23 de fev. de 2009

Hoje (23/02) é Dia Nacional e também, Dia Municipal do Rotary em CM

A folhinha marca nesta segunda-feira, o Dia Nacional do Rotary. E também o Dia Municipal do Rotary em Campo Mourão, iniciativa de autoria do o vereador Sidnei de Souza Jardim, através da Lei nº 1861 de 30 de agosto de 2004, sancionada pelo então prefeito em exercício de Campo Mourão, Getúlio Ferrari Júnior.

A data alusiva ao Rotary é comemorada hoje para lembrar que nesse dia em 1905, o advogado Paul Harris juntamente com três amigos promovia a primeira reunião do primeiro clube de serviços do Rotary, em Chicago, nos Estados Unidos.

Atualmente no mundo todo são mais de 1,2 milhão de pessoas envolvidas e engajadas neste movimento que representado por profissionais de várias áreas promovem com seu serviço voluntário o bem-estar e o desenvolvimento de milhões de pessoas.

Em Campo Mourão, são cinco rotary´s em atividades (Campo Mourão, Gralha Azul, Verdes Campos, Araucária e Lago Azul), com reuniões semanais na Casa da Amizade.
40 Anos em CM – O primeiro Rotary em Campo Mourão foi oficialmente instalado em 8 de maio de 1969, mas a primeira reunião visando este objetivo aconteceu no dia 16 de abril daquele ano no restaurante do Clube 10.

A primeira diretoria do clube de serviço foi formada na reunião do dia 30 de abril de 1969, sendo presidente, Jorge Elizário Garcia Árias; Vice-presidente: Getúlio Ferrari; Secretário: José Afonso André; Protocolo: Ady Rosa Vital Marchinni; Tesoureiro: Nelson Jaime Galbieri;
No dia 17 de maio de 1969, o Rotary Club Campo Mourão foi admitido oficialmente no Rotary Internacional e a Carta Constitutiva foi entregue em 29 de junho de 1969, em reunião festiva na Churrascaria Rainha do Oeste (hoje BR-3). Assim, em maio, o Rotary Club Campo Mourão estará comemorando os seus primeiros 40 anos de atividades.

Presidido atualmente por Oscar Sumio Azuma, o Rotary Clube Campo Mourão conta com mais de 60 membros e foi fundado há quase quatro décadas por um grupo de 31 pessoas, das quais permanecem ativas no clube: José Aroldo Gallassini, Luiz Massaretto, Manoel do Nascimento, Nelson Teodoro de Oliveira, Sérgio Luiz Panceri e Vicente Urbano Leite.

Serviço –O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini foi presidente do Rotary Campo Mourão na gestão 1977/78, quando foi idealizada e iniciada a construção da Casa da Amizade, no mesmo local que reúne centenas de rotarianos semanalmente em Campo Mourão.

Conversei com ele sobre o Dia do Rotariano e transcrevo abaixo, algumas das suas idéias sobre a importância do movimento.

“Dar de si antes de pensar em si mesmo é a filosofia do rotary , que motiva todos os rotarianos na sua atuação cotidiana”

“O Rotary tem um papel muito importante, pois como é formado por diferentes profissionais, é o local para debater ações que possam desenvolver as comunidades. Em Campo Mourão, por exemplo, o Rotary esteve junto para o surgimento e fortalecimento de todos os movimentos da cidade, como a criação da Fecilcam, da APAE, do Colégio Afirmativo, das melhorias da Santa Casa..”

“A finalidade do Rotary não é filantrópica, mas de grandes ações, que possam beneficiar a comunidade como um todo. Por isso, precisamos pensar grandes...”

Para béns a todos os rotarianos pela passagem do seu dia. Viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário