Hoje as informações serão quanto à fala, a
linguagem e as diferenças entre elas!!
A comunicação se dá das mais
variadas formas, seja por sinais, códigos linguísticos, escrita e por forma
oral. Utilizamos da nossa língua, linguagem ou fala para passarmos informação,
mas às vezes nos confundimos ao tentar compreender a diferença e os conceitos,
por isso é importante entender como cada um funciona e contribui para a nossa
comunicação diária.
É interessante começar explicando
que existe uma diferença entre fala
e linguagem. A fala se refere
basicamente à forma de articular sons nas palavras. A linguagem significa
expressar e receber informações de modo significativo; é compreender e ser
compreendido através da comunicação.
Podemos conceituar como linguagem uma capacidade restrita aos
seres humanos de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações,
opiniões. A linguagem em si define-se em dois tipos, são eles:
· Linguagem
verbal que se caracteriza de forma oral ou escrita com a utilização de códigos
que servem para facilitar a comunicação entre os homens.
· Linguagem
não verbal que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos, figuras
que servem como ponte para a comunicação sem ouso de palavras, como por exemplo
as placas de trânsito.
Já a fala é a forma como alguém se comunica de maneira oral, fazendo uso
da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais,
vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as
pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar.
Nossa fala passa por um processo de construção ao longo da nossa vida e nela
colocamos aspectos do nosso pessoal e de nossas experiências, por isso a fala
pode distinguir-se bruscamente de um indivíduo a outro.
*Dicas:
Para melhorar a comunicação fale
mais lentamente; pronuncie as consoantes com clareza; articule bem as palavras;
pratique exercícios com repetições de frases aumentando e diminuindo a
velocidade de fala; grave e ouça sua voz para realizar correções; cante para
diminuir a timidez, melhorar a articulação e intensidade de voz; e na duvida ou
insegurança procure um profissional.
Muitas pessoas têm dúvidas de qual
é o momento, ou a idade certa, para procurar atendimento fonoaudiológico. O
importante é não esperar para avaliar, uma vez que a detecção precoce de
qualquer dificuldade facilita muito a reabilitação.
Fonte: www.estudopratico.com.br
Letícia
Tomaz Miolla Ribeiro Fonoaudióloga
CRFa 3 – 9626 leticiamiolla@hotmail.com (44)
9969-4358
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