10 de jun. de 2021

PÊNALTI É SORTE ou competência? Esportistas mourãoenses respondem

Pênalti é loteria? Sorte? Competência?
Aproveitando a má fase do Palmeiras para converter cobrança de pênaltis nas últimas decisões, o Blog do Ilivaldo Duarte perguntou a opinião de esportistas, craques do futebol e futsal, que fizeram história nos campos e quadras de Campo Mourão.

Paulo Gilmar Fuzeto 
"Difícil definir em apenas um dos ítens, penso que equilíbrio mental e competência são a receita.
Se fosse incluir mais uma, votaria em confiança.
Se eu fosse bater um pênalti no futebol, retardaria uns segundos e bateria forte  no meio do gol, mais ou menos 1,50m de altura, pois  90% 
dos goleiros arriscam um dos cantos."
Anderson Pedroso,  "Lambari". 
- "Pênalti é competência,  pois o batedor já sabe o que vai fazer,  mas é claro, o equilíbrio emocional também está associado no momento da partida. Por exemplo, no jogo do Palmeiras  a equipe do CRB chegou muito mais motivada durante as cobranças."
Robson Nascimento 
-"Na minha opinião é competência pois se não treinar não vai chegar no objetivo que é fazer o gol.
O batedor tem que ir com o pensamento já definido no que vai fazer. Se tentar mudar alguma coisa em cima da hora provavelmente vai errar."
Ione Paulo Sartori 
- " Eu acho que é preciso determinação. Primeiro é ir para bola firme decidido. Bater firme, lógico que é preciso equilíbrio mental e competência. Sorte e destino não acredito."
Claudemir Macedo - "Competência com equilíbrio mental."
Luizinho Ferreira Lima - "Não é uma tarefa fácil e imagino que para os profissionais, aqueles que ganham dinheiro com isso e representam milhões de torcedores, seja ainda mais difícil. Claro que é preciso ter competência e o psicológico tem que estar alto naquele momento, mas muitas vezes os ''deuses'' do futebol (sorte!?) conspiram. No jogo do Palmeiras, iam ficar o dia todo lá e os alagoanos estariam sempre na frente."
Bina Teixeira - " Competência e equilíbrio mental. Pênalti é treino, igual falta, repetir até se tornar efetivo.A repetição leva a perfeição."
Moacir Alves
" Competência, treinamento e equilíbrio."
Robson Schuelter
- " Para mim, pênalti é competência e treinamento.
 A parte mais complicada é ter o equilíbrio emocional, é buscar esse equilíbrio, envolve muita coisa, muita responsabilidade." Robson "Alemão" é de Manoel Ribas e jogador profissional, atualmente no Guarani de Sobral, no Ceará.
Thiago Felisberto 
-"A Disputa de pênalti é uma mescla de  psicológico e Competência, é necessário ter personalidade mas principalmente qualidade."
Getulinho Ferrari Júnior
- "Pênalti é concentração, observação e competência.  Não tem nada de sorte. O melhor pênalti é o batido alto, no canto no do goleiro. O pior é o batido a meia altura com possibilidade maior de defesa. Pênalti a um metro da trave não importa a altura, nenhum goleiro pega. O pênalti mais importante da minha vida foi o que não bati. Na semifinal dos Jap's em Guarapuava, pela seleção de futsal de Campo Mourão entrei só para bater o pênalti, mas o Xaxo não permitiu. Eu era o último batedor, Batata e Ticão fizeram os deles, Xaxo pegou dois e não precisei bater. Fomos campeões do Paraná!"
Paulinho Zagoto Godoy
-"Sempre tive o conceito que pênaltis engloba alguns fatores, principalmente em disputa de pênaltis.
Mistura de equilíbrio mental com competência. Competência é a habilidade natural com treinamento. O equilíbrio mental ai é de cada um. Penso que esses são os fatores determinantes da disputa por pênaltis."
Beto Souza
" Pênaltis: Competência (técnica e psicológica ) + sorte. 
Competência: atleta de alto rendimento devem estar preparados para jogos e momentos decisivos. Estes momentos mostram as diferenças de grandes jogadores para jogadores comuns.
Sorte: faz parte dos pênaltis pq do outro lado tem um goleiro que tem ações contrária às suas. Um goleiro pode defender uma cobrança bem batida simplesmente por intuição. E muitas vezes um pênalti mal batido acaba sendo convertido pq o goleiro escolheu o canto oposto.
Destino: falar destino no esporte talvez seja desculpas para derrotas ou tirar méritos de quem venceu.
 Equilíbrio mental: fundamental, até porque grandes jogadores muitas vezes perdem pênaltis decisivos, e sabemos que não foi por falta de qualidade técnica e sim controle emocional que interfere na qualidade na cobrança."
Edmilson Baú
"Penso que bater penalidade primeiro ter confiança e estar preparado ou seja treinar. Além disso ter equilíbrio emocional(adrenalina do jogo/torcida) e o físico (desgaste durante o jogo/retorno de lesão)
Atualmente os goleiros estudam os cobradores, será que os batedores fazem o mesmo?
Penalidade não é loteria 
Sorte se estiver no momento é ótimo mas não pode somente depender dela."
Obrigado aos amigos esportistas. Foi uma grande aprendizagem por quem esteve lá, já fez gols e também perderam pênaltis nas suas jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário