23 de jun. de 2022

FÍSICO MOURÃOENSE GUSTAVO Lukasievicz recebe prêmio "Cientista do ano" em Bled, na Eslovênia


"Cientista do ano 2022". Este foi o prêmio recebido pelo mourãoense, professor de física e pesquisador Gustavo Vinicius Bassi Lukasievicz, no dia 22 de junho em Bled, na Eslovênia, localizada na Europa Central.
Ele é professor com várias titulações e atua no campus da UTFPR em Medianeira, no Oeste do Paraná. Outro brasileiro premiado também foi o
 professor Mauro Luciano Baesso, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o prêmio sênior 2022.
A premiação ocorreu durante a XXI International Conference on Photoacoustic and Photothermal Phenomena (ICPPP21) - " Conferência Internacional sobre fenômenos foto acústicos e fototérmicos" pela Associação Internacional de Fotoacústica e Fototérmica.

OBJETIVO - O prêmio foi criado para reconhecer jovens pesquisadores de destaque que, em um estágio inicial de sua carreira, fizeram contribuições significativas para fotoacústica, fototérmica e técnicas, e aplicações relacionadas que devem ter forte impacto em diversas comunidades científicas e de engenharia.

ORIGEM - Desde 2001 o prêmio é concedido bianualmente por uma associação norte-americana sem fins lucrativos, consiste em US$ 1.000,00 e um certificado com a citação relacionada as contribuições que motivaram a premiação. No caso do Gustavo foi: "Por suas contribuições para a descrição analítica da deformação superficial de sólidos induzida por laser e para a avaliação quantitativa de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de materiais semitransparentes e opacos usando a técnica de lente fototérmica resolvida no tempo. Por sua contribuição para o desenvolvimento do método do espelho fotomecânico para medir a deformação em escala nanométrica dependente do tempo gerada na superfície de líquidos devido a forças de radiação”. 

Na sessão plenária especial, Gustavo apresentou o trabalho técnicas de lente fototérmica e espelho fototérmico: efeitos e aplicações."Estou muito feliz com este reconhecimento, pois este prêmio é o mais importante do mundo nesta área e é concedido há nove anos, e como brasileiro fico muito feliz como professor e pesquisador", comemora o filho do casal Jorge e  Isabel Lukasievicz. 

2 comentários:

  1. Que orgulho desse mouraoense!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, que orgulho para nós mouroense, principalmente, para seus familiares.

    ResponderExcluir