12 de mar. de 2021

CONHEÇA LEGADOS DE Dom Mauro Aparecido dos Santos


 A comunidade religiosa ainda tenta assimilar a perda do arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos no início da noite de 11 de março deste ano da graça 2021.

Entre os legados do terceiro bispo da história da Diocese de Campo Mourão iniciada em 1999 e encerrada em 2008, estiveram a continuidade aos trabalhos e propostas pastorais do bispo dom Virgílio de Pauli visando o jubileu do ano 2000.

Outro destaque foi o interesse pela organização contábil, fiscal e adninistrativa da Diocese  "Ele centralizou a contabilidade de todas as paróquias na Curia Diocesana estabelecendo normas e orientações dentro das exigências fiscais...", consta no livro Sob o sinal da Santa Cruz, nos 60 anos de gratidão, paixão e esperança, da Diocese de Campo Mourão.

Dom Mauro deu incentivo e multiplicou os grupos de reflexão e as pastorais em geral, como a Familiar, Catequética e do Dízimo. 

No campo da Comunicação, dom Mauro celebrou a primeira missa transmitida no estúdio da TV Carajás em 12 de Março de 2000 - há exatos 21 anos no dia de hoje.

Em 20 de janeiro de 2008 ele deixou a Diocese de Campo Mourão rumo a Cascavel, para assumir como  arcebispo.  "Dom Mauro ressaltou o protagonismo dos leigos, a organização pastoral e a centralização administrativa da Diocese, além do incentivo aos grupos de reflexão, pastorais e movimentos", destaca no livro dos 60 anos da Diocese de Campo Mourão.

Durante seu bispado, dom Mauro ordenou 24 novos padres diocesanos e o bispo dom Ottorino Assolari. 

Nota do Blog.  O livro Sob o sinal da Santa Cruz foi editado com a coordenação do padre Jurandir Coronado Aguilar e a produção editorial do padre Adilson Naruishi.

Um comentário: