22 de dez. de 2010

EVANDRO ROMAN, árbitro da FIFA será secretário Especial de Esportes no governo Beto Richa


O gaúcho Evandro Rogério Roman, árbitro da FIFA será o futuro secretário estadual de esportes no governo Beto Richa, a partir de 1.º de janeiro no Paraná.
Cascavelense de coração, onde reside e é professor de Educação Física, ele aposta no desenvolvimento de um projeto que ajude a formar atletas para as Olimpíadas de 2016.
Evandro Rogério Roman - na foto quando do evento em Araruna que homenageou Dirceu Mendes- garante que não pretende deixar de atuar como árbitro. Mas, talvez, tenha que diminuir sua carga de jogos. Com 38 anos em 2011 ele ainda terá mais sete anos para apitar antes de encerrar sua carreira.

Doutor em Educação Física, Evandro é árbitro desde 1992. Antes, atuava como goleiro na equipe de futsal da cidade de Céu Azul, perto de Cascavel. pedidos dos amigos apitava também algumas partidas. Percebendo que levava jeito com o apito, alguns amigos o aconselharam a fazer um curso de arbitragem. E foi o que ele fez em 1992. “Fiz logo dois cursos de arbitragem, de campo e de futsal”, lembra.
Ainda em 1992, Evandro iniciou a faculdade de Educação Física bancada pela arbitragem com o dinheiro ganho com seu trabalho como árbitro. “Consegui pagar os meus estudos e me tornar professor de Educação Física graças à arbitragem”, conta revelando sua gratidão ao esporte.
Logo em seguida, Evandro fez Mestrado e iniciou uma nova empreitada científica que tinha como foco o árbitro de futebol. Sua tese de conclusão de curso foi: “Estudo comparativo entre os testes da FIFA e as reais exigências físicas do árbitro de futebol no campo de jogo”.
Acreditando que ainda tem muito a crescer, Evandro treina bastante para manter sua ótima condição física. Além de treinar, o estudo é uma constante em sua vida.
O Doutor em Educação Física Evandro Rogério Roman dirige o Centro Internacional de Estudos Científicos Aplicados ao Árbitro de Futebol, da Faculdade Assis Gurgacz, no interior do Paraná e é coordenador do curso de Educação Física da Faculdade de Cascavel.
Carreira - Evandro começou mesmo em 1994, quando estreou na Série A do Campeonato Paranaense. Em 1995, Roman entrou para os quadros da CBF e sua estréia no quadro nacional foi como quarto árbitro na Série B do Campeonato Brasileiro, na partida Coritiba x Mogi Mirim, tendo como árbitro da partida o carioca Jorge Rabello.
A estréia no apito com o escudo da CBF veio no ano seguinte, em 1996, quando dirigiu seu primeiro jogo em âmbito nacional, XV de Piracicaba x Sergipe, pela Série C. No mesmo ano estreou também na Série A, apitando Atlético-MG x Bahia.
Evandro considera com seus jogos mais importantes Grêmio x Portuguesa, em 1997, por ter sido o primeiro jogo entre as duas equipes após a final do campeonato de 1996 e Fluminense x São Paulo, em 13 de julho de 2003. “Este foi um jogo muito importante, que abriu as portas para mim, além de ter sido no Maracanã”, ressalta.
Em sua primeira temporada como árbitro internacional, Roman comandou a partida decisiva do Campeonato Mineiro (Cruzeiro 1x0 Atlético-MG) no Mineirão. A solicitação foi feita pela Federação Mineira junto à Paranaense, para que o árbitro que perdesse o sorteio para apitar a decisão entre Atlético-PR e Coritiba fosse colocado à disposição da decisão em Belo Horizonte. Seus auxiliares foram Roberto Braatz (PR) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
Em janeiro de 2008 foi eleito para integrar o quadro de árbitros da FIFA.
Na sua carreira, teve vários episódios e jogos, nos quais não foi feliz e que o deixaram "prestigiados" junto a torcidas, clubes e entidades. Os quais não serão citados, porque o que importa no momento é desejar votos de uma eficiente e produtiva gestão a frente de uma secretaria tão importante como é a dos Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário