18 de fev. de 2009

A Copa que vale 90 minutos

Começou nesta noite a festa mais democrática e fulminante do futebol brasileiro: a Copa do Brasil 2009, cujo campeão ganha uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Você que gosta ou entende de futebol, já ouviu falar no Itumbiara, de Goiás; no Águia de Marabá, do Pará; no Potiguar do Rio Grande do Norte; no ASA de Arapiraca, a terra do fumo em Alagoas; no Ivinhema, do Mato Grosso do Sul; no Holanda, de Manaus; no Barras, do Piauí ou no Vilhena, de Rondônia, só para citar alguns dos pequenos da Copa do Brasil?

A maioria vai responder que não e isto é possível. Sabe por quê? São times inexpressivos que ganharam a vaga e fazem o jogo de estréia e muito provavelmente, somente um jogo e em casa na Copa do Brasil.

Não é à toa que a CBF marca o primeiro jogo desses times em seus Estados e muitas vezes, bem longe dos seus estádios, como foi o caso de ontem, na Paraíba, quando o Nacional de Patos jogou na capital João Pessoa.

E se não der zebra, os maiores engolirão os pequenos, e isso já começou hoje a noite. O Vasco detonou o Flamengo, no Piauí, por 4 a 1 e eliminou o jogo de volta. Sonho quase impossível por exemplo, para o Vilhena, do MS, que enfrenta o Flamengo.

Por aqui, em solo paranaense, o Paranavaí, o Cianorte e a ADAP já tiveram o gostinho de jogar uma partida e tiveram a Copa do Brasil no seu currículo. E foi só. Mídia efêmera.

Quem sabe um dia, poderemos ter, em futuro não tão distante um time mourãoense na Copa do Brasil. Mas, convenhamos, é um sonho, apenas um sonho. Mas, que falta muito, ah! Isso falta. E como!

2 comentários:

  1. Eu não me lembro quem é o Santo das causas impossíveis,porém e brasileiro também não vive sem bola. Mas com um bom trabalho tudo é possível, primeiro fazer um bom estádio, depois um bom time, voltar a primeira, e quem sabe chegar a primeira.
    Para começar, um dia alguém me falou, loteamos o Rb, fazemos um estádio, inicialmente simples, com boa capacidade, faremos um boa pista de atlétismo em outro lugar, temos um estádio a altura, depois, virá um bom empresário, montará um bom time e fará o povo muito feliz. Eu sonhei de mais, mas sonhar não é pecado, eu vivi o sonho de ser campeão paranaense em Maringá, que o juiz cascavelence enterrou, e era real...

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive esse sonho,infelizmente agora estamos a anos luz disso acontecer,pra começar é imconcebível imaginar que membros da própria diretoria do Sport CM foram contra a reforma do estádio RB.cômico pra não ser trágico.

    ResponderExcluir