9 de dez. de 2013

PROF. FELIPE AQUINO: Uma lição de vida que eu nunca esqueci

Nós morávamos numa grande casa antiga, onde havia um grande quintal com muitas árvores e muita alegria. Éramos oito irmãos, todos homens. Naquele tempo se fumava muito, quase todos os homens fumavam, as mulheres não. A moçada começava a fumar na adolescência; mas meu pai proibia terminantemente. Ele mesmo disse que deixou de fumar quando pegou o meu irmão mais velho, aos dois anos de idade, com um dos seus cigarros, apagado, na boca; nunca mais fumou.

Estávamos na adolescência, e fumávamos escondido. Lembro-me daqueles cigarros de puro papel enrolado; quando aspirava a fumaça queimava a garganta... Não tínhamos dinheiro nem mesmo para comprar o cigarro mais barato, o “macedônia”, ainda sem filtro. Mas um dia, conseguimos fazer uma “vaquinha” e compramos um maço; que alegria! Era o céu. Escondemo-nos num quartinho bem no fundo do quintal, onde meu pai guardava suas ferramentas; era o “quartinho da bagunça”.

Ali acendemos os cigarros, éramos sete; só não estava o meu irmão mais velho, que não chamamos com medo dele não aceitar e contar para o pai. Mas ele desconfiou de nossa trama, e contou para nosso pai, que nos pegou “no pulo”. Eu quase engoli o cigarro aceso quando ele abriu a porta do quartinho... Não disse nada, apenas chamou-nos todos para fora, e mandou que nos sentássemos no meio do quintal; eu pensei que a cinta fosse “comer nossas pernas”. De vez em quando ele nos batia com sua cinta; depois, às vezes até chorava de remorso; era um grande pai. Mas nesse dia não nos bateu; deu-nos uma inesquecível lição.

No meio de nós, sentados, pediu o cigarro e fósforo, acendeu um cigarro, deu uma puxada na fumaça e a descarregou com pressão sobre a unha do seu dedo polegar, que ficou toda amarela de nicotina. E nos perguntou: “Vocês sabem o que é isso amarelo? “Não”. Isso é veneno, chama-se nicotina, quando vocês fumam ela vai para o pulmão de vocês e faz muito mal; é por isso que eu não quero que vocês fumem; não quero vê-los envenenados. E não disse mais nada; nos dispensou.

Hoje meus sete irmãos estão aí, todos avôs, e nenhum deles se tornou fumante. Como é importante ser um pai e uma mãe sábios, amigos dos filhos e dedicados a eles! Meu pai não tinha cultura, não pode estudar, mas tinha sabedoria e muito amor. 

* Professor Felipe Aquino é Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno pelo Papa Bento XVI, é autor de vários livros pela Editora Cléofas e Canção Nova, apresentador de programas de Rádio e TV pela Comunidade Canção Nova. O Prof. Felipe Aquino é doutor em engenharia mecânica pela UNESP e Mestre na área pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá), também foi Diretor da FAENQUIL, atual Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) durante 20 anos. Casado há 40 anos com Maria Zila (fundadora da Editora Cléofas), pai de cinco filhos e 9 netos.
Trabalha com o Pe. Jonas Abib desde 1970; possui um programa na Rádio Canção Nova,“No Coração da Igreja” e dois programas na TV Canção Nova, “Escola da Fé” e “ Pergunte e Responderemos”. É professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena. Escreve artigos e publica notícias no Portal Canção Nova e no site da Editora Cléofas.
Na WebTV Canção Nova, Professor Felipe comanda o programa ‘Palavras de Fé’, um importante canal utilizado para ensinamentos e esclarecimentos sobre a Igreja Católica e sua doutrina.
O Professor Felipe Aquino construiu uma história literária de sucesso, com 78 livros publicados. Sempre abordando temas baseados na doutrina católica, ele sabe como poucos tratar de temas comuns ao ser humano como: espiritualidade, namoro, casamento, família, entre outros. E por escrever sempre de maneira objetiva e de fácil compreensão, consegue conquistar cada vez mais leitores.

Um comentário:

  1. Boa noite, Gostaria de saber mais detalhes desta família, sou Tataraneto de Vicencia Ferreira dos Anjos e Tomaz Duarte de Aquino por parte de avó. Será que somos parentes. Estou tentando descobrir origens de minha família.
    Meu contato: https://www.facebook.com/JuarezdeLimaAlmeida

    ResponderExcluir