12 de jan. de 2010

EM PIQUIRIVAI, grupo de amigos jogam futebol há 30 anos sempre aos domingos pela manhã

NO DISTRITO DE PIQUIRIVAI, distante 17 km de Campo Mourão, "A Capital do Centro-Oeste do Paraná", todas as manhãs de domingo tem uma grande atração para curtir. É o futebol, uma das maiores diversões daquela comunidade, distante 18 quilômetros de Campo Mourão. Há cerca de 30 anos, um grupo de amigos, que formam a equipe de veteranos de Piquirivaí, se reúne todas as manhãs de domingo, para jogar partidas amistosas contra outras equipes, de Piquirivaí mesmo, Campo Mourão e Região.
Grande parte dos atletas já tem mais de 50 anos e tem como principal atividade a agricultura ou a pecuária, já que o local tem uma economia estritamente ligada ao trabalho no campo. E o campo de futebol é o local de lazer deste pessoal, que não liga de acordar cedo para bater uma bolinha. “Nunca furamos um domingo, sempre teve jogo, o que só não acontece se o adversário não vem”, garantiu Genésio Hernandes, o popular “Nesião”, que marca os jogos para o pessoal.
Responsável por cuidar das bolas e do material esportivo, Urcino Pereira, que tem 63 anos, ainda atua e ajuda também como técnico da equipe, isto quando não está em campo. “A prática do esporte nos faz bem, pois traz longevidade e nos permite formar um grande leque de amizades”, destacou Urcino.
Com o passar dos anos, visto que alguns amigos vão parando com as atividades futebolísticas, alguns mais jovens vão se infiltrando no meio do grupo, mas a tradição vai sendo mantida, e o aprendizado, como o toque de bola refinado, vai sendo passado também para os iniciantes, fato que é bem visto pelos “veteranos”.
História – A história do futebol do Distrito de Piquirivaí já vem desde meados da década de 70. Duas equipes eram tradicionais na época, o Rio Negro e o União. Dentre os atletas que fizeram parte destas equipes, figurava o mesmo Urcino Pereira, que hoje atua com os veteranos, nas manhãs de domingo. Um dos dirigentes destes times históricos foi o Seo Carlos Antonio, “o Português”, que até os dias de hoje vive no Distrito, mas já não participa mais das atividades esportivas. Fotos e atletas destas equipes foram destacados no livro “Brasil Terra do Futebol e de Todas as Coisas", de autoria de Félix Santiago e Basílio Irineu Lídio, que conta a história do futebol de Campo Mourão.
Fonte: Texto e foto de Diego dos Reis Pereira, um dos sobrinhos do seo Urcino - pioneiro no futebol de Piquirivaí, de cujo campo saiu para o futebol profissional o ala e lateral Angelo Versari, ex-Paraná Clube, futebo, do Quatar, Cruzeiro, Inter e Náutico, ante de chegar ao Coritibal Football Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário