23 de fev. de 2009

A Primeira vez do Pedro da Veiga no Carnaval de CM

Após às 23 horas da noite de 21 de fevereiro de 2009 – último sábado-, o escritor, pesquisador, historiador e primeiro locutor da Rádio Colmeia de Campo Mourão, Pedro da Veiga, estava desfilando no carro principal do Bloco Cai Nessa ao lado de outros radialistas, na homenagem do samba enredo do bloco aos 50 anos da Rádio Colmeia.

Atendendo a um pedido especial desse jornalista e blogueiro, Pedro da Veiga enviou um e-mail relatando como foi a sua primeira vez na avenida, em cima de um carro alegórico, que você confere abaixo.

A frase é minha: “A gente vai morrer e não vai ver tudo.” É isso aí Pedrão, parabéns a vocês e a todos da família Colmeia, de ontem e de hoje.

Com a palavra, ou melhor, contando um pouco da sua experiência no Carnaval 2009, o professor Pedro da Veiga.

“Campo Mourão, a exemplo das cidades brasileiras, também comemora a festa do Carnaval. No sábado houve o desfile de rua dos blocos pela ordem: bloco "Dinâmica", na categoria Iniciante e o enredo "Carnaval Alegre e Sadio". Em seguida os blocos, "União Cidade Nova" com o enredo, " Meio Ambiente-Vida que te quero viva"; BUp´s, "Vamos para a avenida Desfilar e Carnavalizar- Uma História de Criança-Bup´s 10 anos" e depois, o "Cai Nessa", com o enredo - "A comunicação está no Ar. Se liga que o Cai Nessa vai passar- homenagem aos 50 anos da Rádio Colmeia".

Eu que sempre fui avesso a essa festança, tive o privilégio de participar no carro alegórico do “Cai Nessa”, juntamente com os companheiros radialistas: Coronel Bastião, nascido Benedito Ferreira de Freitas, apresentador do seu "Rancho do Coronel Bastião", Joãozinho Batista, um dos técnicos de som mais antigos do rádio brasileiro, Pedro Teixeira e, Eloi Bonkóski, representando seu pai Erwin, que foi proprietário da Colmeia na década de 1960, sendo homenageado pelo grupo dirigente do bloco, capitaneado pelo Birão Rodrigues.

Confesso que foi uma surpresa agradável, em cima do carro alegórico, desfilando pela Avenida Irmãos Pereira. Lá de cima vendo a multidão aos lados da passarela, identificando muitos conhecidos que nos aplaudiam, em homenagem aos 50 anos da Rádio Colméia, da qual tive a honra de ser o seu primeiro locutor, foi para mim uma satisfação inusitada integrar o cortejo carnavalesco deste ano.

Realmente a emoção foi incontida, que resumo nos versos deste poema de Mena Moreira (http://sitedepoesias.com.br/poesias/10081)

No carnaval,
Quero tirar a máscara
Me despir da fantasia de palhaço
Que exibo o ano inteiro!
Quero, de cara limpa,
Cair na folia
Viver a alegria
Dos três dias
Quero esquecer que sou palhaço
De uma sociedade massificada
De valores deturpados
Verdades mascaradas
Sentimentos massacrados
Pessoas manuseadas...
No carnaval!?...
Quero esquecer tudo isso...
Me abrir em sorriso
Afinal, pelo menos três dias,
Ser feliz é preciso!...”

Obrigado Pedro da Veiga, excelente o seu relato e a maravilhosa experiência.

Mais sobre Pedro da Veiga você encontra acessando o site http://pedrodaveiga.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário