2 de jun. de 2011

COLUNA DA FONOAUDIÓLOGA CAMILA ZAZULA: A importância da Audição



O ouvido é o único órgão dos sentidos que têm representação em ambos os lados do córtex cerebral - a orelha direita está representada tanto no córtex auditivo esquerdo (70 a 80%) como no direito (20 a 30%), idem para a orelha esquerda.
É o único órgão dos sentidos que utiliza até seis sinapses para realizar a conexão entre a periferia (orelha interna) e o córtex - os demais apenas três. Suas conexões não se limitam apenas ao córtex auditivo. Ele se divide em orelhas externa, média e interna.
É uma das primeiras estruturas a se formar no feto. Com doze semanas de gestação a estrutura mais nobre, a orelha interna, praticamente já está formada;
Por volta da vigésima segunda semana de gestação, o feto já começa a ouvir dentro do útero materno respondendo aos estímulos sonoros.
Nenhuma experiência vivida dentro do útero pode ser reproduzida, exceto as experiências auditivas.
As sensações auditivas (por exemplo, a voz da Mãe) vividas durante o período intra-uterino funcionam como importante “elo de ligação” entre o período fetal e o período pós-natal.
A maturação das vias auditivas começa na vida pré-natal e se completa no período pós-natal, por volta dos 2 anos de idade.
Quanto maior a riqueza de estímulos auditivos recebidos, maior o desenvolvimento da audição e das outras áreas que estão em desenvolvimento. Pelo contrário, quanto maior for a privação auditiva, menor será o desenvolvimento global da criança.
Dúvidas,opiniões,observações:envie seu email para camilazazula@hotmail.com ou me procure na Clínica Betel (44 3017-5577) na Rua Panambi 1966, ou na Clínica Oto – Oftálmica (44 3016-2332), em Campo Mourão-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário