Jornalismo com informação e credibilidade. Valorizando nossa gente e nossa terra.
5 de mar. de 2012
COLUNA DA PROFESSORA MARIA JOANA: Recomeçar, renovar as esperanças!
Este tempo quaresmal é um convite a um RECOMEÇO CONSTANTE. É um tempo de reflexão, de reencontro em primeiro lugar com nós mesmos. Se quisermos ajudar ao outro a recuperar e CUIDAR da saúde, precisamos cuidar primeiramente da nossa saúde física, emocional, espiritual... Se quisermos ajudar o mundo a reencontrar o equilíbrio, a saúde precisamos primeiro nos reequilibramos... Se quisermos ajudar as pessoas a encontrar Jesus Ressuscitado, precisamos não ter medo de sair da nossa casa na manhã escura, como Maria Madalena e reencontrá-LO...
Encontrá-lo como Aquele que não apenas curava os doentes, mas resgatava o ser humano no meio da sociedade dando-lhe dignidade. Encontrá-LO como o Bom Samaritano que vê de longe a fragilidade humana a qual todos nós estamos sujeitos e age como o maior CUIDADO para com aquele ser humano:
-VIU A REALIDADE, não ignorou a presença de alguém caído à beira da estrada;
- APROXIMOU-SE;
- CUROU as suas feridas;
- COLOCOU-o em seu próprio animal, mudou o rumo da vida, partilhou o que era seu;
- LEVOU-o a hospedaria, mobilizou forças e recursos para atendê-lo;
- CUIDOU de suas necessidades.
Jesus Cristo é o Bom Samaritano que não nos abandona, vê as nossas dores, cuida de nossas feridas, nos ajuda a fazer da doença uma experiência forte de encontro com Deus. Diante da doença, do sofrimento, da dor, da morte percebemos a nossa fragilidade, a nossa finitude e podemos viver um processo de conversão, de humanização, de santificação. Quantas pessoas mudam de vida, crescem em sua compaixão ao vivenciarem a dor, a doença, ficando mesmo mais humanas, solidárias, melhores.
Deus nos criou para a VIDA e temos que buscá-la de todas as formas, priorizando a cultura da vida, desde o cuidado pessoal, social, comunitário, ecológico. O exemplo do Bom Samaritano deve ser o modelo de ação evangelizadora da Igreja no campo da saúde, no campo da defesa das políticas públicas. E aqui em nossa Diocese ficou definido a Igreja que queremos ser: - Uma Igreja defensora da vida, solidária e samaritana.
Vem da poesia de Carlos Drummond este convite:“ Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. O que importa é que sempre é possível e necessário “RECOMEÇAR”. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na VIDA e o mais importante, é acreditar em você de novo”.” É hora de reiniciar... de pensar da luz.” Porque sou do tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura.”
É sempre tempo de RECOMEÇAR, de ver além do horizonte das nossas fragilidades, da nossa finitude e nos preparar com muito CUIDADO para a grande festa da Páscoa, essa passagem para a LUZ!!!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC-majocalderari@yahoo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário