6 de jun. de 2021

MARIA JOANA: "GRATIDÃO A TÚLIO VARGAS e a todos que construíram a Academia Mourãoense de Letras"

"É uma grande honra estar aqui, como acadêmica ocupante da cadeira 
25. Tomei posse no dia 06 de junho de 2009, pouco mais de um ano após o falecimento do Dr . Túlio Vargas, sendo então homenageado como patrono 
desta cadeira.
Muito me orgulho deste momento comemorativo dos 20 
anos de fundação da Academia Mourãoense de Letras,  
no projeto: “20 anos, com todas as letras “. 
Realmente, estamos quase chegando a maioridade! 
É tempo de olhar para a história, fazer um resgate dos erros e acertos, para que possamos reafirmar e valorizar a caminhada, o trabalho de tantos que vieram antes e nos ajudaram a chegar até aqui. 
É o resgate histórico feito com a presença viva dos que dela participaram é primordial para que não se perca a verdade dos fatos.
Por isso, é muito bom estarmos juntos com membros fundadores, que vivenciaram intensamente o processo de idealização, criação, fundação e a instalação desta Academia - a professora e acadêmica Sinclair Pozza Casemiro (foto), presidente da Comissão de Implantação da AML e o primeiro acadêmico Gilmar Cardoso, ocupante da cadeira número 1.
Creio que os que já partiram ficariam muito felizes ao ver aonde chegaram seus desejos, projetos, sonhos.  
Como acadêmica ocupante da cadeira 25, cujo
honorável patrono é o próprio idealizador do projeto de expansão da Academia Paranaense de Letras para o interiordo Paraná, o acadêmico, político, jurista, historiador e escritor Dr. Túlio Vargas (foto),
quero expressar a  
minha gratidão a todos os que ajudaram a concretizar este sonho.
Parabenizar a todos pelo excelente trabalho realizado nestes 20 anos de construção desta AML.  Dr. Túlio Vargas por certo, se sentiria plenamente realizado ao ver até onde sua proposta foi levada e com que seriedade foi assumida por todos os presidentes e diretorias que por aqui passaram, desde o primeiro presidente Dr. Rubens 
até a atual presidente a professora Dalva Helena de Medeiros.
Desde os primeiros contatos feitos por Dr. Túlio Vargas através do então deputado estadual Augusto Carneiro (foto), o nome da professora Sinclair surgiu como a pessoa que poderia desencadear o processo. E ela o fez com grande maestria, como continua fazendo até hoje. Coube a ela reunir e somar forças junto à comunidade cultural, tendo o apoio do Dr. Rubens Sartori da Fecilcam, o do professor Amani Spachinski, então presidente da Associação Mouraoense de Escritores, do professor Jose Eugenio Maciel que foram os maiores entusiastas da ideia.
Em 8 de junho de 2001, como presidente da Academia Paranaense de Letras, Dr. Túlio Vargas aqui esteve plantando a semente junto a comunidade mourãoense.  A ideia foi acatada e trabalhada com afinco pela Comissão de Implantação tendo o frente a professora Sinclair. 
Onze meses e treze dias depois, o ilustre presidente da Academia Paranaense de Letras (APL) volta a Campo Mourão, no dia da Língua Nacional, para presidir no Teatro Municipal de Campo Mourão, a memorável sessão solene de instalação da AML, dar posse dos 10 primeiros membros e respectivos patronos bem como oficializar a primeira diretoria, coroando assim os trabalhos da Comissão de Implantação.
Muitos outros acadêmicos e seus respectivos patronos foram se somando aos primeiros dez fundadores chegando ao bíblico número de 40- o tempo, o número necessário para formar esta academia. 
Muitos já partiram e novos nomes foram chamados a contribuir dentro da sua especificidade, formando assim uma unidade na diversidade de dons, ideias, ideais, formação familiar, cultural, religiosa, politica, profissional.
Hoje somos 40 escritores das mais diferentes formações e áreas de atuação: professores, pedagogos, filósofos, teólogos, sociólogos, jornalistas, historiadores, advogados, juristas, contadores, artistas, arquitetos, especialistas em comunicação, em computação, pais, mães, avôs, avós... 
Somos diferentes mas temos em comum a responsabilidade pelo idioma pátrio nas suas
diferentes expressões. 
Buscamos a difusão e propagação da leitura como fonte de conhecimento e fruição. Queremos reavivar a história, a arte, a ciência, a imaginação que constitui a cultura viva e
vivida pela amada gente da 
Comcam - Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão - como diz nosso estatuto.
E hoje a APL também se faz presente em nossa AML, através dos recursos da mídia. Justamente hoje, data que comemoramos o dia da imprensa, é uma honra ouvirmos o Presidente desta honorável academia, o advogado, jornalista, publicitário, escritor Dr. Ernani Nuchmann. 
Parabéns a ele e a todos os escritores que usam e usaram da caneta, da máquina de escrever, do computador para levar ao mundo a verdade através da imprensa falada, escrita, televisionada em todas as suas possibilidades. Parabéns a todos que contribuíram para chegássemos até aqui.
No seriado Chicago Typewriter, a personagem Seo Hwi Young diz ao escritor 
coreano na década de 30 que se recusa ao novo da época, a máquina de escrever: “Uma caneta é mais forte do que uma faca. Uma máquina de escrever é mais forte do que uma arma. Você deve escrever algo bom. Escreva algo magnífico”
Em 2021, ela diria por certo que a palavra escrita nas mídias sociais é muito mais forte, pode atravessar o mundo, pode transformá-lo.  Que nós possamos usar hoje nossos computadores, celulares para escrever algo bom, magnífico, e juntos transformarmos o mundo! "
Texto de autoria da acadêmica Maria Joana Titton Calderari, fundadora da cadeira 25 na Academia Mourãoense de Letras,  cuja posse aconteceu em 6 de junho de 2009, tendo como patrono Túlio Vargas. 
Maria Joana proferiu este depoimento na noite de 1 de junho, quando do lançamento do projeto dos 20 anos da AML, por meio de live com a participação de Ernani Buchmamm, presidente atuatl da Academia Paranaense de Letras (APL).
NOTA do Blog: as imagens postadas foram ilustrações por iniciativa do blogueiro.

2 comentários:

  1. Texto magnífico, incisivo na conclusão intelectual da autora.
    Esse blog é uma ferramenta indispensável para o nosso conhecimento! Parabéns Ilivaldo Duarte.

    ResponderExcluir
  2. Como você sabe melhorar as coisas Ilivaldo. Obrigado por esta publicação tão bem formatada e ilustrada.

    ResponderExcluir