Comunicação é algo tão presente na vida de todos nós que
todo mundo pensa que é facílimo de fazer! Mas comunicação com teorias, técnicas, instrumentos e ferramentas que somente quem os estuda vivencia pode saber o que fazer. No entanto, como são feitos - malfeitos trabalhos de comunicação por gente não especializada! Comunicação não é o que se diz, mas sim o que os outros entendem. Não é o que o emissor da mensagem diz, mas o quê e como chega ao receptor.
Modelo clássico
da comunicação sempre envolve o emissor a mensagem de um receptor para o qual a
mensagem enviada, falada, transmitida. Como numa colisão entre carros em que o
que bate na traseira do outro é o culpado, em comunicação, o culpado é sempre o
emissor da mensagem.
O emissor de uma
mensagem tem a obrigação de adequar o conteúdo e a linguagem para que ela seja
percebida e compreendida pelo receptor.
Comunicação não
é emissão: comunicação é recepção! Uma comunicação somente ocorre quando há a
recepção da mensagem por parte do receptor.
Para haver
eficaz recepção de uma mensagem, é preciso que o emissor conheça a cabeça do
receptor dela, para poder adequá-la eficazmente.
Para haver
comunicação, é preciso ter adequação de linguagem por parte do emissor para que
a mensagem seja percebida e entendida pelo receptor.
Hoje, com
excesso de estímulos aqui são os expostos, é difícil que uma mensagem entre na
cabeça de alguém - e mais difícil é que fique retida. Para que uma ideia
fique retida na cabeça de alguém. ela precisa de um processo acumulativo de
argumentação. Comunicação demanda acumulação.
Comunicação
demanda acumulação de uma mesma mensagem na mente. E acumulação se consegue com
repetição, logo comunicação é repetição.
Comunicação não
é emissão: é recepção. Comunicação é adequação (de linguagem), é repetição.
Recepção + adequação + repetição.
Para atrair a
atenção de alguém uma ideia precisa ser relevante, pois sem relevância não se
chama atenção, e sem atenção não há comunicação.
Para atrair atenção é preciso que seja feito uma eficaz comunicação, com recepção, adequação e repetição. Mas o mais importante é relevância. Só atrai atenção o que é relevante, e só o que interessa é relevante. Só o que é relevante interessa. Comunicação é sinônimo de relevância. Autor Dado Schneider em “O Mundo mudou... bem na minha vez”
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