tenho mais tantos alunos de música na banda.
COMO NASCE UMA VOCAÇÃO PARA MÚSICO? Tem que nascer com o dom.
QUEM SÃO MÚSICOS DESTAQUES EM CM? Antonio Bringel (foto), Reinaldo Lourenço Ribeiro, e vários outros.
ESTÁ FÁCIL SURGIR MÚSICOS DE QUALIDADE HOJE EM DIA? É facil, depende somente de oportunidades.
Na imagem, presença da Banda Municipal na Sonibram, por ocasião da abertura de uma das etapas do Campeonato Paranaense de Tênis de Mesa.
MÚSICA É JEITO OU FORÇA? COMO É SER MÚSICO DE OUVIDO? Música é jeito. Músico de ouvido é aquele que não lê partituras, é um analfabeto musical.
O SENHOR TEM TRAJETÓRIA ESPORTIVA? Nunca fui jogador, tentar até tentei, pois tinha um irmão que era muito bom, mas eu sempre fui muito ruim. Fui presidente do Gremio Esportivo Itaguagé.
QUAL O SEU ESPORTE PREFERIDO E TIME DO CORAÇÃO, E ÍDOLO? Meu esporte preferido é o futebol e meu time é o São Paulo..e o meu ídolo foi o zagueiro Oscar (São Paulo, Ponte Preta e seleção).
(Oscar, o terceiro em pé da esquerda para à direita na seleção de 82 dirigida por Telê Santana - uma das melhores da história, porém sem título)
O QUE AINDA NÂO FEZ QUE GOSTARIA DE FAZER? Tudo que gostaria de fazer já fiz.
QUAL JOGADA OU DECISÃO QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? Nao tenho arrependimento. Tudo o que fiz foi consciente.
O QUE FAZ UM MAESTRO NUMA ORQUESTRA OU NUMA BANDA? Ele é o regente, é como se fosse o presidente de um empresa.
QUAL APRESENTAÇÃO FICOU NA SUA HISTÓRIA? Foi tocar no conjunto "Os Lunáticos" (Marechal Candido Rondon/Pr) pela união dos músicos.
ÉTICA EM UMA FRASE É: Ser responsavel por tudo que faz.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É... Tranquilo.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTEBOL QUE VIU OU ASSISTIU JOGAR? Sao Paulo FC de Tele Santana (Muricy como jogador) .
CITE PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO? Itamar Tagliari.
CITE TRÊS PERSONALIDADES EM CAMPO MOURÃO? Elmo Linhares - Augustinho Vechi - Tauillo Tezelli.
A CAMPO MOURAO DO PRESENTE É: Uma cidade gostosa de morar.
A BANDA MUSICAL É .... Minha profissao é ai que eu me realizo. A CAMPO MOURAO DO FUTURO SERÁ?: Acredito que nunca será uma grande como Maringá e Londrina, mas sempre gostosa de se morar.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA/HISTÓRIA? Acho muito bacana, receber essas homenagens em vida, e das pessoas saberem o que fomos e pensamos.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI NO BLOG? Reinaldo Lourenço Ribeiro (músico da Banda Municipal)
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Seja Honesto em todas as horas. Na imagem deste ano no estúdio da Rádio Colméia, a presidente da Fundacam Sonia Singer entrega o troféu Tocando de Primeira à Banda Municipal de Campo Mourão, sob a regência do Maestro Lincoln.
JOGO RÁPIDO:
UMA MÚSICA?
Catito (Nat King Cool) .
UM LIVRO? Sinha Moça.

QUE LIVRO ESTÁ LENDO NO MOMENTO? Minhas vistas nao permitem mais.
UM AUTOR? O outor do BONA. (metodo para de divisao musical).
COMIDA? Arroz e Feijão.
SONHO? Nao tenho.
SAUDADE? DO QUÊ E DE QUEM? Do meu irmão (José Viera Sobrinho) falecido em 2001 na cidade de Santos/SP.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Meu casamento.
HOBBY? Escutar futebol no rádio.
Nota do BLOG - O filho Luiz Cláudio é radialista na Rural FM, gerente, locutor e repórter esportivo, apaixonadíssimo por rádio. Um profiossional sério e competente, profissional.
MANIA? Nao fazer dívidas.
PROGRAMA? Globo Esporte.
JOGO? Futebol.
TÍTULO? Copa de 1958 na Suécia.
FRUSTRAÇÃO? Perder para a Argentina.
FAMÍLIA É... Tudo.
SER MÚSICO É.... É uma gratificação.

8 comentários:

  1. Sônia Maria de Castro Singer21 de novembro de 2010 às 09:50

    Ilivaldo, parabéns e obrigada por este trabalho de valorização destas pessoas que realmente fazem a diferença para a Cultura de Campo Mourão. O maestro Lincon é uma pessoa maravilhosa, um músico exemplar. Não dá para imaginar a Banda Municipal sem o maestro ele é sem dúvida o esteio destes musicos. Um abraço fraterno para o maestro e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  2. O Maestro Lincoln é uma pessoa que oferece orgulho para os mourãoenses. Parabéns, Ilivaldo, pela entrevista. Desejo muitas felicidades e a proteção Divina ao querido Maestro Lincoln.

    Prof. Agnaldo Feitoza

    ResponderExcluir
  3. O maestro Lincoln é um exemplo para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Quero cumprimentá-lo amigo Ilivaldo, pela justa homenagem ao nosso querido Maestro Lincon. Sem dúvida ele é merecedor desta homenagem, pois a música é sua alma e a Banda Municipal assim como a cultura mourãoense devem muito a ele.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns MAESTRO LINCON VOCÊ merece esta homenagem.

    ResponderExcluir
  6. Alguém tem notícias do maestro Lincoln? Sou neto do tio dele que ensinou música a ele. Meu pai, primo dele, gostaria de entrar em contato. Meu pai se Chama Altair Lázaro de Moura, filho do Maestro Sizenando Lázaro de Moura e conhece o maestro como Lincoln como Lico. Se alguém puder dar notícias, agradeço.

    ResponderExcluir