20 de ago. de 2010

COLUNA DA PROFª MARIA JOANA: Começou a campanha "oficial"


“ Não me diga que o mundo anda mal.Hoje eu nem quero ler o jornal.Só quero escrever uma canção de amor pra você”. Catedral Kim / César / Júlio
Começou a corrida oficial para as eleições 2010.
As propagandas “gratuitas” pagas pelo povo já estão no ar. Os debates entre os candidatos começaram. Nos palanques estarão juntos antigos inimigos políticos. Antigos correligionários serão agora opositores. E nós ficamos sem saber quem é quem, qual a filosofia político-partidária dos candidatos, quem dirigirá os nossos destinos nos próximos 4 anos.
Apesar da campanha já estar nas ruas, nos meios de comunicação a muito tempo, somente agora começou a campanha “gratuita” na TV, rádios, internet, gratuita para os partidos e candidatos e muito cara para nosso bolso de contribuinte. E apesar de nossa consciência nos pedir para assistir, escutar, analisar as propostas dos candidatos, tem momentos em que nos pegamos cantando com o grupo Catedral “hoje eu nem quero ler o jornal...” E eles cantam e falam de alguns problemas do mundo e de nossa cidade.”Com tanta indiferença, num mundo de contrastes, guerras e fome andam lado à lado com a dor... Há joven s nas esquinas com drogas nas mochilas, curtindo uma liberdade artificial”.
E há muitos outros problemas a serem resolvidos. É só ligar a TV, ouvir o rádio, ler jornal, acompanhar as notícias on line. Nunca os problemas foram tão grandes e entraram tão rapida e violentamente em nossas casas. Os bárbaros assassinatos feitos pelo caseiro Ivan, que aparentava ser pessoa normal, disposto a ajudar a todos, amigo das vítimas. Os sucessivos assassinatos que continuam ocorrendo em nossa cidade, os assaltos, furtos que deixam em todos nós a sensação de medo e insegurança.
E olhando o Brasil vemos mais e mais problemas: crianças agredidas, mortas, vítimas do descaso da família e da saúde pública, violências diversas contra a pessoa humana, contra as famílias, contra a natureza. Violência nas estradas, violência nas cidades, no campo... Que propostas os nossos candidatos tem para tantos problemas?
Pena que a grande maioria dos eleitores parece mais interessados nas vantagens recebidas e preferem que tudo continue como está.“ Tarde demais quando não se quer ver, pra não viver...”canta o grupo Catedral e outros cantam “Tô nem aí, pode falar de seus problemas que eu não vou ouvir...” Que pena! Mais uma vez temos a chance de escolher os nossos representantes ficha limpa, que trabalhem para defender os interesses do povo.
Nós, brasileiros, já mostramos ao mundo a nossa competência no processo de votação-apuração rápido, eficiente, sério, exemplo de eleições-apuração até para os norte-americanos. Temos que aprimorar todo o processo eleitoral cumprindo leis que impeçam a corrupção, o caixa dois, uso da máquina pública favorecendo os candidatos à reeleição...
Quem diz que não gosta de política, é governado por quem gosta, pelos interesses de outros, que na maioria das vezes, nem são os interesses do povo brasileiro. Assim como nos especializamos em futebol e somos 180 milhões de técnicos exigentes assim temos que nos especializar em política- “arte de governar em nome do POVO”. Vamos ser tão exigentes com nossos políticos como somos com os nossos jogadores. Afinal, votar é passar uma procuração para que decidam em nosso nome. Quem vai decidir o nosso futuro??? Quem vamos escolher como técnico para dirigir os destinos do Brasil?
Em 2010, o brasileiro será submetido a mais um desses momentos mágicos. O poder está na ponta do seu dedo indicador. A magia do instante está em poder recomeçar a partir de uma simples pressão exercida sobre o teclado da urna eletrônica. Chance igual, só daqui a quatro anos. Assim, melhor não desperdiçar, de novo, a hora. Ainda não foi inventado melhor remédio contra o eleito inconsciente do que o eleitor impaciente.
Vamos pegar uma carona no prestígio do Lula-2010 e relembrar e ouvir o Lula-1996: "Temos que criar vergonha na cara e eleger pessoas dignas”."Quem colocou os ladrões lá? Não foi obra de Deus, foi o voto do povo. Ou o povo assume a responsabilidade de mudar este país ou vai ter mais ladrões”.
Maria Joana Titton Calderari – membro da Academia Mourãoense de Letras, graduada Letras UFPR, especialização Filosofia-FECILCAM e Ensino Religioso-PUC- majocalderari@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário