1 de jun. de 2021

ERNANI BUCHMANN abre "Com todas as letras" nos 20 anos da Academia Mourãoense de Letras

"Com todas as letras" é o projeto iniciado oficialmente na noite desta terça-feira, 1, para comemorar os 20 anos da Academia Mourãoense de Letras (AML), fundada em 2001, dentro da iniciativa de interiorização do presidente da Academia Paranaense de Letras, Túlio Vargas.
Na estreia do projeto idealizado por Sinclair Casemiro e Gilmar Cardoso,  que mostrará a história dos Patronos e fundadores das dez primeiras cadeiras, os acadêmicos tiveram  palestra do jornalista, advogado, publicitário Ernani Buckmamm, presidente da Academia Paranaense de Letras.
Buckmamm é o quarto ocupante da cadeira 02 da Academia Paranaense de Letras desde 2005, que tem como patrono Cândido Martins Lopes (1803-1871), fundador Sebastião Paraná de Sá Sotto Maior (1864-1938), 1.º Ocupante: Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo (1872-1955), 2.º Ocupante: Osvaldo Pilotto (1901-1993) e 3.º Ocupante: Luiz Romaguera Netto (1935-2004).
O  presidente Buckmamm contou como surgiu, a história e a evolução da Academia Paranaense de Letras.
Abaixo, alguns pontos apresentados por Buckmamm na palestra.
 -"A linguagem digital vai vigorar junto com obras impressas. As Academias que souberem se adaptar irão prosperar pela arte, literatura e cultura."
- " A Academia é o local da inteligência e com a criação das Academias de Letras no interior com suas raízes e culturas se promove  e reúne a intelectualidade."
- "A nossa Academia continua muito viva e representativa da intelectualidade paranaense. "
- "As  Academias se renovaram e se abriram para este novo momento, sem reuniões presenciais e com virtuais. "
- "Há muitos interessados em entrar na Academia, que se transforma em objeto de desejo."
- "A Academia é a expressão máxima na carreira de um escritor e deve estar atenta as novas formas de manifestação cultural."

Um comentário:

  1. Parabéns pela competência, caro confrade! Cada vez mais tem minha admiração e respeito pelo profissional que você é, sempre entrega o que propõe! Vivaa

    ResponderExcluir