-Claro, passe a limpo! Mas antes, leia com atenção, veja se não precisa mudar algo, se as ideias estão completas, coerentes... Cuide bem da letra, observe os espaços, a acentuação, a pontuação...
Enquanto o aluno fazia sua tarefa, fiquei pensando na importância de se ter a chance de passar a limpo o que se fez no rascunho, aliás, que bom que se pode usar o rascunho!- Meus pensamentos voaram e foram se posicionar diante da vida.
A vida é autoritária. Apresenta apenas a folha definitiva não dá a chance ao rascunho. Não permite passar a limpo. Tanto os erros quanto os acerto são escritos uma só vez. Se surgirem borrões, ficarão lá para sempre. Pode-se evitar a repetência do borrão, mas não apagá-lo. Pode-se evitar errar, porém será outro momento, não há como voltar.
Quantas vezes erramos em nossas escolhas!... Quantas vezes erramos ao julgar alguém, ao proferir palavras, ao ser arrogante, ao preterir algo ou alguém!... Quantas vezes erramos ao não ouvir, ao não enxergar, ao não refletir sobre determinado comportamento ou situação, ao não escutar o coração!!! Fazemos tudo como se estivéssemos escrevendo a história de vida em um rascunho. Quando percebemos que a folha era a definitiva, levamos um susto.
Talvez o passar a limpo esteja no além da vida apesar de muitos de nós acreditarmos que o que se fizer aqui influenciará na vida pós-morte. Pelo sim pelo não, é melhor cuidar do agora já que o depois é um grande e "indesvendável" mistério.
Alguns minutos se passaram e o aluno veio com seu texto corrigido, bem estruturado, limpo, impecável. Sorri para ele e lhe disse: Olhe que lindo seu texto agora! Que bom que se pode passar a limpo, não é? – E ele:
-Mas sempre é possível passar a limpo, não é professora?
-Em se tratando de texto, quase sempre é possível.
-Como assim?
-Há situações em que mesmo ao escrever não é possível fazer no rascunho. Ao preencher um documento, por exemplo. E, Em se tratando de vida, não há rascunho.
-De vida?
-Sim. Ações pensadas, planejadas com consciência e responsabilidade, por certo geram resultados positivos. Ações impensadas podem criar borrões horríveis na vida e não há como refazer, como passar a limpo.
-Nossa, Professora, eu nunca havia pensado nisso! Acho que ninguém pensa.
-Também acho. Por isso tantos erros, tanta violência, tantos desencontros na família, na sociedade... Mas é importante refletir sobre isso, você não concorda?
-Concordo e prometo prestar mais atenção na vida.
-Ótimo! Eu também.
Cida Freitas é empresária, professora e escritora.
Em situações simples, as decisões tomadas pelo impulso,impulsionadas pelo coração, geralmente são as certeiras. Uma estatística americana mostra, que decisões tomadas pelo coração, pelo impulso, são acertadas em 60-70% dos casos. E, aquelas bem pensadas, calculadas tem um índice de acerto de 30-40%.
ResponderExcluir