15 de out. de 2013

EM TOLEDO, Encontro reuniu 15 Academias de Letras do Paraná

O 8º Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, realizado no último final de semana, dias 12 e 13 de outubro, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, em Toledo, reuniu delegações de 15 instituições culturais de todo o Estado. Os mourãoenses Gilson Mendes de Góis e Cida Freitas estiveram representando a Academia Mourãoense de Letras. Entre as entidades representadas, estiveram as Academias de Letras de Curitiba, Cascavel, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama, Irati e Toledo, a Academia de Paranaense de Poesia, Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, União Brasileira de Trovadores – Seções de Curitiba e Maringá e Clube da Poesia de Toledo.
Participaram dos debates e outras atividades cerca de 60 escritores, poetas, jornalistas, professores e agentes culturais, na condição de dirigentes, membros e convidados das instituições inscritas, de diversas regiões do Estado.
Ao final do encontro, foram aprovados, por unanimidade, dois documentos dirigidos às autoridades estaduais e municipais, contendo reivindicações e posicionamentos em relação às questões culturais, além de propostas de ações dirigidas às próprias instituições.
                  Apoio de autoridades
O encontro foi aberto na manhã de sábado com exposição e feira de livros e sessão solene com participação de autoridades municipais e estaduais, entre as quais o prefeito Beto Lunitti, o deputado federal Dilceu Sperafico, o deputado estadual Elton Welter, o vereador Tita Furlan, o ex-prefeito Avelino Campagnolo e as secretárias municipais da Cultura e da Comunicação Social, Geni Fabris e Rosselane Giordani.
Entre os visitantes, a presidente da Academia Paranaense de Letras, professora e escritora Chloris Casagrande Justen e o presidente eleito da Academia de Letras, Artes e Ciências Guarapuava, ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-prefeito e historiador Nivaldo Kruger.
 Em suas manifestações, as autoridades e lideranças destacaram a importância do encontro e seus objetivos de difusão da cultura e da literatura, a integração entre as instituições, o intercâmbio de experiências bem sucedidas, o debate e encaminhamento de reivindicações, a valorização de autores paranaenses e a confraternização entre dirigentes e acadêmicos.
A programação da manhã de sábado foi concluída com palestras das secretárias Geni e Rosselane, sobre “A história, a estrutura e as atividades culturais da Capital da Cultura do Oeste do Paraná”, e relatos sobre projetos culturais especiais, voltados às crianças e adolescentes carentes, de bairros da cidade.
                   Palestras e debates  
No período da tarde, houve palestras dos acadêmicos e escritores Marcelo Grondin Nadon, Moema Líbera Viezzer e Bruno Marcos Radunz, todos da ALT. Marcelo falou sobre “Toledo no início da colonização do Oeste do Paraná”, Moema, conselheira estadual de cultura, destacou a funções e atividades do colegiado, e Bruno, presidente da ALT, lembrou o lançamento do livro “Fernando Collor de Mello – o Mito”.
A programação prosseguiu com debates sobre os desafios de escrever, editar, divulgar e comercializar livros, nas pequenas e grandes cidades do Paraná e apresentação de projetos e iniciativas pioneiras ou inovadoras de academias, na promoção da literatura e da cultura em geral e no apoio a autores locais.
Foram também apresentadas propostas de intercâmbio entre as instituições e de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento das academias de letras e poesia e iniciada a coleta e debate de proposições para a elaboração da Carta de Toledo, reunindo manifestações das instituições participantes.
A programação de sábado foi encerrada com jantar de confraternização, tendo porco assado no rolete no cardápio, seguido de Sarau do Clube da Poesia de Toledo e Show da Jovem Guarda, pelo acadêmico Chico Ramos, presidente da Academia de Letras e Artes de Paranavaí. Ao meio-dia, houve apresentações da poeta Roza de Oliveira e do pianista Júlio Enrique Gomez, ambos da Academia Paranaense de Poesia.
                   Documento e deliberações
A programação de domingo foi aberta com palestra do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prosseguindo com discussão e aprovação da Carta de Toledo, documento oficial do evento, contendo reivindicações das academias participantes ao poder público e propostas de ações individuais e conjuntas em benefício da literatura paranaense.
Entre as deliberações aprovadas estiveram a escolha da Academia de Letras de Paranavaí para organizar o 9º encontro estadual em 2014, a elaboração e divulgação de documentos dos eventos anuais, começando pela Carta de Toledo, o maior intercâmbio entre as instituições e apoio integral à reivindicação da academia de Guarapuava, sobre a construção do teatro da cidade. 
As atividades foram concluídas com passeio pela cidade, em micro-ônibus do da Secretaria Municipal de Educação e almoço de encerramento do evento, com sorteio de brindes, especialmente obras literárias, entre os acadêmicos participantes do evento.
A promoção do encontro foi da Academia de Letras de Toledo (ALT), e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus de Toledo, com o apoio da Fundação Araucária e patrocínio da Fag/Fasul, Unimed Costa Oeste, Uniprime, Allmayer Supermercados e 2º Tabelionato Reis.
O 1º Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná foi realizado em 2000, em União da Vitória; o 2º em 2007, em Irati; o 3º em 2008, Cascavel;  o 4º em 2009, em Maringá; o 5º em 2010, em Guarapuava; o 6º em 2011, em Campo Mourão; e o 7º em 2012, em Umuarama.
                   Documento final
“Carta de Toledo. Nós, abaixo assinados, participantes do 8º Encontro Estadual das Academias de Letras do Estado do Paraná, através das Academias de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Irati, Maringá, Paranavaí, Toledo, Umuarama, Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Academia Paranaense da Poesia, Clube da Poesia de Toledo e União Brasileira de Trovadores - Seções de Curitiba e de Maringá, reunidos em Toledo, Paraná, nos dias 12 e 13 de outubro de 2013;
Considerando que: as entidades acima nominadas contribuem significativamente para o desenvolvimento da cultura e das artes no Estado do Paraná, realizando numerosas e importantes ações em suas áreas de atuação...
Propomos:
1. Para nossas entidades:
- Aprofundar e ampliar em nossos municípios as ações e projetos que já desenvolvemos: semanas literárias, concursos literários, recitais, saraus, oficinas permanentes e outros;
- Aprofundar e ampliar parcerias com outras entidades públicas e ou privadas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas ações;
- Fortalecer os processos de publicações já existentes e estimular também o uso de publicações alternativas, incluindo as que possam destinar-se à distribuição ampla e gratuita;
- Estimular a realização de cursos sobre a Lei Rouanet com a finalidade de incentivar a propositura de projetos culturais nos diversos segmentos.
- Trabalhar a literatura com grupos da comunidade, nas ruas, praças, escolas, associações, comércio etc...
- Reforçar e ampliar o diálogo e intercâmbio entre as academias;
-Acompanhar as ações da Secretaria de Estado de Estado da Cultura, particularmente em relação à aplicação da política estadual da “Leitura do livro e da literatura”;
- Fazer de nossas Academias “semeadoras” de outras academias comprometidas com a cultura no Estado;
- Assumir o projeto “Academia vai à Escola”, contribuindo para a implementação da Lei 13.831/2002 – Crianças divulgando a história do Paraná.
2. No âmbito da gestão municipal:
- Estimular o Executivo e o Legislativo no sentido de promover a leitura de escritores locais nas escolas e demais setores da gestão pública municipal;
- Estimular a criação de espaço próprio para as publicações paranaenses e locais nas Bibliotecas Públicas Municipais, a exemplo do que já ocorre na Biblioteca Pública do Paraná;
- Impulsionar a publicação de obras literárias locais através de Fundo Municipal de Cultura.
3. No âmbito da gestão estadual:
- Dialogar com a Secretaria de Estado da Cultura, sobre a importância das academias de letras do Paraná e entidades culturais afins.
- Propor à Secretaria de Estado da Cultura, a publicação de uma coletânea anual das academias de letras do Paraná, editada pela Imprensa Oficial do Estado.
- Propor à Secretaria de Estado da Cultura a facilitação da aproximação das academias de letras e entidades afins com o Conselho Estadual da Cultura, particularmente com os setores culturais nele representados.
Concluindo: acreditamos que o crescimento e aprimoramento do ser humano passam também pelo desenvolvimento cultural em todos os sentidos, na literatura e nas artes, no natural exercício de comunicação nas mais diversas relações de convivência. Como acadêmicos e acadêmicas, temos a responsabilidade de zelar pelas letras e palavras, mas, sobretudo de fazer uso destes instrumentos em prol do ser humano e das transformações sociais. Toledo, 13 de outubro de 2013”. Fonte: Luiz Alberto, da Academia de Letras de Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário