12 de dez. de 2009

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Depende de nós...


“...se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá”.
Enquanto os dirigentes do mundo
relutam em tomar atitudes concretas, e negociam metas, fundo, quem paga a conta do conserto do mundo em Copenhague, nós podemos fazer a nossa parte com atitudes corriqueiras que fazem diferença no combate ao aquecimento:
1-Economize energia. Para iluminar a casa, prefira a luz natural. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes e apague as luzes quando não houver ninguém no ambiente.
2-Desligue aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e compre eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética. Não deixe os eletrodomésticos no stand-by.
3-Não deixe o carregador de celular na tomada enquanto não estiver carregando. Isso também gasta energia.
4-Acumule várias peças de roupa para passar tudo de uma vez e, assim, economizar energia. Evite usar o ferro de passar quando muitos eletrodomésticos estiverem ligados, para evitar uma sobrecarga na rede elétrica.
5-Instale a geladeira ou freezer em local ventilado e longe do fogão. Evite abrir a porta sem necessidade.
6-Procure não utilizar o aparelho de ar condicionado. Se for usá-lo, evite ligá-lo na potência máxima e mantenha portas e janelas fechadas, para evitar desperdício de energia.
7-Regule o chuveiro para a estação verão e evite tomar banhos muito longos. Procure também não tomar banho entre 18h e 22h.
8-Evite o desperdício de água, recurso ameaçado com o aquecimento global. Feche sempre a torneira quando não estiver em uso, como na hora de escovar os dentes. Em áreas sujeitas a secas prolongadas, armazene água.
9-Regule as torneiras da sua casa. O pinga-pinga pode significar um desperdício de 46 litros em um único dia.
10-Deixe o carro na garagem e utilize o transporte coletivo e a bicicleta, quando possível. Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir a emissão de poluentes. Evite comprar veículos utilitários, especialmente para rodar na cidade com uma única pessoa a bordo. Avalie o grau de eficiência do motor e dê preferência a combustíveis como o álcool e o biodiesel.
11-Procure comprar móveis com o selo FSC, que é a garantia de que a madeira usada não veio de desmatamento. Pressione a prefeitura do seu município a aderir à Rede Cidade Amiga da Amazônia.
12-Ao comprar um imóvel novo, cobre da construtora o uso de padrões ambientais corretos, que aproveitam a água da chuva, usam energia do sol para iluminação e aquecimento, têm climatização natural e não usam madeira de desmatamento na construção.
13-Ao comprar comida, priorize alimentos que venham de perto da sua casa e, assim, não levam a uma emissão muito alta de gases-estufa no transporte. Procure saber a origem dos alimentos e o impacto ambiental envolvido na produção -evite consumir carne vermelha que tenha vindo de áreas desmatadas na Amazônia. Prefira embalagens recicláveis.
14-Ajude a recuperar o verde de sua cidade. Plante árvores no seu quintal, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas. Apoie e participe de ações contra a destruição de nossas florestas.
15-Cuide das praias, que serão afetadas pela subida dos oceanos, e lute contra construções que estão próximas demais. Peça ao governo que crie unidades de conservação marinhas, pois o oceano ajuda a regular o clima.
16-Informe-se e procure entender as causas das mudanças climáticas e suas consequências. Divulgue na sua comunidade estas informações e cobre dos governantes medidas para combater o problema e seus impactos.
17-Pressione empresas e governos a substituírem as energias sujas, perigosas e ultrapassadas (combustíveis fósseis, nuclear, grandes hidrelétricas) pelas energias positivas (solar, eólica, pequenas hidrelétricas).
Numa semana em que tantas formas de violência encheram as telas dos noticiários temos que manter acesa da chama da ESPERANÇA. Não podemos acabar com a corrupção, com a impunidade, com a violência, com os desequilíbrios climáticos, sociais, humanos... mas podemos fazer A NOSSA PARTE! Não é o mundo que temos que salvar(ele se autoregula,se reequilibra...), mas a nós mesmos...Que Deus ilumine os dirigentes do mundo e a todos nós!
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário