30 de jan. de 2010

ENTREVISTA DE DOMINGO: Mário Paulista


O futebolista MÁRIO PAULISTA, servidor público há 27 anos é o homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO. Um reconhecimento a um profissional que com seu jeito simples, humilde e tranqüilo vem fazendo um bonito trabalho na formação e educação de cidadãos mourãoenses, antes mesmo deles serem jogadores ou iniciantes no mundo do futebol. Para muitos esportistas, o paulistano de Salto Grande e corintiano Mário Paulista que tem o "Paulista" como sobrenome em toda a sua família, é um verdadeiro injustiçado no mundo de futebol. Ele poderia ter sido mais valorizado ao longo desses quase trinta anos de ensinamentos no esporte. Nesta ENTREVISTA DE DOMINGO, Mário Paulista conta um pouco da sua história e das suas curiosidades na sua carreira esportiva iniciada em Luiziana, no campo de terra do seo Romão Martins – meu falecido avô –. “O futebol é maravilhoso, com ele fiz muitos amigos e viajei bastante, conheci lugares e pessoas maravilhosas. Com a graça de Deus espero me aposentar como treinador em Campo Mourão dentro de campo, pois o futebol é a minha vida e minha paixão”, comemora.
QUEM É MÁRIO PAULISTA? Sou um dos sete filhos do seo Nicolau e da dona Donária, nasci e morei até os 12 anos em Salto Grande, interior de São Paulo, onde minha família tinha propriedade com pecuária – muito cabrito e frutas. Aos 12 anos, meu pai adquiriu terras em Luiziana para plantar café e arroz, e também tocar uma mercearia. Em 1978 mudamos para Campo Mourão.
O estádio Romão Martins em Luiziana, onde Mário jogou, também sediou grandes e históricos jogos do Luiziana Futebol Clube, sempre com times fortes e competitivos. Na foto, Ivan, Claudião, Adir, Nelsão, Ambrósio, Wilsão, Agenor, Lobó, Deminha, João Maria e Di, formando um timaço em 1985.
Tenho 51 anos e sou servidor público há 27 anos, irei me aposentar dentro de campo. Sou Corintiano e apaixonado pelo futebol, e também gosto das coisas bem feitas.
Fotos atuais da cidade paulista de Salto Grande onde Mário nasceu
ONDE E COMO FOI SUA INFÂNCIA? A minha infância foi tranqüila, em Salto Grande catava frutas no sítio e jogava muita bola, era uma época de muita tranqüilidade, a gente se divertia muito.
COMO O SENHOR SE DEFINE? Sou uma pessoa calma, simples, tranqüila, que conheço muito a nossa cidade, ando de bicicleta e
a pé, tenho muitos amigos, graças a Deus.
TEM UMA HISTÓRIA LEGAL DA SUA CHEGADA EM CAMPO MOURÃO. QUAL É? Em 1978 viemos de Luiziana morar em Campo Mourão e chegamos no jardim Copacabana, mas nem bem cheguei vi os eucaliptos do estádio Roberto Brzezinski (RB)e enquanto o pessoal descarregava a mudança não pensei duas vezes e corri para ver o estádio. Estava tendo um jogo, foi um momento muito legal, nem bem cheguei e já estava dentro do RB.
Mário, o último agachado à direita, na década de 80. Na foto, o primeiro em pé é o professor Gilmar Fuzeto com a garotada da Associação Tagliari.
QUANDO COMEÇOU A SUA CARREIRA DE TREINADOR? Comecei a jogar futebol em Campo Mourão com 17 anos, teve um dia no RB que o falecido José Carlos Galbier, o “Tio BEC” me chamou para apitar jogos das categorias menores, daí fui ficando e com 21 anos parei de jogar futebol. Então passei a cuidar de futebol e a ser treinador com as categorias menores em 1982 . ALGUM TÍTULO EM ESPECIAL? Vários, um deles destaco em 1984 na Categoria Sub-15 pela Associação Tagliari, em Apucarana, no estádio “Paulo Pimentel”, hoje estádio “Bom Jesus da Lapa”. Empatamos por 1 gol com o Grêmio de Maringá no tempo normal e ganhamos nos pênaltis. E também, destaco os jogos internacionais que fizemos em vários torneios de Menores. Eu era técnico da Tagliari e vi os craques ZéMaria, do Corinthians, Oscar do São Paulo e Luiz Pereira, do Palmeiras, darem pontapés iniciais em vários eventos com a garotada. NO ESPORTE, QUAIS MODALIDADES JOGOU? Futebol, de campo e de salão.
QUAL SEU ESPORTE PREFERIDO, TIME DO CORAÇÃO E IDOLO? O futebol, e como corintiano sempre gostei muito do Rivelino DESDE QUANDO É APAIXONADO PELO FUTEBOL? QUEM FOI O “CULPADO”? Sempre gostei de futebol e quando viemos para Luiziana, então distrito de Luiziana, o seo Romão Martins - avô do Ilivaldo Duarte- que é nome de rua e do estádio em Luiziana, tinha um campinho de terra ao lado de sua casa e reunia toda a família para jogar. Eu ficava olhando e jogava de gândula, um dia faltou um e o falecido Raul Campos Martins (Tio do Ilivaldo, que aparece na foto abaixo) me chamou para completar o time. O Raul foi o melhor cabeceador que vi jogar em Campo Mourão, era tipo Leivinha do Palmeiras, ele foi o meu primeiro treinador. Depois joguei no estádio em vários times lá em Luiziana antes de vir para Campo Mourão. Raul (Tio do Ilivaldo) é o segundo jogador agachado da direita para à esquerda; o primeiro é o Daniel (pai do Ilivaldo, que é o primeiro da direita). O time da foto é o Municipal, da Prefeitura, no início da década de 70 no estádio RB, jogando com a camisa do Canarinho E.C.
ÉTICA EM UMA FRASE É... Respeitar o outro como ele é e não como a gente gostaria que ele fosse.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS DE CAMPO MOURÃO? Professor Itamar Tagliari - na foto, ao lado de Tuta Casali), Márcio Rinaldi e Ari Matheus.
CITE TRÊS PERSONALIDADES (FORTE DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Tuta Casali - na foto, ao lado de Itamar Tagliari, Marcos Corpa e Osvaldo Guaiume, empresários e pessoas de visão e bem-sucedidas, que gostam muito de Campo Mourão e apóiam o nosso esporte.
QUEM SÃO EXEMPLOS DE TREINADORES? Cito dois, um deles é o Vanderlei Luxemburgo, hoje no Atlético Mineiro – ele trabalha em tudo com seus atletas, ele treina jogadas e o que quer que eles façam em campo. Infelizmente, ele não gosta de estrelas e não gosta de lançar jogadores, pois ele se considera uma estrela.
O outro treinador é daqui, é o professor Itamar Tagliari
- ele sempre foi calmo, tranqüilo, otimista e nunca deixou
ninguém triste perto dele. Ele me deu a chance de conhecer ao vivo o Rei Pelé, quando participamos da Copa Pelé de Futebol. Em 1985, quando era técnico da seleção do Paraná de futsal Mirim,
me chamou para ser seu auxiliar quando a seleção treinou
aqui em Campo Mourão.
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É... cidade modelo, com ruas largas e bem planejadas, uma cidade gostosa de se viver.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO SERÁ? Imagino que será uma cidade que irá evoluir muito, pois tem muita coisa boa ainda para acontecer.
O FUTEBOL É ... maravilhoso, pois com ele e através dele fiz muitos amigos e viajei bastante, conheci lugares e pessoas maravilhosas. Ele promove a inclusão social e ajuda a resgatar pessoas. Mário treinando atletas no CF Zico em Campo Mourão
SER TREINADOR É.... uma tarefa que não é fácil, não é para qualquer um, mas é muito gostoso. Eu por exemplo, sou o único treinador em Campo Mourão que irei me aposentar dentro de campo. Muitos jogadores que estão em clubes brasileiros já passaram pelo nosso trabalho como Ângelo Versari (foto) hoje no Coritiba, o Cristiano, da Chapecoense,o Rogerinho, que está na Itália, o Reginaldo Riva, que jogou no Santos, só para citar alguns.
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTÁ HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTORIA? Estou feliz e agradecido por você ter se lembrado de mim, vocês da imprensa tem um papel muito grande e podem ajudar a valorizar o nosso esporte e as pessoas que fazem este trabalho com a garotada.
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Pratiquem esporte pois o esporte é saúde e lazer, e faz muitos amigos e muito bem. Para os pais, o recado é que eles incentivem seus filhos no caminho do bem e do esporte, pois uma criança praticando esporte estará longe das coisas ruins e mais perto do bem.

8 comentários:

  1. Prof. Eder Rogerio Stela31 de janeiro de 2010 às 10:21

    Grande figura de Campo Mourão, sempre tranqulio e com uma humildade sem tamanho. Treinador de grande competência e um ser humado admirável.
    Saudades de quando treinava com ele.

    Prof. Eder Rogerio Stela

    ResponderExcluir
  2. Grande entrevista sem duvidas umas das melhores Mario Paulista um grande tecnico si fosse ver todas suas historias precisaria de mais de um blog. foi treinador de todos os integrantes da nossa equipe
    coloquei essa entrevista no nosso blog tambem
    equipealtoniveleventos.blogspot.com

    Parabens Mario Paulista

    Equipe Alto Nivel eventos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ilivaldo e parabéns Mário pela sua história de vida frente ao esporte amador e principalmente o futebol, sua grande paixão.
    Mário, pessoas como você são raras no esporte hoje em dia, onde o interesse financeiro está a frente de qualquer coisa, vc ainda prima pela formação humana, além da esportiva.
    Se existe alguém merecedor de homenagens no esporte amador de Campo Mourão, com certeza vc é uma delas Mário, pela humildade, honestidade, paciência e desprendeimento com que sempre atuou e continua atuando nas atividades que desenvolve com jovens e crianças.
    Tive o prazer de trabalhar com vc na Fundação de Esportes e em outros eventos e aprendi muito com o seu jeito de ser e de agir, lembro-me inclusive de alguns momentos em que tirava dinheiro do próprio bolso para comprar premiação para os seus torneios internos porque entendia que as crianças tinham que receber um incentivo, independente do seu nível técnico ou do potencial que haveriam de ter para o futebol.
    Parabéns mais uma vez Mário, vc merece.
    Um abraço
    Carlão

    ResponderExcluir
  4. beth neco diz:
    Sabe entrevistar o Mario Paulista, acredito que foi uma das coisas mais acertadas, ele merece, tem bagagem para ser uma Celebridade é uma pessoa muito inteligente e humilde. Parabens Ilivaldo por mais esta iniciativa. bethneco

    ResponderExcluir
  5. EU SOU PIETRO EU TREINO COM O MARIO ELE É UM BOM TREINADOR

    ResponderExcluir
  6. Melhor treinador de campo mourao

    ResponderExcluir
  7. Meu nome e Alair fui atleta do Mario nos anos de 1987 a 1989 e depois fui para o junior do sport, o mario foi muito importante como treinador e amigo, desejo a ele muita saude e felicidade.

    ResponderExcluir
  8. Meu Professor De Futebol desde aos 6 anos até hoje Excelente Treinador, poucos treinadores é desse jeito vc merece Mário Parabéns

    ResponderExcluir