6 de jun. de 2021

PATRONO DOM ELIZEU Mendes Cadeira 04, Academia Mourãoense de Letras, 20 anos


 Dom Eliseu Simões Mendes é patrono da cadeira 04 da Academia Mourãoense de Letras, cujo fundador é José Agnaldo Feitosa. 
Dom Eliseu nasceu em 18 de maio de 1915, no território do atual município de Coração de Maria, região metropolitana de Feira de Santana (BA), foi o primeiro bispo de Campo Mourão (1960-1980).
Foi ordenado sacerdote na Catedral Basílica de Salvador aos 4 de dezembro de 1938 e sagrado bispo no dia 3 de dezembro de 1950. Ocupou primeiramente a função de Bispo Auxiliar de Fortaleza, tendo por titular Dom Antônio de Almeida Lustosa (1950-1953). 
Consta em registro histórico da Revista do Instituto Ceará  que,  em 2 de agosto de 1953, Dom Elizeu, em conjunto com outros bispos, promoveu em Fortaleza a “ Semana de Estudos do Bem Estar Rural” (Revista do Instituto Ceará, p. 117). Este registro demonstra uma concepção de preocupação e respeito com a comunidade rural, incomum para as concepções da época.
Posteriormente, foi nomeado Bispo de Mossoró-RN, cargo exercido até sua transferência para a recém-criada Diocese de Campo Mourão, da qual tomou posse em 23 de abril de 1960. Em 3 de dezembro de 1980, renunciou ao cargo de bispo da diocese de Campo Mourão, regressando ao seu estado de origem, Bahia.
Dom Elizeu foi um bispo muito atuante. Com uma visão voltada à cultura e à educação, contribuiu de maneira significativa para a criação da primeira instituição de ensino superior de Campo Mourão, à época denominada de Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Facilcam). 
Em 1972, segundo o relato do Prof. Agenor Krul, primeiramente, foi criada a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão – Fundescam, instituição responsável em encaminhar as documentações para a criação, e, posteriormente, manter financeiramente a nascente faculdade. Em 1974 a Faculdade de Ciências e Letras obteve autorização de funcionamento, bem como foram autorizados seus três primeiros cursos: Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. O bispo Dom Elizeu fez parte do Conselho de Administração e Curadores da Facilcam, que, posteriormente, foi estadualizada e passou a ser denominada Fecilcam. Desde 2013, tornou-se um dos campi da Universidade Estadual do Paraná – Unespar.
Desta forma, a sociedade mourãoense e toda a região da Comcam reconhece que a atuação do bispo Dom Elizeu, em conjunto com autoridades civis e professores, foi determinante para a criação de uma instituição de ensino superior, que se tornou responsável pela formação de milhares de cidadãos, desde a sua criação em 1974, mormente para a formação de professores e gestores para atuarem na Educação Básica e, à época, também no Ensino Superior.
Faleceu no dia 2 de março de 2001, tendo sido seus restos mortais transladados para Campo Mourão e descansam no interior da Catedral São José em Campo Mourão.
Fonte: Site da Academia Mourãoense de Letras. Disponível em: https://aml.art.br/patrono-cadeira-04/

Nenhum comentário:

Postar um comentário