"Na trajetória da vida, conheci pessoas que acumulam diplomas, orgulham-se de seu currículo e tropeçam em si mesmas.
Também conheci pessoas que, mesmo não possuindo títulos acadêmicos, são sábias e fazem a diferença no mundo, anonimamente, porque a humildade faz parte da sabedoria.
Sempre prestei atenção nessa linha que define conhecimento e sabedoria. Percebi que o primeiro se refere à intelectualidade e o segundo à espiritualidade, ou seja, o conhecimento é aquilo que se aprende e sabedoria tem a ver com o traço divino que nem todos recebem.
Li certa vez um autor, cujo nome me foge agora, ele imaginou algo interessante: Que Deus teria criado a humanidade de forma igualitária, isto é, todos iguais, mas ao olhar aquela massa, achou por bem fazer algo diferente Então, tomou em suas mãos muitas estrelas e, para ser imparcial, jogou-as sobre a humanidade aleatoriamente. Assim, alguns receberam o dom da sabedoria por isso, estes, às vezes analfabeto, são sábios enquanto outros que acumulam diplomas e titulos são limitados, passam pela vida sem marcar positivamente ou até deixando marcas negativas por onde passam.
Mas imagino que é possível buscar sabedoria ainda que não tenham sido premiados, fazendo amizade com Deus e vivendo conforme o Mestre ensinou.
O mundo está cheio de conhecimento e muito carente de sabedoria. É uma pena!" - Cida Freitas, professora, poetisa, empreendedora e fundadora da cadeira 08 da Academia Mourãoense de Letras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário