23 de dez. de 2010

AÇÃO SOCIAL: Comunidade beneficia LAR DONA JACIRA com melhorias no valor de R$ 90 mil

A emoção que embargou a voz daqueles que discursaram na cerimônia e as lágrimas nos olhos da maioria dos presentes marcou nesta quinta-feira (223/12) a entrega das inúmeras melhorias executadas ao longo dos últimos três meses nas instalações que abrigam o Lar Dona Jacira, na Asa Leste de Campo Mourão. Foi a transformação de um simples projeto que deveria ser elaborado por alunos de um curso do Senac local na concretização de antigas aspirações daquela que lidera um dos trabalhos sociais mais conhecido e reconhecido pela comunidade de Campo Mourão.
Tudo começou com o curso de Decorador de Interiores Residenciais, ministrado no Centro de Educação Profissional do Senac local. Na disciplina de Projeto Residencial – Prática Profissional, os alunos tinham que elaborar um projeto para uma situação real. Sete entidades que desenvolvem trabalho social na cidade foram visitadas e os alunos optaram pelo Lar Dona Jacira, principalmente em razão dos problemas existentes nas instalações. Foram constatados problemas de acessibilidade, deficiências nos sistemas elétrico e hidráulico, goteiras, etc, além da necessidade de espaços mais bem definidos.
O que começou como um simples trabalho do curso, transformou-se numa ação de responsabilidade social, formando-se um corrente para que fossem executadas as melhorias e obras previstas no projeto. Na somatória de esforços, o Senac solicitou doações as empresas de materiais de construção, lojas de equipamentos e empresas de móveis, cortinas, decoração, etc. os produtos necessários. Rapidamente a campanha recebeu a adesão dos clubes de serviços, do Sindicato Rural e de várias outras entidades, empresas e particulares.
Um jantar a base de arroz carreteiro transformou-se em um concorrido evento social e filantrópico, em setembro, nas dependências do Recanto do Criador (Parque de Exposição). Todos os convites foram vendidos e entre os participantes foram sorteadas estadias no Resort Hotel Termas de Jurema e no Recanto Parque Hotel (em Foz do Iguaçu), além de uma jóia. Tudo conseguido como doação.
Transformação - As instalações do Lar Dona Jacira passaram por uma completa transformação, verdadeiramente digna de programa de televisão. O telhado e o forro foram trocados. As portas foram trocadas para facilitar a passagem de cadeiras de roda. Todos os problemas do sistema elétrico e hidráulico foram solucionados com a substituição dos materiais. Também foi colocado novo piso, entre outras melhorias, como a colocação de corrimãos e barras de sustentação.
Entre as melhorias realizadas também foram solucionados os problemas de acessibilidade. Mas não foi só: móveis foram substituídos e os espaços ganharam decoração e pintura As instalações foram ainda ampliadas, com a construção de mais 98 metros quadrados de área edificada. Foi construído, por exemplo, um quarto com banheiro semelhante ao de hospitais, inclusive dotado de estrutura suspensa para o deslocamento do paciente até o sanitário.
A estimativa é de que na realização das melhorias tenham sido investidos cerca de R$ 90 mil. Treze crianças e adolescentes em situação de risco social (a maioria com algum tipo de deficiência) são atendidas atualmente pelo Lar Dona Jacira. Ela já não sabe dizer quantas crianças e adolescente abrigou e criou ao longo de sua vida. Chama a todos eles de filhos e, orgulhosa, diz que já tem muitos netos.
Senac - As arquitetas Sônia Maria Pessa e Cristina Tiemi Morishita, instrutoras do curso de Decorador de Interiores Residenciais promovido pelo Senac de Campo Mourão, supervisionam todo o projeto que foi executado no Lar Dona Jacira. Treze alunos participaram do curso. No primeiro semestre de 2011, o Senac local volta a ministrar o curso e as inscrições já estão abertas.
Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário