Do site bemcontado.com.br do jornalista londrinense Wilhan Santin, crônica Por que o céu é azul?
Imagem Ilivaldo Duarte, mostrando lavoura e ao fundo a cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná.Por que o céu é azul?
"Tenho olhado muito para o céu ultimamente. Talvez alguém diga que é porque eu vivo no mundo da lua. E terá razão. Também haverá uma boa pessoa a me alertar, lembrando que, de tanto andar olhando para o alto, posso acabar dando uma topada com o dedão do pé.
Mas olhar para o céu é um escape, um alento, nestes dias tão difíceis em que a luz no fim do túnel custa a aparecer. O céu nos lembra do infinito, com seu azul esplendoroso durante o dia, e da imensidão do universo, quando as estrelas brilham e a lua desfila no crepúsculo. No fundo, todos somos cidadãos do infinito.
O céu representa a esperança, a cada amanhecer pintado ou penteado de forma diferente, ora com nuvens brancas revoltas, ora com nuvens escuras de chumbo, ora todo azul; como quem a cada dia se arruma para ir ao trabalho, sempre querendo causar boa impressão. Na verdade, o céu se pinta para mim. Retribuo com a minha contemplação.
Lembro-me das aulas do Ensino Médio, com os professores de Física explicando o azul do céu. Algo tão complexo, que se reflete em simplicidade. A nossa estrela, o sol, emana luz branca, que é a união de todas aquelas cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Acontece que cada uma dessas cores tem comprimentos diferentes de ondas, sendo o azul a de ondas mais curtas, por isso dispersando-se mais facilmente ao passar pelas moléculas presentes na atmosfera e espalhando-se mais do que todas as outras cores.
Por isso, o céu tem esse azul incrível, sobretudo nos dias frios, de poucas nuvens. A ciência é maravilhosa, sempre a nos explicar os milagres de todos os dias. E quando sinto saudades de minha mãe, olho para o alto, com a certeza de que ela está morando no céu. Assim, renovo-me para seguir.
O Pequeno Príncipe vivia num planetinha, habitado por ele e uma linda flor. Você e eu também vivemos neste pequeno planeta, que emana vida por todos os lados, a começar pelo céu. Temos mais do que apenas uma flor. Cabe a nós pegarmos a nossa cauda de cometa para a felicidade. Ou pelo menos uma escada para o alto, contemplando os fios de esperança que cada amanhecer insiste em nos oferecer.
Viva a vida. Valorize o tesouro de estar bem. Nada é mais precioso. Se desanimar, olhe para o céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário