19 de mar. de 2021

NÃO SE DEPRIMA! Por Cida Freitas


Lembro- me de uma música com esse título no tempo em que meus filhos eram adolescentes.

Hoje uso este título para algo bastante sério: o perigo de entrar em depressão motivado pela angústia, medo e pressão psicológica.

Não há como não se angustiar diante de tantas notícias controversas, de tantas informações confusas. 

A esperança do povo agora é a vacina, porém vêm notícias de que tal vacina foi suspensa porque tem causado embolias e até levado à morte. Muitos exemplos há de "tratamento precoce" como alternativa para se livrar do vírus, porém há médicos que não receitam esse tipo de tratamento por questões ideológicas (outra angústia: como confiar nos médicos?) Vi um vídeo em que uma enfermeira denuncia mortes provocadas dentro da UTI por técnicos que baixam o oxigênio do paciente propositadamente para aumentar o número de mortes atendendo à recomendação de superiores. Verdade? Mentira? Não sei, já soube de tanto absurdo motivado por interesses financeiros e políticos que não duvido de mais nada.

Mas então, como não ficar deprimido? 

Não sou da área médica, sou apenas alguém que sonha com uma população saudável e feliz, por isso digo:

- Na TV, só veja programas de humor, musicais...evite noticiários, eles estão carregados de maliciosas intenções.

-Leia somente bons livros, de preferência os que elevam a autoestima;

-Converse com amigos de verdade, mas não entre em assuntos tristes;

-Se faleceu alguém, dê apoio aos familiares, faça uma oração, mas não queira saber dos detalhes da morte, isso não vai ajudar em nada, mas vai deprimir você;

-Tenha fé, não apenas religião, fé é a conexão com Deus;

-Procure estudar, não importa sua idade, preencha seu tempo aprendendo algo, pois quanto mais estudamos mais percebemos nossa limitação e a necessidade de aprender mais;

- Se perdeu o emprego, invente um, não é difícil

pense no que você sabe fazer, quais são suas habilidades e as coloque em prática;

- Faça algum tipo de execício para fortalecer seu físico, sua respiração;

-Faça exercícios espirituais pela oração e pela solidariedade, olhando em volta, ajudando o outro seja por uma palavra, uma cesta básica, uma ajuda financeira;

-Olhe-se no espelho, cuide da aparência física, mas olhe-se nos oeblhos e se pergunte: Não tenho sido egoísta olhando somente para o meu problema? O que tenho feito para diminuir o sofrimento daqueles que estão por perto?

Acima de tudo, conserve o bom humor, ria, chore, mas conserve o bom humor e, se depois de tudo isso, ainda sentir pressão no peito, faça o exercício da respiração, dez vezes, inspire profundamente, segure o ar por alguns segundos, expire bem lentamente, relaxe.

Eu tenho feito tudo isso e tem dado certo. Abraço!" - Cida Freitas - professora, escritora, fundadora da cadeira 08 da Academia Mourãoense de Letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário