4 de nov. de 2011

RONCADOR faz 50 anos e é uma das cidades brasileiras com dois padroeiros


A cidade de Roncador completa neste sábado, 5 de novembro, 50 anos de emancipação político-administrativa. É uma das poucas cidades no Brasil a contar com dois padroeiros - São Pedro comemoarado em 26 de junho e São Nicolau, em 6 de dezembro. Seu cenário tem imensos pinheiros e cachoeiras, e seu povo uma grande fé, principalmente por contar com um grande números de ucranianos.
A imagem belíssima ao lado é do mourãoense Irineu Ricardo e abaixo, posto algumas imagens do arquivo da história roncadorense. E também um texto-homenagem que recebi de autoria da jornalista Francielen Stein Giorno, da assessoria de imprensa de Roncador.
A Igreja Católica é São Pedro e a Ucraína é São Nicolau, portanto, Roncador, uma das únicas cidades brasileiras que tem 02 padroeiros.

"Desde seu princípio em 1953, ainda quando Roncador era uma Vila e, elevada a categoria de distrito pertencente ao município de Campo Mourão, diante da vasta imensidão verde, já se iniciará a muito com aqueles que desde muito cedo trabalhava. O barulho produzido pelas copas do pinheiro e o forte ronco da queda d’água, deram origem ao nome do rio e da cidade – Roncador – que iniciou com uma comissão exploradora demarcando a estrada que faria ligação entre os Estados do Paraná e Mato Grosso, até a sua Lei Estadual de número 4.245 de 25 de julho de 1960, onde sua jornada começava com mais maturidade e independência. Águas correram até sermos hoje tudo isso ao qual desfrutamos. Muito foram seus pioneiros... que fomentaram as madeireiras, as lavouras, as criações e a cultura deste lugar. Marcada por influencia Ucraniana de tradições e costumes preservados até hoje. Ah, Roncador, tua Solenidade se impõem... Seus guerreiros marcaram histórias...gloriosa terra, que tem o privilegio de dois padroeiros. Terra que fala duas línguas, mas que se funde em uma só:esperança.
Ah, Roncador, seu tempo é vento... ventos que sopram para o desenvolvimento de epopéia contínua e sem cansaço. Porque à meio século vive. Acolheu filhos, e vários de seus filhos hoje são memórias e lembranças imortais porque a edificaram.
És felicidade! És alegria! A arte da vida em teu coração vivaz. E nela há beleza, e em sua história, há magia. E dela brota a surpresa, do nascer de casa rosto que expressa as constantes transformação por um mundo novo."

Parabéns a todos os roncadorenses. Viva! Com as graças e bençãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário