12 de dez. de 2009

ENTREVISTA DE DOMINGO: Beline Fuzeto


O conhecido e vitorioso Antonio Admir Fuzeto, o "Beline", é uma pessoa simples, humilde, companheira, com facilidade fazer amizades e cumpridor de seus deveres e obrigações. Beline é o homenageado da ENTREVISTA DE DOMINGO desta semana. Filho de Isidoro e Antonia Fuzeto
(in memorian), ele é uma "lenda viva" do esporte mourãoense, sje ano futebol de campo ou no futsal, dentro ou fora das quadras. Tem inúmeros títulos, como os de bicampeão dos JAP`s no Futsal nos anos de 1975 e 88. Em janeiro de 1966 ele começou a frequentar o campo do antigo Colégio Estadual, perto do Estadio RB, nos treinos do Juvenil do Grêmio. E como era de Copa do Mundo, recebeu o apelido de "Beline" que carrega consigo há muitas décadas com orgulho.
Nesta ENTREVISTA DE DOMINGO, Beline conta um pouco da sua história e revela seus pensamentos e alegrias pessoal, profissional e no campo esportivo. "Convivi com pessoas como Adionir Ramos, Pedro Cordeiro, Eufrásio, Neonir Ramos, José Tomadon, companheiros importantes para que o meu apelido pegasse", disse o tricampeão Juvenil pela AERM.
Uma ótima leitura e excelente final de semana.
QUEM É ANTONIO ADMIR FUZETO? Filho de Isidoro Fuzeto e Antonia Bofo Fuzeto (in memorian) e dos quais tenho muita saudade. Pai de Carla Fabiana Kobayashi Fuzeto (29) e Antonio Admir Fuzeto Junior( 27). Sou casado com Maria Tioko Kobayashi Fuzeto desde 20.12.1975. Nasci em Marumbi, na época pertencia a Jandaia do Sul, Pr. Vim para Campo Mourão em 22 dezembro de 1965, o meu pai possuia propriedade aqui na região e onde morávamos já não havia estudos para nós, com isso estava dificultando a formação dos filhos. Os estudos sempre foi prioridade de nossos pais.
POR QUE O APELIDO BELINE? Já em janeiro de 1966, começamos a frequentar o campo do antigo Colégio Estadual, perto do Estadio RB, onde aconteciam treinos do Juvenil do Grêmio.
Como era o ano da Copa do Mundo e um dos adversários do Brasil
seria Portugal, formava-se os times de Brasil e dava-se o nome dos atletas da seleção, que eram Manga, Djalma Santos,(era o Chapa filho do Grilo) Beline (era eu), Tostão (se não me engano era o Ádio ou Pedro Cordeiro), Garrincha, Pelé, etc.. Como eu não era conhecido no meio daquela garotada o apelido pegou e do qual tenho muito orgulho.
QUEM FOI O CULPADO? , não teve culpado foi uma consequencia, mas pessoas como Adionir Ramos, Pedro Cordeiro, Eufrasio, Neonir Ramos, Jose Tomadon, foram companheiros importantes para que o apelido pegasse.
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? Minha infância foi em Marumbi, jogando futebol, caçando passarinho com estilingue, com arapucas, brincando de circo, passando anel, de motorista meu caminhão era um tijolo, tinha criação de pombas caseiras. Na foto, Beline na sua Primeira Comunhão.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Pessoa simples, humilde, companheira, com facilidade fazer amizades, cumpridor de seus deveres e obrigações. Na foto, Beline em um dos concorridos "Torneios de Futsal nas Ruas de Recreio em CM" na Praça da Igreja Matriz.
ONDE O SENHOR ESTUDOU E QUE CURSOS FEZ? Primário: Grupo Escolar de Marumbi. Ginásio: Colégio Estadual de Bela Vista do Paraíso e Colégio João de Oliveira Gomes C. Mourão. Diploma 1967. Secundário: Colégio Comercial Estadual de Campo Mourão. Diploma 1970 (Turma Taça Jules Rimet). Superior: Licenciado em Estudos Sociais - Diploma 1975. Bacharel em Ciencias Contábeis. Diploma 1986. Cursos: Programa de Desenvolvimento de Gerentes PUC/ISAD. 1998. Leadership Training for Managers-2002. MBA - Gestão de Cooperativas - Fasul - Toledo 2007/2009.
QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?Segundo Tabelionato de Notas de Campo Mourão, 1966/1970. Cartório de Registros de Titulos, Documentos e Protestos de Campo Mourão (participando da implantação e organização) 1970/1976. COAMO; Auxiliar de Liquidação de Safras e Chefia de Operações do CPD 1976/1979. Klabin Campo Mourão Agro Florestal S/A. Recursos Humanos área Rural e Encarregado área de Cobranças. COAMO: Encarregado Setor de Contas a Pagar. Encarregado Departamento de Contas a Pagar e a Receber. Encarregado Depto. Adm. Frotas da Gerencia de Transportes. Gerente dos Entrepostos de Roncador, Bragantina e atualmente de Vila Nova. Atividade Mérito Profissional: Funcionário Modelo da Coamo em 1998, motivo de muito orgulho para mim. Na foto abaixo, Beline ao lado da esposa e dos filhos comemorando o título de Funcionário Modelo 98.QUAL FOI SUA TRAJETÓRIA ESPORTIVA E OS TÍTULOS?Na foto abaixo, no futebol de campo, Beline ao lado de Irineu Ferreira Lima, o "Caixinha" e Itamar Tagliari.,
Futebol de Campo: Tricampeão Juvenil pela AERM (1966/1999), Campeão Amador pelo AERM, DER Futebol e Regatas, Esporte Clube União Mourãoense, Diversos torneios de Futebol pelo Camisa 10, Cristo Rei Futebol Clube. Participação em todos Campeonatos Amadores da Liga de Campo Mourão periodo 1966/1988. Frustrações: Não ter sido Campeão amador pelo Camisa 10, melhor time que atuei e nunca ter sido convidado pelas equipes profissionais de Campo Mourão, para defender as suas cores. Futebol de Salão: Campeão citadino de Futsal diversas vezes pela Associação Tagliari. Octacampeão Citadino de Futsal pela Arcam.
Bicampeão de Futsal dos Jogos Abertos do Paraná, 1975 em Paranavaí e 1988 em Guarapuava. Bicampeão da Taça Paraná de Futsal pela Associação Tagliari em 1979 e 1980.
Beline, Ione, Carlão, Lori e Itamar - quinteto que ficou na história daqueles que viveram uma época áurea do salonismo mourãoense.
Participações do Campeonato Brasileiro de Futsal em 1979 em Cuiabá e 1980 Natal/Rio Grande do Norte. Atleta da Seleção dos Jogos Abertos de Futsal em Arapongas em 1972, considerado o melhor fixo. Diretor de Esportes da Arcam período 1985/1999.
Fatos que marcaram: Campeão Jogos Abertos Paranavai 1975, televisionado pela TV Tibagi ao vivo. Em 1987 -Acender a Pira Olimpica nos Jogos Abertos do Paraná em Campo Mourão no estádio RB; Perder a final do Futsal para Palotina no Belin Carolo totalmente lotado, foi muito triste. Campeão do JAPS em Guarapuava no ano seguinte.
Após a partida final revelei aos meus companheiros que havia feito uma promessa de levar a equipe toda na Lagoa das Lagrimas e rezarmos um Pai Nosso, pela recuperação de minha irmã Maria José, nesta época, já acamada, visto que ela sempre nos acompanhou em Jogos Abertos e tantos outros campeonatos que participamos. Na foto, a Lagoa das Lágrimas, em Guarapuava.
DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO ESPORTE? Desde menino, já acompanhava meu pai, pelos gramados de Marumbi e Região. Na foto, vista áerea da cidade de Marumbi, desmembrado de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, em 1960 e que significa em tupi-guarani "lago de tábuas - planta aquática usada na fabricação de esteiras".
QUEM FOI O “CULPADO”?. Meu Pai é lógico. diga-se de passagem, meu fã numero 1 e tem um dedinho de minha avó Mariana que sempre dizia: "Deixe o menino jogar bola que ele não terá tempo para pensar em outras bobagens". Uma Lição que já passei há muitos colegas. Sempre joguei meu futebol, estudei, me formei, trabalho desde os 14 anos, me casei e constitui minha familia, e nenhuma destas atividades influenciou na minha vida profissional.
ESPORTE PREFERIDO? Futebol. TIME? Palmeiras. ÍDOLO? Pelé. QUAL PROJETO GOSTARIA DE REALIZAR QUE AINDA NÃO FOI? Não sei se será possivel, mas gostaria de trabalhar com crianças, escolinha de futebol
SE FOSSE SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES QUAIS SERIAM SUAS PRIORIDADES? Há muito tempo participamos de um Fórum de Esportes em Campo Mourão e sugerimos a contratação de Atletas Experientes, com nome e capacidade, para as diversas modalidades, e que estes defendessem as cores de nossa cidade e a estes seriam reponsáveis pelos trabalhos de base com crianças que estariam se espelhando em seus ídolos. Na época, foram contratados os professores e atletas Idevalci, Nelsinho, Negão e Gilmar para trabalharem no Handebol. E deu resultado, por muito tempo Campo Mourão, foi referência no Handebol Paranaense e Nacional. Ainda continuo com este pensamento. Um grande time em 1985: União Mourãoense no futebol amador.
QUE ESPORTISTA É EXEMPLO E POR QUÊ? Lars Schmidt Grael - na foto ao lado de Ilivaldo Duarte, em evento realizado este ano em Maringá-, iatista Brasileiro, que mesmo tendo sofrido aquele tragico aciente, não guarda magoa de ningúem e continua a dar exemplo de dedicação e amor ao esporte que pratica.
ÉTICA EM UMA FRASE É: Ética fundamenta-se no comportamento humano, através do carater, conduta, exemplos.
A POLÍTICA É. caso sério no Brasil, deveria haver mais respeito pela população pelos nossos Politicos, falta ética à maioria dos Políticos.
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É. muito bom, estou de bem com a vida, meu trabalho e com minha família de quem sempre tive orgulho e apoio em todos meus atos e compromissos.
Beline recebendo honraria em 1975 da Câmara Municipal através do vereador Irineu Brzezinski, pelo título do JAP´s 75, ladeado por Delordes Dalefffe e Renato Fernandes Silva.
O GRUPO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2010 COM PORTUGAL, COSTA DO MARFIM E COREIA DO NORTE É difícil em 1966, Portugal já pregou uma peça em nossa Seleção, desclassificando-nos. Mas se o trabalho continuar sendo sério, como o foi até o momento, acredito na nossa Seleção e quem sabe até chegarmos a ser Campeões.
QUAL O MELHOR TIME DE FUTSAL E FUTEBOL QUE O SENHOR JÁ VIU JOGAR? Associação Tagliari -foto abaixo- e o São Paulo Futebol Clube, de Gerson e Cia.
E O MELHOR COM QUEM JOGOU? Camisa 10 era um timaço, jogava por música, mas infelizmente nunca fomos campeões amadores.
CAMPO MOURAO É.... uma cidade muito especial. Foi onde cresci, comecei a trabalhar, me formei, casei, tive meus dois filhos de quem me orgulho bastante e tenho muitos amigos.
CITE PERSONALIDADES DO ESPORTE MOURÃOENSE? Sérgio Ueda, pelo seu trabalho no tênis de mesa; Mário Paulista, pelo seu incansável trabalho com escolinhas de futebol, com exemplo, comprometimento e seriedad; e o Paulinho, pelo árduo trabalho no atletismo de Campo Mourão. E não podia deixar de falar do mano Gilmar (Foto), pela dedicação que sempre teve pelo esporte.
CITE PERSONALIDADES MOURÃOENSES? Dr. José Aroldo Gallassini - Presidente da Coamo, Dr. Milton Luiz Pereira e Professor Egydio Martello.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO? Qual a Seleção de Futsal de Todos os tempos de Campo Mourão? Xaxo, Beline,Carlão, James e Luizinho Ferreira Lima.
QUEM INDICARIA PARA SER ENTREVISTADO NO BLOG? Carlão Tagliari.
COMO SE SENTE SENDO HOMENAGEADO NESTE BLOG? Muito feliz, e honrado, fazer parte deste seu seleto grupo de entrevistados. Parabenizá-lo pelo trabalho que faz na Assessoria de Imprensa da Coamo, na Radio com o programa Tocando de Primeira e no BLOG, sempre divulgando e valorizando os valores de Campo Mourão.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? que prestigiem cada vez mais o seu trabalho, pois ele é feito com muita seriedade e competencia, na divulgação de Campo Mourão. MENSAGEM DE NATAL E BOAS FESTAS... Desejo que neste Natal, o menino Deus esteja em todos os lares, abençoando e confortanto à todos e que no proximo ano tenhamos muita saude, paz, prosperidade.

9 comentários:

  1. Valeu Ilivaldo . . . o "véio" como também é carinhosamente conhecido, merece todos os aplausos.

    Parabéns Belini!

    ResponderExcluir
  2. Comentário do Professor Idê sobre a Celebridade Belini:
    "Obrigado Beline, como é bom ser lembrado por personalidade como você, continuo pensando da mesma forma na formação de cidadãos( atletas). Você esqueceu de citar que já foi jogador de Handebol por um dia, no final de maio ou inicio junho de 1975 na quadra de asfalto do Colégio Estadual, I Campeonato Municipal de Handebol (com oito equipes), você jogou representado a Faculdade com os seguinte atletas; Ione, Auri, Guido, Ádio, Rui Etgenton, Beline etc., etc. Contando com a grade participação de vocês, Iniciamos um trabalho de rendimento em Campo Mourão no Handebol, estou ficando velho, mas não esqueço das pessoas que estendera me a mão. (não posso esquecer que em 1975 tomava café da dona Antonia, junto com o seu irmão Gilmar antes de ir para a UEM.)". Idevalci Ferreira Maia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Beline você é uma pessoa importante na história do esporte mourãoense, além de sua participação no setor profissional. Fiquei te conhecendo um pouco mais através dessa página criada pelo amigo Ilivaldo, divulgando personalidades que ajudam Campo Mourão n o seu desenvolvimento, valeu, e mais uma vez parabéns!
    Abraços: PVeiga

    ResponderExcluir
  4. Valeu Beline
    O que não me sai da memória foram os lances em que vc cortava de cabeça chutes potentes dos adversários, ainda na saudosa cancha dos Tagliari, que para mim na época era uma ato de muita coragem.
    Vc foi um exemplo de raça, dedicação, disciplina e humildade no esporte mourãoense. Atletas e pessoas como vc são raros. Parabéns pela sua história de vida, que se confunde com a história do salonismo mourãoense.
    Parabéns Ilivaldo pela entrevista.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir
  5. Velho Guerreiro, vc e o Gilmar sempre foram o meu norte. Parabéns pela pessoa maravilhosa que é. Tenho orgulho de ter convivido muito anos ao seu lado, sua conduta exemplar como irmão, profissional e atleta fazem parte de mim. Felicidades meu irmão, que o tempo permita passarmos por mais bons momentos juntos.

    Dido (canguruzinho)

    ResponderExcluir
  6. Pai...
    A trajetória de sua vida e de nossa família, são um exemplo de vida que pretendo seguir e dar continuidade....
    Tenho orgulho em fazer parte dessa família.
    Você foi um pai presente, carinhoso, amigo, companheiro em todos os momentos e sempre orientando da melhor maneira.
    Felicidades.
    Te Amo.
    Sua filha Fabiana.

    ResponderExcluir
  7. Seu BELINE:
    Tenho orgulho em ter conhecido uma pessoa como Sr
    um verdadeiro exemplo quanto mais o conheço mais
    o admiro. Como não admirar uma pessoa com filhos
    tão guerreiros e bem educados, que tem a mulher
    que ama ao seu lado e faz aquilo que gosta.
    Parabéns pela história de vida.

    ResponderExcluir
  8. Repito sempre que tive a felicidade de jogar ao lado de meus ídolos, e que deles tive a intenção de aproveitar o que tinham de melhor para oferecer, dentro e fora das quadras esportivas... de você, meu irmão, sempre quis copiar tudo, sua correção com todos, modo como formou sua família, raça, vontade de ganhar e classe nas derrotas.
    Parabéns Beline!!! Beijos na família toda (Fabiana está linda como sempre!)... Saudades...

    Luizinho Ferreira Lima

    ResponderExcluir
  9. Olá seu Antônio,vc não vai c lembrar de mim!muito legal mesmo sua hitória ,apesar de eu ja saber um pouquinho dela,emfim aqui quem vos fala é um grande amigo de seu filho,o "MAMADO" como nos conheciamos no colégio agricola, acho que faz uns 10 anos q não o vejo,dai lembrei do nome dele q era o mesmo do senhor,resolvi procurar na web e o achei, como q ta aquele Japonês safado???ha!ha!ha!brincadeira,saudades do maluco!se possivel passa meu fone para ele q é:041-9853-3618/041-3587-1005 ou meu e-mail:diegomaiscabelo@hotmail.com
    Valeu,abraços e tudo de bom para vcs ai,ATÉ BREVE!!!

    ResponderExcluir