3 de ago. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: Campanha Saúde, o seio em questão



Estamos na Semana Mundial de Amamentação que teve inicio dia 1º e vai até dia 07 de agosto de 2011 e a Campanha nacional de amamentação tem a logomarca de Saúde: o seio da questão. Este é um tema muito importante para sempre ser lembrado. Hoje falaremos sobre o aleitamento materno e suas curiosidades.
O leite materno é forte e adequado para o bebê, que não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade.
Depois dessa idade o leite deve ser mantido, mas acompanhado de outros alimentos da família.
Vantagens
. O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus ou suquinhos;
. O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas, e a urina é bem clarinha e abundante;
. Ele protege o bebê da maioria das doenças;
. É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;
. Está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar;
. Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e bebê;
. Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
. A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.
Existe leite fraco?
Não. O leite nunca é fraco. A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite é em pequena quantidade, grosso e transparente. É o colostro, um leite muito concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê. No começo da vida é muito importante receber o colostro a toda hora. Além de dar proteção, ajuda a treinar o jeito de mamar.
Com o passar do tempo, o leite muda de aparência conforme a duração da mamada: no início ele é branco aguado; no final, é amarelo e gorduroso.
O que se deve fazer para aumentar a quantidade de leite?
Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz. A produção de leite acontece quando o bebê suga. Para aumentar a quantidade de leite, amamentar mais vezes ou durante a noite ajuda.
Os alimentos que a mãe come podem prejudicar a amamentação?
Não, a maioria dos alimentos não afeta a amamentação. Comer um pouco mais que o habitual é suficiente para essa fase em que o corpo está produzindo leite.
Quando a mãe engravida novamente pode continuar a amamentar?
Sim. Uma nova gestação não prejudica o leite, mesmo que mude um pouquinho o seu gosto. O bebê às vêzes estranha, mas logo se acostuma. A amamentação não costuma prejudicar o bebê que está se formando. O médico que acompanha o pré-natal vai orientar essa nova gravidez.
Dúvidas, opiniões, observações: envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário