3 de jun. de 2021

PATRONO ELOY Maciel cadeira 03 da Academia Mourãoense de Letras (20 Anos da Academia)


Filho e pai com honradez
nossa história vêm brilhar.
O que o pai, com honra fez,
segue o filho em seu obrar.
Menino, já se encantou...
A voz, o jeito, o olhar daquela figura
Que a cada manhã, com tanta fé, com tanto vigor
Se punha a moldar a realidade, diante de si, ainda tão inocente , mas cheio de imaginação.
“Vou seguir teus passos, pai... serei fiel ao canto que sublima em seus sonhos, gestos, ações, em melodias de amor e esperança! 
Assim, sob o escutar das teclas e da voz, segura e firme, do pai - Eloy Maciel,
nosso irmão Acadêmico e escritor, José Eugênio Maciel contempla o mundo
e a cada Domingo, nas páginas do mesmo jornal “Tribuna do Interior” faz dele, desse mundo, a um lugar possível e feliz de se viver! 
Assim como fez o Pai.
Desde 1968, quando nasceu, o jornal “Tribuna do Interior” acolheu o pai. Hoje acolhe o filho para conduzirem, ambos, por suas teclas, um mundo mais pensante, um mundo melhor. 
Mas pai e filho também por tantos outros canais, vêm conduzindo os seus pares sob a mão firme e forte, sob teclados pródigos, convidando-os a refletirem e a acreditarem que não estão por aqui, nesta vida, por mero acaso...existe a constância, a certeza, de que cada um é não apenas um leitor, mas é o próprio escritor de sua própria vida. Um fazedor, assim como eles- Pai e Filho. Cada leitor, nos mostram Maciel Pai e Maciel Filho, cada leitor é um missionário da boa palavra.” Ñe’e Porã”, como dizem nossos nativos.  Palavra certa, palavra boa, palavra bonita, porque Palavra é sagrada. 
Palavra é poder, é vida...essa é a mensagem de Pai e Filho, José Eugênio Maciel e Eloy Maciel, neste dia de comemoração, a cada um de nós. - texto de Sinclair Pozza Casemiro, fundadora da Academia Mourãoense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário