13 de mar. de 2021

MAYBUK, o presente do padre Ademar e a confiança em Deus

"Em março de 1992, ganhei uma bíblia do Padre Ademar de Oliveira Lins, quando ele atuou em Roncador -distante 97 km de Campo Mourão, no Centro do Oeste paranaense- e eu era do grupo de jovens. Era uma bíblia que tinha umas interpretações no rodapé bem progressistas, época da Teologia da Libertação.

Eu li a bíblia inteira e os salmos me chamaram a atenção. Dizem que foram escritos pelo Rei Davi. Um dos deles, o 91, eu decorei e recito todas as manhãs. Já vi várias traduções dele, todas com o mesmo sentido.

Algumas colocações nele pareciam coisas da época dos Faraós, mas de 2020 para cá, passaram a ter mais significado para mim.

Eis o que decorei:

Você que habita ao amparo do Altíssimo e vive à sombra do Onipotente, diga a Javé:

Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, em confio em ti.

Ele livrará você do laço do caçador e da peste destruidora.

Ele o cobrirá com suas penas e debaixo de suas asas você se refugiará.

O braço dele é escudo e armadura.

Você não temerá o terror da noite, nem a flexa que voa de dia, nem a epidemia que caminha nas trevas, nem a peste que devasta ao meio dia.

Caiam mil ao seu lado e dez mil  à sua direita, a você nada atingirá.

Basta que você olhe com seus próprios olhos para ver o salário dos injustos, porque você fez de Javé o seu refúgio e tomou o Altíssimo como defensor.

A desgraça jamais  o atingirá,  e praga nenhuma vai chegar à sua tenda, pois ele ordenou aos seus anjos que guardem você em seus caminhos. Eles os levarão nas mãos, para que seu pé não tropece numa pedra.

Você caminhará sobre caminhará sobre cobras e víboras e pisará  leões e dragões. E o livrarei porque a mim se apegou.

Eu o protegerei porque conhece o nome. Ele me invocará e eu responderei.

Na angústia estarei com ele. E o livrarei e glorificarei. Você saciá-lo de longos dias e lhe farei a minha salvação", comenta o mourãoense, professor e escritor Sérgio Luiz Maybuk.

MAS QUAL a parte do Evangelho, entre tantas, que mais gosta?

Maybuk responde: "Gosto do evangelho de Mateus, capítulo 6 e versículo 25: Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer, nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais que a comida? E o corpo não vale mais que a roupa? Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros?

E o versículo 30: Ora, se Deus assim veste a erva do campo , que hoje existe  e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará  por vocês, gente de pouca fé.

Aliás, para quem está preocupado deve ler o capítulo 6 inteiro. Mas deve fazer sua parte e combater diuturnamente contra as injustiças de todas as formas.

Não dá para ficar só na teoria. Assim penso", diz o professor ao Blog do Ilivaldo Duarte.



SérgioLuiz Maybuk

Nenhum comentário:

Postar um comentário