8 de dez. de 2009

O BALANÇO do Campeonato Brasileiro 2009


O primeiro turno foi vencido pelo Internacional e o segundo teve o Cruzeiro como campeão simbólico, mas a taça não foi para nenhum dos dois, e sim para o Flamengo. A equipe rubro-negra é a primeira a levantar o Brasileirão na era dos pontos corridos que não precisou vencer turno algum para terminar na frente de todos os adversários na classificação final. O Fla ficou em segundo lugar no returno, dois pontos atrás da Raposa. Este "título" cruzeirense garantiu a equipe mineira na Taça Libertadores de 2010 (assista aos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Santos, na Vila Belmiro).
São Paulo, terceiro colocado geral, e Fluminense, que se salvou do rebaixamento, fecham o G-4 do returno do Campeonato Brasileiro. O Tricolor carioca, em especial, chegou a ser lanterna também da segunda metade da competição por um bom tempo, mas uma arrancada de 25 pontos nas últimas 11 partidas mudou a história da equipe nesta temporada.
Em quinto lugar no segundo turno, o Inter também assegurou presença na Libertadores. Graças à boa campanha do primeiro turno, os colorados sempre se mantiveram na parte de cima na tabela. Mas quatro vitórias nos quatro últimos jogos deram a vice-liderança geral ao time gaúcho.
O Coritiba até que não fez feio no returno e terminou em nono lugar. No entanto, a sua má campanha na primeira metade do Brasileirão foi decisiva para o rebaixamento. O Coxa - que tem em Nery Thomé, foto, um dos seus fervorosos torcedores- ficou fora da zona de degola no turno e quatro pontos à frente do Fluminense, o único que estava abaixo do Coxa e se salvou. No returno, o Tricolor fez cinco pontos a mais. A diferença de um pontinho a favor dos cariocas determinou o rebaixamento paranaense.
No Z-4 do turno e do returno, Náutico e o lanterna Sport não podiam ter outro destino que não fosse a Série B. Já o Santo André melhorou um pouco na segunda metade da competição, mas não o suficiente para se livrar do descenso.
Goiás e Barueri também apresentaram quedas vertiginosas e terminaram entre os quatro últimos do segundo turno. Ao invés de disputarem título ou vagas na Libertadores, como fizeram na primeira parte do Brasileirão, apenas cumpriram tabela e disputarão apenas a Copa Sul-Americana na próxima temporada.
Site Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário