2 de abr. de 2012

PESQUISA CONFIRMA QUE BRASILEIRO sabe que precisa ler mas não tem interesse por leitura


O resultado de uma importante pesquisa sobre leitura foi tema de reportagem da Agência Brasil com a repórter Amanda Cieglinski publicada no final de semana mostra o desinteresse da maioria da população brasileira sobre a atividade de ler. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro é resultado de entrevistas com cinco mil pessoas em 315 municípios.
Dos participantes, 64% concordam que “ler bastante pode fazer uma pessoa vencer na vida e melhorar sua situação econômica”, mas 30% deles disseram que não gostam de ler, outros 37% gostam um pouco e apenas 25% gostam muito.
Para aqueles que não leem isso é justificado pela “falta de tempo”, e também 30% disseram “não gostar de ler” e outros 21% “preferem outras atividades”.
Concordo com os especialistas que apontam que a falta de hábito de leitura é cultural, e que é preciso "reiventar o processo da descoberta da leitura".
Lembro bem e isso deve ter acontecido também para quem tem mais de 30 anos e menos de 50 que as leituras nos colégios eram encaradas como obrigação e não por prazer. Então, é necessário que os professores continuem persistindo e insistindo comos alunos mostrando o lado bom e o prazer da leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário