25 de out. de 2013

UCRÂNIA será homenageada neste sábado na Bienal do Livro e Leituras em Campo Mourão

Neste sábado no último dia da Bienal do Livro e Leituras de Campo Mourão, a Ucrânia será o país homenageado.
A programação conta com diversas atividades que homenageia e tratam dos temas relacionados ao país homenageado, em especial neste sábado, que contará com a presença da Cônsul Ucraniana no Brasil Larissa Mironencko, do Cônsul Honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowiski e do Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok.
Czaikowski vai ministrar uma palestra sobre o Bicentenário do Poeta Taras Schevtchenko. O poeta é considerado o maior nome da literatura, sendo o fundador da literatura moderna ucraniana e visionário da Ucrânia moderna. Além de poeta Schevtchenko também era artistas, tendo feito trabalhos de pinturas e gravuras.  A palestra vai começar às 15 horas e será na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello.
À noite, às 19h30 a Ucrânia estará presente na programação cultural no Palco da Bienal. O grupo Barvinok, de Curitiba começou em 1930 no município de Guajuvira (PR) quando um grupo de jovens agricultores passaram a se reunir e praticar a conservação da cultura ucraniana. São mais 200 componentes entre dançarinos, cantores e músicos que trabalham na manutenção das tradições ucranianas. A riqueza dos trajes e das danças são as atrações do grupo Barvinok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário