11 de fev. de 2013

AGRICULTORES BRASILEIROS SERÃO HOMENAGEADOS NO CARNAVAL 2013 NO RIO pela Unidos da Vila Izabel


Em parceria com a Unidos da Vila Isabel - uma das escolas mais tradicionais do Carnaval do Rio de Janeiro- a BASF apoia homenagem ao produtor rural e à agricultura no carnaval.  Desde o anúncio do patrocínio à Escola de Samba, em julho do ano passado, a empresa já levou mais de mil agricultores para conhecerem os bastidores do carnaval.
Todas as ações junto a parceiros realizadas pela empresa desde então se sustentaram no enredo 2013 da Escola, no qual é dada ênfase ao potencial agrícola brasileiro frente à crescente demanda mundial por alimentos e energia – portanto, uma forma de homenagear o agricultor brasileiro e sua atividade.
A partir de agosto de 2012 grupos de agricultores, cooperativas agrícolas, formadores de opinião, representantes de entidades de classe, entre outros foram convidados pela BASF para conhecer de perto os bastidores do carnaval carioca e, mais especificamente, a preparação da Vila Isabel. “Nossa ideia foi proporcionar às pessoas que não tinham familiaridade e até algum distanciamento com carnaval a possibilidade de conhecerem de perto a grandiosidade e profissionalismo de um desfile. Ao mesmo tempo, era uma oportunidade de reforçar uma mensagem de valorização da agricultura nacional”, afirma o Diretor de Marketing da BASF, Oswaldo Marques.
​E a repercussão tem sido positiva, sendo uma forma de reconhecer e mostrar um pouco da realidade dos agricultores e de sua importância para o Brasil e o mundo.

ELOGIO AO SAMBA-ENREDO
Intitulado “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”, possui letra de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Tonico da Vila. Os compositores foram buscar inspiração no campo para a composição, após um trabalho de pesquisa profundo, no qual a BASF pôde colaborar promovendo acesso aos agricultores e a sua realidade. Dessa forma, o resultado final transmite a rotina, necessidades e anseios do agricultor. Todo este esforço criativo já tem dado resultados: o samba-enredo tem sido considerado o melhor do Carnaval 2013 pela crítica especializada. Num júri selecionado pelo jornal carioca O Dia, a escola da terra de Noel Rosa mostrou-se imbatível e faturou somente notas 10.
Já o cantor e compositor Jorge Aragão comentou que a música da Vila "...tem tudo para ajudar a escola a fazer um grande desfile. Não tinha ouvido nada desse ano e fiquei encantando com o samba da Vila no ensaio. É excelente, perfeitinho", finalizou o músico. Sustentabilidade na avenida Outra novidade relativa a essa parceria foi o anúncio feito pela Vila e pela BASF em janeiro sobre o projeto de neutralização de carbono de todo o carnaval da escola. Com apoio da Fundação Espaço ECO® (FEE®), o objetivo desta ação é mensurar o volume de carbono gerado em toda a preparação do carnaval e do desfile, e implementar uma ação concreta de compensação por meio do plantio, manutenção e o monitoramento de árvores. Essas análises compreendem desde o início das atividades de preparação do desfile 2013 até a realização do desfile em si. Além do plantio de árvores, esta neutralização compreenderá a manutenção e o monitoramento das áreas plantadas por dois anos em propriedades rurais. "Como se vê não se trata de uma ação isolada e pontual da BASF. Trata-se de uma ação que integra uma estratégia maior da empresa de valorização do agricultor. Temos recebido apoio de diversos setores, ou seja, nosso objetivo está se cumprindo: levar a mensagem da importância da agricultura à toda a sociedade civil. Esperamos que os produtores rurais se sintam reconhecidos, que essa ação colabore para que as pessoas os enxerguem melhor e que isso os auxiliem a produzir mais e melhor. Temos certeza de que a Vila Isabel fará um desfile inesquecível, e estamos muito entusiasmos para ver o resultado de todo esse esforço conjunto na avenida”, afirmou Maurício Russomanno, Vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
DESFILE - O desfile da Unidos de Vila Isabel ocorrerá na madrugada de amanhã (11) para 12 de fevereiro, ou seja de segunda parfa terça-feira, com previsão de início para às 3 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário