Começa hoje e prossegue até domingo, 12, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, o 17º Encontro Estadual das Academias de Letras, Ciências e Artes do Estado do Paraná. O evento é organizado pela Academia Mourãoense de Letras e terá como tema “A Importância do Livro no Mundo Digital”. A cidade já sediou este evento anteriormente em 2011.
A programação inclui palestras do diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Fernando Leprevost, e do professor e escritor Fábio Sexugi, membro da Academia Mourãoense de Letras. Os professores Rafael Zeferino de Souza, diretor da Escola Municipal Cidade Nova de Campo Mourão, e Ederson de Assis Monte, da Escola Municipal São José der Peabiru, irão apresentar experiências literárias nos estabelecimentos de ensino para crianças.
Além das conferências, o evento contará com momentos de confraternização e apresentação das atividades das diversas Academias já confirmadas representando várias regiões do Paraná e definirá a cidade-sede do próximo evento em 2024.
No domingo, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma missa de ação de graças na Catedral São José e conhecer o Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira.
O presidente da Academia local, historiador Jair Elias, destaca que "o Encontro das Academias do Paraná em Campo Mourão simboliza o reconhecimento da forte produção literária que a cidade tem no estado". Ele explica que o evento anual proporciona aos grupos literários a oportunidade de discutir questões relacionadas à cultura paranaense, especialmente a produção de livros, mesmo diante da ascensão dos livros digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário